Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Ministério do Turismo disponibilizará Pontos de Informação Turística para a COP30 em Belém (PA)

A cidade de Belém (PA) terá Pontos de Informação Turística (PITs) com informações bilíngues para acolhimento aos visitantes que participarão da COP30, que acontecerá em novembro. Diante da expectativa de receber mais de 40 mil visitantes na Conferência Mundial do Clima, as estruturas trarão informações sobre a cidade em pontos de grande circulação e estratégicos do evento. O anúncio foi feito pelo ministro do Turismo, Celso Sabino, durante agenda com o presidente Lula nesta quinta-feira (02.10), na capital paraense, para a inauguração do Parque Linear da Nova Doca. O Protocolo de intenções que viabiliza a instalação dos PITs faz parte de um acordo que une esforços do Ministério do Turismo, da Secretaria Extraordinária para a COP30, da Embratur, do Governo do Pará e da Prefeitura de Belém. O ministro Celso Sabino destacou que os Pontos de Informação Turística reforçam a importância da COP30 como um marco para o turismo amazônico. “Esse acolhimento com os pontos de informação posicionados estrategicamente vão mostrar ao mundo o potencial do Pará e do Brasil, oferecendo uma experiência acolhedora, informativa, alinhada à sustentabilidade e fortalecendo o legado da COP da Amazônia para o turismo nacional”, afirmou o ministro. A visita do presidente da República à cidade teve como objetivo entregar obras da COP30 e anunciar novos investimentos, e os PITs fazem parte da estratégia do turismo para atender o grande público esperados no encontro. O presidente Lula agradeceu o empenho do ministro Celso Sabino na preparação da COP30 e frisou que o encontro deste ano vai reforçar a imagem positiva do Brasil no exterior. “Nós vamos virar motivo de orgulho para o mundo a partir dessa COP. Aqui, quando a gente resolve trabalhar com o governo municipal, o governo estadual e o governo federal juntos, ninguém consegue segurar. A gente quer ser o exemplo mundial de defesa do clima”, declarou Lula. Ao ressaltar os excelentes números da atividade turística brasileira na sua fala, Celso Sabino ressaltou que os esforços do governo federal vêm mudando a história do turismo do Brasil. “Presidente Lula, seu governo está escrevendo uma nova história no turismo brasileiro e amazônico. Semana passada, recebemos o turista de número 7 milhões no Brasil, e até dezembro de 2025 o seu governo vai registrar a marca histórica de 10 milhões de turistas. O resultado mais gratificante é o que toca o cidadão: a geração de empregos. Desde 2023, foram mais de 500 mil vagas com carteira assinada criadas em atividades ligadas ao turismo”, enfatizou o ministro do Turismo. Também participaram do anúncio o governador do Pará, Helder Barbalho; o prefeito de Belém, Igor Normando; o diretor-geral da Itaipu Binacional, Enio Verri; o ministro das Cidades, Jader Filho, e o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, entre várias outras autoridades. ATENDIMENTO – A instalação dos Pontos de Informação Turística será realizada em pontos estratégicos de Belém, incluindo áreas de grande fluxo de visitantes, como o Aeroporto Internacional, a Estação das Docas, os arredores da Basílica de Nazaré e as zonas Verde e Azul da COP30. As unidades vão oferecer atendimento bilíngue, informações sobre roteiros culturais, gastronômicos e de ecoturismo, além de orientações sobre serviços essenciais, como saúde, segurança e transportes. Também estão previstas ações interativas, a disponibilização de totens digitais, estandes temáticos e a distribuição de materiais sustentáveis e informativos, reforçando a imagem de um Brasil comprometido com a biodiversidade e o turismo responsável. A rede de PITs oferecerá suporte durante a COP30, mas também será um legado duradouro para o turismo de Belém e do Pará, consolidando a cidade como destino estratégico para o ecoturismo, o turismo cultural e de base comunitária. Por Cíntia Luna e Cléo Soares Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo Fonte: Ministério do Turismo

