Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

MDS realiza a primeira reunião do GT de Cooperação Acadêmica em apoio à Aliança Global

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) realizou, nesta sexta-feira (3.10), a reunião inaugural do Grupo de Trabalho (GT) de Cooperação Acadêmica em apoio à Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, copresidida pelo ministro do MDS, Wellington Dias. O encontro reuniu pesquisadores de universidades brasileiras que integram a iniciativa, além de representantes das áreas técnicas do MDS e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). O GT visa impulsionar o engajamento acadêmico no combate à fome e à pobreza, fortalecer o pilar de conhecimento da Aliança e estimular a colaboração contínua entre pesquisadores e formuladores de políticas públicas, oferecendo subsídios acadêmicos que permitam a cada país construir suas próprias estratégias de combate à fome e à pobreza. Cada instituição apresentou projetos de pesquisa em andamento e possíveis contribuições para fortalecer a formulação, a implementação, o monitoramento e a avaliação de políticas públicas de combate à fome e à pobreza. O GT é composto por professores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade de Brasília (UnB), Fundação Getulio Vargas (FGV) e Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP). Durante a reunião, o IPEA apresentou a atuação na chamada “Cesta de Políticas Públicas” da Aliança Global, destacando experiências e modelos que podem ser incorporados e aprimorados. Segundo o Instituto, o Brasil é o país com mais exemplos de políticas na cesta. Entre elas estão o Programa Bolsa Família, o Programa Cisternas, o Programa Cozinhas Solidárias e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O consultor Jurídico do MDS e coordenador do GT, João Paulo Santos, apresentou a proposta de trabalho. Ele destacou a importância da participação acadêmica na iniciativa. “O MDS está fomentando isso com as melhores universidades brasileiras que estão aqui com a gente e, cada vez mais, outras entrando também nesse processo. A gente quer que seja cada vez mais adequado para que essa aliança funcione, e aqui a gente mostra que é possível sim, com conhecimento, com ciência, acabar com a fome e com a pobreza”. Aliança Global Lançada em 2024, a iniciativa tem como objetivo apoiar e acelerar os esforços para erradicar a fome e a pobreza, ao mesmo tempo em que reduz as desigualdades e defende caminhos de transição sustentáveis, inclusivos e justos. Atualmente conta com 102 países, além de diversos organismos internacionais, bancos de desenvolvimento, instituições financeiras e organizações da sociedade civil. Assessoria de Comunicação – MDS  Fonte: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome

PF prende dois foragidos da Justiça em operações realizadas em Santa Catarina

Criciúma/SC. A Polícia Federal prendeu, nesta quinta-feira (2/10), dois homens foragidos da Justiça, condenados por crimes graves, em ações distintas realizadas nos municípios catarinenses de Armazém e Jaguaruna. As prisões foram efetuadas com o apoio da Polícia Civil e da Polícia Militar de Santa Catarina, no âmbito de ações integradas de combate à criminalidade. Em Armazém, foi preso um homem condenado por duplo homicídio, ocorrido em uma igreja na cidade de Luís Domingues, no Maranhão. O crime, de grande repercussão, aconteceu durante um culto religioso. Conforme apurado nas investigações, o condenado invadiu o templo durante uma perseguição e efetuou aproximadamente 15 disparos de arma de fogo, atingindo um homem, uma mulher e uma criança de 10 anos. As duas vítimas adultas vieram a óbito; a criança sobreviveu aos ferimentos. O autor estava foragido desde a condenação definitiva. Ele foi localizado após trabalho de cooperação entre as forças de segurança de Santa Catarina. A prisão foi realizada sem resistência, e o homem foi encaminhado ao sistema prisional para o cumprimento da pena. Já em Jaguaruna, a Polícia Federal prendeu um homem de 66 anos, condenado a 13 anos e 6 meses de reclusão, em regime fechado, pelo crime de atentado violento ao pudor contra menor de idade. O mandado de prisão foi expedido pela Vara Criminal de Uruguaiana/RS. O réu estava foragido desde 2019, quando foi determinada sua captura para início do cumprimento da pena. Ele foi localizado na região da Praia do Torneiro, sendo imediatamente detido e conduzido à unidade prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça. As prisões reforçam o compromisso da Polícia Federal com a cooperação interinstitucional e a efetividade das decisões judiciais, além de evidenciar a importância do compartilhamento de informações estratégicas entre os órgãos de segurança pública. Comunicação Social da Polícia Federal em Criciúma/SCgab.ccm.sc@pf.gov.br  (48) 3461-8600@pfsantacatarina Fonte: Polícia Federal