Adolescentes que planejavam massacre em escola são levados à Unei

Os três adolescentes que planejavam massacre com facas na Escola Municipal Francisco Meireles, em Dourados, já foram levado à Unei (Unidade Educacional de Internação), na cidade. A Justiça já havia determinado a internação com o objetivo de assegurar a segurança da comunidade escolar e proporcionar um acompanhamento socioeducativo completo aos jovens. O juiz da Vara da Infância e da Juventude, Eguiliell Ricardo da Silva, foi quem deu a decisão. Conforme a polícia, eles admitiram o planejamento de um ataque na escola, o que evidenciou a necessidade urgente da medida. A Polícia Civil continua a investigar o caso, buscando identificar possíveis influências externas, a participação de outros indivíduos e a existência de conexões com grupos extremistas on-line. A decisão da Justiça visa não apenas responsabilizar os adolescentes pelos seus atos, mas também oferecer a eles a oportunidade de refletir sobre suas ações e desenvolver habilidades para uma vida socialmente responsável. Inspiração na internet A Guarda Municipal foi acionada após uma denúncia, revelando que os adolescentes, de diferentes turmas, vinham trocando informações e elaborando estratégias para o ataque. Um dos envolvidos confessou que a ideia surgiu da organização de um “massacre na escola”, inspirando-se em casos vistos na internet. As táticas incluíam agir em grupo, manter o silêncio, posicionar-se de costas para a parede, carregar mochilas pesadas e se revezar nas entradas e saídas das salas durante o intervalo. Dois deles portavam facas de 25 e 35 centímetros, enquanto o terceiro carregava anotações e desenhos com símbolos nazistas. A Polícia Civil segue investigando o caso, buscando identificar possíveis influências externas, a participação de outros indivíduos e a existência de ligações com grupos extremistas on-line. Fonte:Midiamax

São Paulo supera adversidade, vence Fortaleza fora de casa e quebra jejum no Brasileirão

O São Paulo finalmente respirou aliviado na noite desta quinta-feira. Em uma atuação de superação na Arena Castelão, a equipe de Hernán Crespo derrotou o Fortaleza por 2 a 0, em partida válida pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro, colocando um ponto final em uma incômoda sequência de quatro derrotas consecutivas. Os gols da vitória tricolor foram anotados por Gonzalo Tapia e Luciano. A vitória teve um sabor ainda mais especial para o São Paulo, que precisou jogar grande parte do confronto com um jogador a menos. Logo aos 20 minutos do primeiro tempo, o atacante Rigoni foi expulso após uma entrada dura em Deyverson, um lance revisado pelo VAR que culminou no cartão vermelho, testando a capacidade de reação do time paulista. Início Promissor e o Golpe da Expulsão O Tricolor Paulista começou a partida de forma promissora. Aos 11 minutos, uma jogada bem trabalhada pela direita resultou no primeiro gol. Cédric Soares acionou Rigoni em profundidade, e o argentino, antes de ser expulso, fez um cruzamento rasteiro que encontrou Gonzalo Tapia. O chileno finalizou de primeira, com precisão, abrindo o placar para o São Paulo. No entanto, a alegria durou pouco. Aos 20 minutos, em um lance de dividida com Deyverson, Rigoni cometeu uma falta que, após revisão do VAR e análise do árbitro Anderson Daronco, resultou em sua expulsão. O São Paulo se via, então, com um homem a menos em campo, precisando reorganizar sua estratégia para o restante da partida. Botafogo vence o Bahia e assume a quarta posição no Brasileirão Resiliência Tática e Consolidação da Vitória Mesmo em desvantagem numérica, o São Paulo demonstrou notável resiliência tática. O Fortaleza, impulsionado pela superioridade numérica, buscou pressionar e criar chances, mas encontrou dificuldades em furar a bem postada defesa são-paulina, abusando de chutes de longa distância que não ofereceram grande perigo. O goleiro tricolor não foi exigido em grandes defesas, e a linha defensiva se manteve sólida. No segundo tempo, mesmo com a pressão do time da casa, o São Paulo quase ampliou. Em uma jogada rápida, Bobadilla e Wendell acionaram Tapia, que deixou Bobadilla na cara do gol. A finalização, contudo, foi travada pela defesa adversária. O Fortaleza continuou tentando, com chutes de Diogo Barboeda, Pochettino e Breno Lopes, mas sem sucesso. A vitória foi selada já na reta final, em um contra-ataque fulminante. Alisson desarmou, Luciano conduziu a bola e abriu para Bobadilla, que tocou para Enzo Díaz. O lateral argentino, com um toque preciso na saída do goleiro, deixou a bola na medida para Luciano empurrar para o fundo das redes, garantindo os três pontos e a importante vitória. Situação na Tabela Com o triunfo, o São Paulo alcança os 38 pontos e se mantém na sétima colocação, diminuindo a diferença para o G6 – grupo que classifica para a próxima Copa Libertadores – para apenas dois pontos, atualmente ocupado pelo Bahia. Já o Fortaleza vive situação oposta. A derrota mantém a equipe afundada na zona de rebaixamento, figurando na vice-lanterna com 21 pontos, à frente apenas do Sport. Fluminense vence em estreia de Zubeldía e impede Botafogo de entrar no G-4 Próximos Desafios O São Paulo terá um clássico pela frente no próximo domingo (horário de Brasília), quando recebe o arquirrival Palmeiras, no Morumbis, às 16h, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Fortaleza, por sua vez, buscará a reabilitação fora de casa, enfrentando o Juventude no mesmo dia, às 18h30, no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul. FICHA TÉCNICA Fortaleza 0 x 2 São Paulo Competição: Campeonato Brasileiro (26ª rodada) Local: Arena Castelão, Fortaleza (CE) Data: 2 de outubro de 2025 (quinta-feira) Horário: 19h30 (de Brasília) Gols: São Paulo: Gonzalo Tapia, aos 11 minutos do 1º Tempo Luciano, aos 40 minutos do 2º Tempo Cartões Amarelos: Fortaleza: Gastón Ávila, Lucas Gazal São Paulo: Não houve Cartões Vermelhos: São Paulo: Rigoni Arbitragem: Árbitro: Anderson Daronco (RS) Assistentes: Michael Sanislau (RS) e Tiago Kappes Diel (RS) VAR: Wagner Reway (SC) Fortaleza: Goleiro: Brenno Defensores: Brítez, Gastón Ávila, Lucas Gazal e Diogo Barbosa Meio-campistas: Lucas Sasha, Matheus Pereira (Guzmán) e Lucas Crispim (Bareiro) Atacantes: Herrera (Breno Lopes), Yago Pikachu (Pochettino) e Deyverson (Marinho) Técnico: Martín Palermo São Paulo: Goleiro: Rafael Defensores: Negrucci, Luiz Gustavo e Sabino Meio-campistas: Cédric Soares (Mailton), Pablo Maia, Bobadilla, Rodriguinho (Enzo Díaz) e Wendell (Alisson) Atacantes: Rigoni e Tapia (Luciano) Técnico: Hernán Crespo Fonte: Esportes

DOF recupera caminhonetes furtadas e apreende quase 3,7 toneladas de drogas

Ponta Porã News – Notícias de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero Policiais do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreenderam na manhã desta quinta-feira (2/10), em uma residência no Bairro Central de Caarapó, quase 3,7 toneladas de maconha e haxixe, juntamente com dois veículos que eram produtos de furto. Na ação, ninguém foi preso. Os militares faziam patrulhamento urbano no município, quando receberam informações que indivíduos […] (DOF recupera caminhonetes furtadas e apreende quase 3,7 toneladas de drogas)

Modelo de gestão fiscal e econômica de MS ganha elogios de presidente do Paraguai e gigante do setor de carnes