Dez ações do Ministério da Saúde para o enfrentamento dos casos de intoxicação por metanol

Para garantir o cuidado integral e tratamento adequado dos casos de intoxicação por metanol, o Ministério da Saúde anunciou um conjunto de ações estratégicas para enfrentar os casos associados ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas.   Saiba quais são as principais medidas:   Estoque – Criação de estoque estratégico em hospitais universitários e serviços do SUS de etanol farmacêutico. Atualmente, há cerca de 4,3 mil ampolas disponíveis.   Compra emergencial – Aquisição de 5 mil tratamentos (150 mil ampolas) para reposição, conforme demanda estadual e municipal;   Tratamento – Condutas médicas devem ser adotadas imediatamente, sem necessidade de aguardar resultados de exames;   Notificação rápida – Estados e municípios devem notificar imediatamente todos os casos suspeitos, sem necessidade de confirmação laboratorial;   Monitoramento – Instalação da Sala de Notificação, com reuniões às segundas, quartas e sextas, das 10h às 11h, para analisar os casos e coordenar medidas e respostas;   Análises imediatas – Para reforçar a capacidade de diagnóstico laboratorial, a Rede Nacional de Laboratórios de Vigilância Sanitária (RNLVISA) mobilizou três unidades aptas a realizar processamento ágil das amostras.   Mais etanol farmacêutico – A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) identificou 604 farmácias de manipulação aptas a produzir etanol farmacêutico, que serão preparadas para atender eventuais demandas, garantindo cobertura local em todas as capitais.    Orientações – Ministério da Saúde está informando gestores sobre acesso e aquisição do etanol farmacêutico;    Mobilização – Foi solicitada à OPAS a doação de 100 tratamentos fomepizol e manifestada a intenção de adquirir mais mil unidades pelo Fundo Estratégico.   Transparência – A pasta irá divulgar diariamente, a partir das 17h, as notificações de intoxicação por metanol associada ao consumo de bebidas alcoólicas.   Além disso, o Brasil conta com 32 Centros de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox) distribuídos em 19 estados. Com equipes multidisciplinares de médicos, enfermeiros e farmacêuticos, os centros são referência em toxicologia, diagnóstico e manejo de intoxicações e funcionam em hospitais universitários e em secretarias estaduais e municipais de saúde.    Saiba quais são os sintomas de intoxicação por metanol Os principais sintomas podem aparecer entre 6h e 72h após a ingestão da substância. Com a alta de notificações, é necessário redobrar a atenção aos sinais, já que costumam se associar aos de ressaca.  São eles:   Dor abdominal;  Visão adulterada;  Confusão mental;  Desconforto gástrico  Náusea.  Com esses sinais, o paciente deve procurar o atendimento médico no serviço de emergência mais próximo a sua casa para investigação, diagnóstico e tratamento adequado.   A orientação é que, ao chegar à unidade de saúde, a pessoa com sintomas informe que consumiu bebida alcoólica e em qual contexto. O ideal é que o paciente relate, por exemplo, se esteve em uma festa antes de procurar atendimento no SUS, que tipo de bebida ingeriu, se haviam rótulos nas embalagens e qual foi o horário da ingestão.  Tratamento  O etanol farmacêutico é o antídoto específico para casos confirmados de intoxicação, administrado de forma controlada, intravenosa ou oral, conforme necessidade clínica. O CIATox ou as secretarias de saúde solicitam a manipulação do produto quando necessário.  Ministério da Saúde  Fonte: Ministério da Saúde

Prefeito de Corumbá fala da importância da FEAPAN para o desenvolvimento regional

Ponta Porã News – Notícias de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero A 27ª Feira Internacional Agropecuária e Cultural do Pantanal (FEAPAN) será realizada entre os dias 9 e 12 de outubro, no Parque de Exposições Belmiro Maciel de Barros, localizado entre Corumbá e Ladário. O evento terá entrada gratuita para toda a população e contará com o apoio institucional e logístico da Prefeitura de Corumbá. O […] (Prefeito de Corumbá fala da importância da FEAPAN para o desenvolvimento regional)

Governo de MS articula estratégias para enfrentamento à intoxicação e prepara ações integradas e conjuntas

Integração entre SES, Sejusp, Procon, Ebserh e MAPA busca assegurar agilidade no atendimento e proteção à saúde coletiva O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul promoveu, nesta sexta-feira (3), uma reunião na sede da SES (Secretaria de Estado de Saúde) para alinhar estratégias de enfrentamento a eventuais casos suspeitos de intoxicação por metanol. O encontro contou com a participação de representantes da saúde, Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), Procon (Secretaria Executiva de Orientação e Defesa do Consumidor), Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) e da superintendência estadual do MAPA (Ministério da Agricultura e Pecuária). Na pauta foram discutidas medidas de fiscalização, o fortalecimento do fluxo de atendimento aos pacientes e os procedimentos de coleta e análise laboratorial das amostras. A integração entre os órgãos busca garantir maior agilidade na identificação das ocorrências e na adoção de providências para proteger a população. Segundo a secretária adjunta da SES, Crhistinne Maymone, a articulação interinstitucional é fundamental para ampliar a resposta do Estado em situações de risco à saúde pública, garantindo que as unidades de atendimento estejam preparadas para seguir protocolos emergenciais e que os órgãos de fiscalização atuem de forma coordenada. “A articulação interinstitucional fortalece a capacidade de resposta do Estado, garantindo que os protocolos de emergência sejam cumpridos pelas unidades de saúde e que os órgãos de fiscalização atuem de forma coordenada em prol da segurança da população”, afirmou Maymone. A reunião reforçou o compromisso do Governo do Estado em atuar de forma preventiva e integrada diante de possíveis casos relacionados à intoxicação por metanol. Kamilla Ratier, Comunicação da SES Fotos: Kamilla Ratier — Relacionada: Governo coordena vigilância e fiscalização em todo o MS contra adulteração de bebidas por metanol Fonte: Governo MS

MJSP promove debate sobre uso ético de Inteligência Artificial no setor público

Brasília, 03/10/2025 — O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) participou da Semana da Inovação 2025, promovida pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Por meio da Secretaria Nacional de Direitos Digitais (Sedigi), se realizou a oficina Usos Éticos, Responsáveis e Transparentes da IA no Setor Público, na quinta-feira (2). A iniciativa faz parte de um Acordo de Cooperação Técnica, firmado entre o MJSP e a Universidade de São Paulo (USP), para o fortalecimento das políticas públicas voltadas à transformação digital com responsabilidade e transparência. O evento foi conduzido pelo professor João Paulo Cândia Veiga, pelo consultor da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em exercício no MJSP, Enrico Roberto, e pelas facilitadoras Janaína André e Karina Canedo. Os participantes puderam participar de uma troca de experiências mediada, com o objetivo de estimular a reflexão sobre o uso de soluções de Inteligência Artificial na administração pública, considerando princípios éticos, direitos fundamentais e os desafios do contexto brasileiro. Guia A atividade marca o início de uma série de ações previstas até 2026, voltadas à elaboração e divulgação do Guia do Usuário Brasileiro de Inteligência Artificial. O documento busca orientar gestores e servidores públicos sobre como implementar e utilizar a IA de forma responsável, ética e adaptada à realidade nacional. O diretor de Segurança e Prevenção de Riscos no Ambiente Digital da Sedigi, Ricardo Lins Horta, destacou que o avanço da inteligência artificial traz oportunidades inéditas, mas também exige uma atuação responsável do Estado. “Nosso objetivo é garantir que o uso dessa tecnologia no setor público seja pautado por princípios éticos, respeito aos direitos fundamentais e transparência. Queremos orientar gestores e servidores para uma adoção da inteligência artificial de forma consciente e segura”, concluiu. Semana da Inovação Realizada anualmente, a Semana da Inovação é um dos principais eventos sobre gestão pública e transformação digital do País. Em 2025, o encontro ocorre de forma híbrida e traz o tema Um Planeta, Uma Chance: inovar para um futuro possível, reunindo instituições parceiras como a Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (Flacso), o Tribunal de Contas da União (TCU), o Ministério da Gestão e Inovação (MGI) e o Ministério do Meio Ambiente (MMA). A participação da Sedigi reforça o compromisso do MJSP em estimular o debate público e construir políticas digitais baseadas em direitos, com foco na transparência, na proteção de dados e na ética no uso de novas tecnologias. Fonte: Ministério da Justiça e Segurança Pública