Com ambiente de negócios favorável para instalação de empresas e geração de empregos, Mato Grosso do Sul se destaca no cenário nacional. Responsável por investimentos diversos e presente em nove cidades de Mato Grosso do Sul, gerando empregos e renda para a população, a JBS reconhece a capacidade de atração do Estado, que tem ambiente propício e saudável. Durante visita técnica à unidade da JBS em Dourados, realizada nesta quinta-feira (2) pelo governador Eduardo Riedel e pelo presidente do Paraguai, o acionista e conselheiro administrativo empresa, Wesley Batista, reconheceu os esforços do Governo do Estado para criar um ambiente estável para desenvolvimento econômico. “O Estado, bem administrado, mostra como é possível ser eficiente, ter desenvolvimento econômico e social. O Mato Grosso do Sul é um exemplo disso. Nós operamos em diversos estados brasileiros. E a gestão aqui no Mato Grosso do Sul, capitaneada pelo governador Riedel, é a gestão mais eficaz do ponto de vista de empreender”, disse Batista. Na visita técnica a JBS anunciou US$ 70 milhões em investimentos na produção de frango no Paraguai. “Quando a gente decide fazer um investimento no Estado, temos o apoio para funcionar. Estou dizendo isso, para agradecer e dividir com todos que é um orgulho estar aqui, como empresário e brasileiro, vendo um estado governado por pessoas tão competentes. Parabéns, muito obrigado. E vamos continuar olhando oportunidades aqui. O Paraguai, como o Mato Grosso do Sul, é um país que está sendo administrado por gente competente, preocupada com desenvolvimento econômico e social”, disse o empresário. A empresa do mercado de carnes gera aproximadamente 19 mil empregos diretos no Estado e tem mais de 5 mil pecuaristas fornecedores. “Hoje é um dia histórico, pela presença do presidente Santiago Peña. Amanhecemos em Porto Mutinho, em Carmelo Peralta, fazendo uma visita a obra da ponte bioceânica. O Paraguai com certeza foi o país que mais investiu para que a rota se tornasse efetiva, com recursos para pavimentação de quase 600 quilômetros ao longo dos anos. Eu fico muito feliz que este investimento da JBS vai ser no Paraguai. Vamos viabilizar, apoiar o crescimento, e a ponte simboliza também o acesso e as ações conjuntas”, disse Riedel. A continuidade da manutenção do Estado para atrair investimentos em diversas áreas, também foi pontuada pelo governador. “É nossa obrigação ajudar a construir um ambiente de negócios para que o capital que vem para o setor privado tenha confiança. Investimento significa confiança. O Mato Grosso do Sul cresce entre 4% e 6%, com a segunda menor taxa de desemprego do Brasil, uma das maiores qualidades de vida do país, porque a iniciativa privada sentiu confiança. Isso é traduzido em educação, bem-estar social, infraestrutura”, disse Riedel. No Paraguai a companhia adquiriu fábrica para processamento, e planeja crescimento e ampliação de sua plataforma global de produção. “A história mais recente entre Brasil e Paraguai tem somente casos do sucesso. O Brasil tem uma presença mundial importante, a oitava economia do mundo. A JBS é um orgulho para o Brasil, para toda nossa região, que é a maior produtora da proteína do mundo. Queremos avançar, nós achamos o caminho, em conjunto com o setor privado, da mesma forma que o governador Eduardo Riedel está fazendo no Mato Grosso do Sul”, afirmou o presidente do Paraguai, Santiago Peña. O investimento no país vizinho será realizado em fases. A primeira delas teve início com a aquisição da Pollos Amanecer, marca de frangos local que opera uma fábrica no distrito de Doctor Juan Eulogio Estigarribia, no departamento de Caaguazú. Após obras de ampliação e modernização, a planta atingirá capacidade de processamento de 100 mil aves por dia, com objetivo de continuar atendendo o mercado interno e passar a acessar mercados externos. A plena capacidade, a indústria vai rodar com cerca de 1,1 mil colaboradores. O complexo produtivo incluirá 28 granjas para material genético, incubatórios e uma fábrica de ração. Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS Fotos: Saul Schramm/Secom Fonte: Governo MS

AGU defende inconstitucionalidade de lei resultado de MP da Ferrogrão

A Advocacia-Geral da União (AGU) defendeu, nesta quinta-feira (02/10), no Supremo Tribunal Federal (STF), a inconstitucionalidade da Lei 13.452/2017, que alterou os limites do Parque Nacional do Jamanxim, no Pará, para implantação da Ferrovia (EF-170), a Ferrogrão, como ficou conhecido o projeto da via que visa ligar o Pará a Mato Grosso. Em sustentação oral no plenário da Corte, o advogado da União Antônio Marinho Rocha Neto afirmou que houve supressão da devida contrapartida ambiental originalmente prevista na Medida Provisória nº 756/2016, que foi convertida na lei. A norma é questionada na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 6553, de autoria do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), e relatada pelo ministro Alexandre de Moraes. Em sustentação oral no plenário da Corte, o advogado da União Antônio Marinho Rocha Neto afirmou que houve supressão da devida contrapartida ambiental originalmente prevista na Medida Provisória nº 756/2016, que foi convertida na lei. A norma é questionada na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 6553, de autoria do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), e relatada pelo ministro Alexandre de Moraes. Defesa da Ferrogrão Na sustentação oral, o representante da AGU esclareceu que o reconhecimento da inconstitucionalidade da Lei nº 13.452/2017 não implica em posicionamento institucional contrário ao projeto de implantação da Ferrogrão. “Desde que observados os requisitos legais e ambientais aplicáveis, o empreendimento poderá trazer avanço logístico para o país, com potencial de geração de empregos e ampliação da capacidade de transporte e competitividade no escoamento da produção agrícola pelo arco norte”, defende a AGU. Ainda segundo a Advocacia-Geral, a consolidação da Ferrogrão poderá reduzir o tráfego de caminhões na BR-163, com efeitos positivos sobre a malha rodoviária e sobre o meio ambiente, mediante mitigação de emissões de gases de efeito estufa, alinhando-se, portanto, aos objetivos de desenvolvimento sustentável. Novos estudos Durante o julgamento, a AGU lembrou que houve avanço nos estudos para a realização do empreendimento. No âmbito do Ministério dos Transportes, por exemplo, foi criado grupo de trabalho específico voltado à atualização dos estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental, com foco na participação da sociedade civil e na consideração das condicionantes socioambientais, pluralizando assim as discussões sobre o tema. “Outro resultado foi a atualização do estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental, que resultou em significativa revisão locacional do projeto, com a adoção de traçado que elimina a interferência com o parque nacional do Jamanxim”, ressaltou o advogado da União. “A indicação pelos atuais estudos, da possibilidade de um traçado mantido integralmente na faixa de domínio da rodovia BR-163, trecho excluído da área de afetação ambiental do parque desde o seu decreto de criação de 2006 – e já antropizado -, oferece uma perspectiva alvissareira de que o projeto possa ser viabilizado de forma sustentável”, complementou a AGU na sua manifestação sobre a ADI. Posição da União Em um primeiro momento, a AGU manifestou-se em defesa da lei. Entretanto, informações técnicas apresentadas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) no ano de 2023, mudaram o entendimento acerca da constitucionalidade da lei. As informações demonstram existência de supressão de parte da área de proteção integral do parque nacional do Jamanxim, sem correspondente medida compensatória ambiental. Assim, houve “necessidade de alteração do posicionamento da AGU, que passou a postular a declaração de inconstitucionalidade da norma”, explicou Antônio Marinho Neto na tribuna do STF. Segundo a AGU, a edição da medida provisória, além de promover a desafetação de 862 hectares do Parque Nacional do Jamanxim, havia ampliado os limites do parque em sua porção sudoeste, com a inclusão de área contígua de aproximadamente 51.135 hectares. “Essa mudança traduzia a elevação do status de proteção ambiental dessa porção da área do Tapajós, já que deixava de compor uma unidade de conservação de uso sustentável, para fazer parte de uma unidade de proteção integral”, destacou a AGU. Nesse contexto, a AGU entende que a MP observou todas as restrições constitucionais e precedentes do STF, sendo, portanto, constitucional, diferentemente da lei, que modificou dispositivos que previam tanto o incremento do regime jurídico-ambiental da área de proteção ambiental do Tapajós, como a correspondente medida de gestão fundiária sobre aquele espaço territorial. A Lei 13.452/2017 excluiu cerca de 862 hectares do Parque Nacional do Jamanxim e os destinou aos leitos e às faixas de domínio da Ferrogrão (EF-170) e da BR-163. Autor da ação, o PSOL sustenta, entre outros pontos, que a norma afeta os povos indígenas que habitam a região e que o parque é um patrimônio cultural imaterial. Processo de referência: Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 6553 – Supremo Tribunal Federal Assessoria Especial de Comunicação Social da AGU Fonte: Advocacia-Geral da União