Secretário de Apostas Esportivas do MEsp participa no Rio de Janeiro de palestra sobre mercado de apostas e integridade

O Secretário Nacional de Apostas Esportivas e de Desenvolvimento Econômico do Ministério do Esporte, Giovanni Rocco, participou nesta sexta-feira (03/10) no Rio de Janeiro, do evento Capacitações de Integridade, uma ação promovida pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em parceria com a Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL) com o objetivo de fortalecer a integridade no futebol sul-americano. O encontro teve início às 10h, na sede da CBF no Rio de Janeiro. As capacitações têm como objetivo ampliar o alcance institucional junto aos diferentes atores do ecossistema do futebol, sensibilizar e informar sobre a prevenção da manipulação de competições, fomentar a criação e o fortalecimento de plataformas nacionais de integridade e impulsionar o desenvolvimento e a harmonização de marcos legais nacionais relacionados à integridade esportiva. Em sua fala, o secretário Giovanni destacou o trabalho desenvolvido pelo Ministério do Esporte referente à regulação do mercado de apostas online no Brasil e a defesa da integridade, temas abordados também pela presidente da Comissão de Esporte da Câmara dos Deputados, a deputada Laura Carneiro, e pelo diretor comercial da Betano, Guilherme Figueiredo. Segundo Giovanni, já foram firmados cinco acordos de cooperação com as instituições de integridade, que oferecem os relatórios de inteligência quando existem casos suspeitos. “Nós conversamos com os principais mercados reguladores do mundo, Estados Unidos, Portugal, Espanha, França, Austrália, e com o mercado asiático. Estive na Inglaterra, o mercado regulado mais antigo, mais experiente. Foi uma das nossas inspirações para desenvolver nosso trabalho”, afirmou. “Todo o trabalho executado pela Secretaria de Prêmios e Apostas (SPA) foi muito importante, diante de todas as turbulências de um mercado já em operação com o uso de capital gigantesco. A nossa estrutura regulatória no Ministério do Esporte, os sistemas de cooperação técnica com a integridade, que estamos desenvolvendo agora é uma exigência, é fruto da nossa adesão à Convenção de Macolin, a mais robusta estrutura de combate à manipulação de resultados europeia”, finalizou. O encontro reforça o compromisso do Governo do Brasil em proteger o esporte contra manipulações e garantir que a regulamentação das apostas caminhe lado a lado com a transparência e a ética. Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte Fonte: Ministério do Esporte

Luan Pereira pede Victória Miranda em namoro durante viagem ao Chile: ‘Tão feliz’

O cantor Luan Pereira, de 22 anos, pediu a influenciadora Victória Miranda em namoro nesta sexta-feira (3), durante uma viagem ao Chile. O momento aconteceu em um quarto de hotel. “Eu tinha planejado o pedido nas montanhas, na neve, mas só DEUS e a gente entende o que foi a sensação, o que me fez não esperar e fazer isso… nunca me senti tão feliz na vida. @victoriamiraanda te amo demais. 03/10/2025”, escreveu Luan na legenda da publicação. Neymar e Bruna Biancardi comemoram aniversário de 2 anos de Mavie: ‘Festão’ Nos comentários, fãs e amigos celebraram a novidade. “Lindos, lindos, lindos”, escreveu o influenciador Álvaro. “Que vocês sejam muito felizes juntos. Já queremos conhecer elaaaa!!”, disse uma amiga do cantor. “Deus abençoe vocês imensamente”, completou outra seguidora. Confira: Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por LUAN PEREIRA ® (@luanpereiracantor) Fonte: TOP FAMOSOS