“Mais conciliação e menos litígio”, defende AGU no Fórum Brasil de Ideias

“O diálogo é mais inteligente que o confronto; a cooperação é mais produtiva que a disputa. Nosso lema tem sido claro: mais conciliação e menos litígio. O Estado precisa liderar pelo exemplo”, afirmou o advogado-geral da União, ministro Jorge Messias, no Fórum Brasil de Ideias – Segurança Jurídica e Infraestrutura, realizado nesta quinta-feira (2/10), no Rio de Janeiro. À frente do painel “Segurança Jurídica e Infraestrutura”, juntamente com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, Messias defendeu a ideia de que “investir no consenso não é apenas uma questão de eficiência administrativa, mas um compromisso democrático”. Em sua fala, destacou o impacto da litigiosidade excessiva no desenvolvimento econômico e social do Brasil, lembrando que o país acumula mais de 75 milhões de processos em tramitação e que, somente em 2024, foram registradas 39 milhões de novas ações. “O Brasil precisa deixar de ser o país dos processos para se tornar o país dos projetos, dos sonhos e das realizações”, defendeu o ministro, ressaltando que a desjudicialização deve ser entendida como uma mudança cultural capaz de resgatar a confiança da sociedade no Estado brasileiro. O painel foi moderado pela presidente do Grupo Voto, Karim Miskulin. O Fórum Brasil de Ideias consolidou-se como ambiente estratégico de interlocução entre governo e iniciativa privada. Realizado no Hotel Copacabana Palace, o evento reuniu ministros, autoridades, representantes do setor empresarial e acadêmicos para debater soluções capazes de promover segurança jurídica e impulsionar investimentos em infraestrutura no País. Assessoria Especial de Comunicação Social da AGU Fonte: Advocacia-Geral da União

Investimentos do Novo PAC no Marajó somam R$ 1,5 bilhão

Junto às belezas e riquezas culturais e naturais do maior arquipélago do mundo, os 16 municípios da Ilha do Marajó enfrentam desafios históricos decorrentes da combinação entre o isolamento geográfico, os baixos índices de desenvolvimento humano a precariedade de políticas públicas historicamente na região. Frente ao cenário, o Governo do Brasil, por meio do Novo PAC, vem realizando investimentos robustos e estratégicos na localidade, com foco na inclusão social, infraestrutura básica e desenvolvimento sustentável.  Ao todo, o Programa de Aceleração do Crescimento destinou R$ 1,5 bilhão em recursos que vão beneficiar, direta e indiretamente, os mais de meio milhão de pessoas que vivem nos 49 mil km² de todo o Marajó – território com dimensão maior que a de países como Suíça e Bélgica. O investimento contempla as áreas de educação, saúde, acesso à água e saneamento básico, infraestrutura social, transporte e logística e energia. Mais de duas mil unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida estão previstas para a região.  Além disso, investimentos regionais em inclusão digital e conectividade totalizam mais R$ 242 milhões na construção de infovias e outras estruturas para atender a região Norte.  Educação e saúde As três escolas de Breves e Melgaço, inauguradas nesta quinta-feira (2) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, fazem parte do compromisso do Governo do Brasil em retomar 115 obras inacabadas na região: 22 creches, 51 escolas de ensino fundamental, 16 projetos próprios de escolas de ensino fundamental, 2 escolas de ensino profissionalizante, 22 empreendimentos de construção e melhorias em quadras esportivas, além da ampliação de outras instalações.  São obras que estavam há 10, 14 ou 15 anos paralisadas. Desde 2023, 42 empreendimentos já foram concluídos, 19 estão em execução, 32 aguardam procedimento licitatório dos municípios e 22 estão em ação preparatória de retomada.  Ao todo, os investimentos na educação somam R$ 213 milhões. Além das obras da repactuação, 16 municípios distintos do Marajó foram contemplados nas duas etapas do PAC Seleções, em 2023 e 2025, com 29 empreendimentos, entre creches, escolas em tempo integral e ônibus escolares.  Governo do Brasil entrega 43 obras da educação no Marajó (PA) Na saúde, são mais de R$ 86,4 milhões do Novo PAC em obras e equipamentos voltados à atenção primária, especializada e telessaúde. Dentre os 167 empreendimentos na área estão 09 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS); 20 Unidades Básicas de Saúde selecionadas (PAC Seleções); 33 Unidades Básicas de Saúde (Retomada de Obras); 1 Centro Especializado em Reabilitação (CER); 26 combos de equipamentos para UBS; 73 equipamentos para teleconsulta; 5 Unidades Odontológicas Móveis (UOM). Outros investimentos Quatro municípios do arquipélago – Afuá, Curralinho, Gurupá, Portel – também vão receber os centros esportivos Arena Brasil, projeto arquitetônico do PAC Seleções que inclui, no mesmo espaço, campo society com iluminação em LED, meia quadra de basquete; pista de caminhada pavimentada, parque infantil e bancos e mesas para jogos. O investimento totaliza R$ 6 milhões.  Além disso, oito municípios estão contemplados pelo PAC Seleções com a implantação de empreendimentos de sistemas de esgoto, com mais R$ 53 milhões em recursos a serem aplicados. Outras 12 cidades da Ilha do Marajó também foram beneficiadas com a construção de sistemas de abastecimento de água, em obras que somam R$ 27 milhões.  Já Ponta de Pedras terá R$ 468,7 milhões investido em infraestrutura de transportes, voltado a melhorias no terminal de uso privado do porto do município.  No eixo de energia, 18 mil famílias de áreas remotas da região serão contempladas com kits solares até o final de 2026. O investimento é de R$ 650 milhões.  Na área da Cultura, nove municípios foram contemplados com R$ 18 milhões para os chamados CEUS da Cultura, espaços para atividades voltadas à expressão corporal, educação cidadã, arte e educação, trabalho e renda, meio ambiente, entre outras atividades.  Confira os investimentos do Novo PAC no Arquipélago do Marajó  Educação – R$ 213 milhões Acesso à água, saneamento e esgotamento sanitário – R$ 80 milhões Saúde – R$ 86,4 milhões Cultura, esporte e infraestrutura social – R$ 24 milhões Transporte e logística – R$ 468 milhões Energia – R$ 650 milhões Habitação – 2.155 unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida Investimentos regionais Inclusão digital e conectividade – R$ 242 milhões (infovias e TV digital)  >> Sabia mais sobre as infovias e o Programa Norte Conectado Fonte: Casa Civil

PF, PC e PM apreendem veículo e embarcação com cigarros contrabandeados no Paraná