Consulta pública sobre CNH mais acessível bate recorde de participação

Com mais de 5 mil contribuições em 24 horas no ar, a consulta pública sobre a proposta para democratizar o acesso à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) já é a maior da atual gestão do Governo Federal na plataforma Participa + Brasil. O volume de respostas só é comparável ao registrado na consulta sobre vacinação contra a covid-19, que recebeu 23.911 contribuições entre dezembro de 2021 e janeiro de 2022. A proposta do Ministério dos Transportes busca reduzir barreiras para a obtenção da primeira habilitação, com foco na população de baixa renda. O objetivo é baratear o processo, ampliando o acesso a oportunidades de trabalho, mobilidade e inclusão social. Entenda mais sobre a iniciativa que moderniza o processo de habilitação e amplia opções de formação de novos condutores. A população pode contribuir com a construção do projeto pela plataforma Participa + Brasil até 2 de novembro. Assessoria Especial de ComunicaçãoMinistério dos Transportes Fonte: Ministério dos Transportes

Márcia Lopes defende autonomia e igualdade de oportunidades para mulheres empreendedoras em festival em São Paulo

O 14º Festival da Rede Mulher Empreendedora (RME) teve início nesta quinta-feira (3), em São Paulo (SP), reunindo lideranças, especialistas, empresárias e gestoras públicas. Promovido pela RME, o evento tem como objetivo impulsionar iniciativas de mulheres empreendedoras e reafirmar a importância do fortalecimento do empreendedorismo feminino para a geração de renda, a inovação e a promoção da igualdade de oportunidades no país. Presente na cerimônia de abertura, a ministra das Mulheres, Márcia Lopes, ressaltou o protagonismo das mulheres na economia e na sociedade. “Quero cumprimentar todas que seguem aprendendo, se organizando e sendo exemplos. Vocês integram a economia do país, e é essencial que tenham autonomia, igualdade de oportunidades e acesso a políticas públicas que garantam seu crescimento e participação plena”, afirmou a ministra. Entre as autoridades presentes estavam a presidenta e fundadora da RME, Ana Fontes, e a presidenta do Conselho do Magazine Luiza e do Grupo Mulheres do Brasil, Luiza Helena Trajano, que reforçaram a importância do apoio e da visibilidade às iniciativas lideradas por mulheres.  Márcia Lopes reforçou que o Governo do Brasil tem investido em ações para ampliar o acesso das empreendedoras às políticas públicas, capacitação e redes de apoio.  “Nosso objetivo é que cada mulher se sinta segura, autônoma e protagonista. O que buscamos é garantir que elas tenham oportunidades concretas para crescer, liderar e transformar suas comunidades”, destacou.  Elas Empreendem O Elas Empreendem é uma estratégia do Governo Federal, coordenada pelo Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP), que busca ampliar as oportunidades para mulheres empreendedoras em todo o país. A governança da iniciativa é assegurada pelo Comitê de Empreendedorismo Feminino, instituído pelo Decreto nº 11.994/2024, do qual o Ministério das Mulheres integra como membro ativo, contribuindo para propor, monitorar, avaliar e articular a implementação da estratégia com foco na igualdade de gênero. Entre os resultados já alcançados, destaca-se a iniciativa Acredita – ProCred360, voltada à ampliação do acesso ao crédito. De janeiro a junho de 2025, foram contratados R$ 1,93 bilhão em 63,5 mil operações, sendo 42,3% realizadas por mulheres. Sobre o Festival RME O festival, que acontece até sexta-feira (4) e conta com o patrocínio do Governo do Brasil, oferece palestras, workshops e espaços de networking, criando oportunidades para que mulheres empreendedoras compartilhem experiências, troquem conhecimentos e ampliem suas redes de apoio e negócios. Fonte: Ministério das Mulheres

Conectando você às notícias de Ponta Porã.

Institucional

PPNews © 2025. Todos os direitos reservados.