Foz do Iguaçu/PR. Policiais federais, civis e militares apreenderam, na noite de quarta-feira (1/10), uma embarcação e um veículo que transportavam caixas de cigarros estrangeiros contrabandeados do Paraguai. Por volta das 22h, durante patrulhamento nas margens do rio Paraná, em Foz do Iguaçu, uma equipe policial flagrou pessoas descarregando volumes de um barco e carregando em um veículo. Ao perceberem a aproximação, os envolvidos fugiram pela mata, abandonando o automóvel, com placas paraguaias, que continha quatro caixas de cigarros em seu interior. Na sequência, às 22h30, outra equipe embarcada realizava monitoramento no lago de Itaipu, na zona rural de Itaipulândia/PR, quando avistou uma embarcação realizando travessia irregular para o lado brasileiro. Após acompanhamento, o condutor lançou o barco contra a barranca e fugiu, abandonando a embarcação carregada com mais de cem caixas de cigarros contrabandeados. O veículo, a embarcação e o material apreendido foram encaminhados à Receita Federal em Foz do Iguaçu para os procedimentos administrativos cabíveis. Comunicação Social da Polícia Federal em Foz do Iguaçu/PRcs.foz@pf.gov.br @pffoz  Fonte: Polícia Federal

Em Caruaru (PE), secretária Lilian Rahal participa da abertura da Semana do Clima da Caatinga

Em um esforço para centralizar o debate sobre clima nos territórios mais afetados, a secretária Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Lilian Rahal, participou da mesa de abertura da Semana do Clima da Caatinga (Caatinga Climate Week) nesta quinta-feira (2.10), em Caruaru, no agreste pernambucano. O evento, que se estende até sábado (4.10), apresenta soluções de adaptação à crise climática às vésperas da COP30. Promovido pelo Centro Sabiá em parceria com o Instituto Socioambiental (ISA), o seminário surge como um chamado global para reconhecer o semiárido como território estratégico na agenda climática. Durante os dias de evento, lideranças indígenas, quilombolas, assentados, agricultores agroecológicos, cientistas, movimentos sociais e gestores públicos percorrerão mais de 400km, entre sete municípios, para conhecer soluções práticas de adaptação à crise climática. Em sua fala, a secretária Lilian Rahal frisou a necessidade de ampliar as entregas voltadas para a política hídrica na região. “Vamos celebrar agora a entrega de cerca de 100 mil novas cisternas e, ano que vem, vamos entregar outras mais de 100 mil. A nossa disputa é fazer com que esse programa volte a ser visto como um programa prioritário e que vai impactar a vida de muitas famílias”, anunciou Lilian Rahal durante a mesa de abertura. A programação é baseada em experiências concretas que mostram que o semiárido, longe de ser um território de escassez, é um laboratório vivo de resistência e inovação climática. Além disso, o local  pode servir de referência para outras regiões e países que têm enfrentado a escassez hídrica e lidado com tempos cada vez maiores de estiagem e secas prolongadas.Desafios No entanto, o bioma Caatinga sofre pressões intensas. Perdeu quase metade da vegetação nativa e enfrenta um clima progressivamente mais quente e seco, tornando-se um ambiente hostil para mamíferos e outras espécies. Um estudo publicado pela Global Change Biology alerta que a região poderá perder até 91,6% de suas espécies de mamíferos e 87% de seus habitats naturais até 2060. Dados do MapBiomas mostram que a Mata Branca perdeu 15 milhões de hectares de vegetação primária entre 1985 e 2020, o que representa mais de 26% da floresta. O levantamento também registrou um decréscimo de 40% nos cursos de água natural que fluem pela região. Quase a totalidade do bioma no Brasil está classificada entre as Áreas Suscetíveis à Desertificação (ASD). Para Carlos Magno, coordenador do Centro Sabiá, a Caatinga tem um papel fundamental no debate climático. “Existem diversas experiências concretas de adaptação climática, além de ser um território que está enfrentando o avanço dos empreendimentos de energia renovável”, destacou.  O Caatinga Climate Week conta com a parceria da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), dos Movimentos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Sem Terra (MST), da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ), da Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste (APOINME), do Observatório do Clima, da Plataforma Semiárido e do Consórcio de Governadores do Nordeste. Também apoiam o evento a Cáritas Alemã e o Instituto Umbuzeiro. Assessoria de Comunicação – MDS   Fonte: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome

Conectando você às notícias de Ponta Porã.

Institucional

PPNews © 2025. Todos os direitos reservados.