Sábado de calor e muitas nuvens em Ponta Porã

Ponta Porã News – Notícias de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero O Instituto Climatempo prevê um dia de sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens. Em Ponta Porã a temperatura mínima deve ficar em 23 graus centígrados e a máxima em 35 graus centígrados. (Sábado de calor e muitas nuvens em Ponta Porã)
Homem é baleado durante a madrugada em Pedro Juan Caballero

Ponta Porã News – Notícias de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero Um homem de 33 anos foi baleado na madrugada deste sábado (20) enquanto estava com um grupo de pessoas no bairro Virgem de Caacupé, em Pedro Juan Caballero. A vítima, identificada como Virgílio Gabriel Arteta Palácios, foi atingida por um disparo na região glútea (nádega), por volta da meia noite, na esquina das ruas […] (Homem é baleado durante a madrugada em Pedro Juan Caballero)
Filha de Tania Mara e Jayme comemora 15 anos com festão em fazenda: ‘Um sonho’
Maysa Matarazzo, filha de Tania Mara e Jayme Monjardim, comemorou seus 15 anos com uma grande festa na noite de sexta-feira (19), na Fazenda Santa Margarida, em Campinas (SP). O evento reuniu cerca de 350 convidados, entre amigos e familiares, e teve fotos oficiais divulgadas no sábado (20). Organizado pelo cerimonialista Thiago Hadi, o festão refletiu os desejos da debutante. De sunga, Jesus Luz paisagem paradisíaca em Chapada dos Veadeiros: ‘Lugar favorito’ A fazenda remete aos casarões italianos e ao verão da Costa Amalfitana, como a garota sonhava. A decoração ficou por conta da artista plástica Beta Luca. Confira abaixo: Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Thiago Hadi Wedding Planner (@thiagohadicerimonial) Fonte: TOP FAMOSOS
Dois acidentes graves deixam duas mortes na noite deste sábado

Uma batida ocorreu na BR-163 e a outra no Bairro Santo André Dois acidentes graves foram registrados na noite deste sábado (20) em Coxim, resultando em duas mortes e dois feridos. O primeiro acidente ocorreu na BR-163, no perímetro urbano, próximo a uma rotatória de acesso à cidade. Segundo apurado, o motorista de um Chevrolet Onix branco, ainda não identificado, e um casal em uma motocicleta seguiam no mesmo sentido, Rio Verde de Mato Grosso/Coxim, quando houve a colisão. A motocicleta seguia em linha reta, enquanto o carro, ao tentar fazer a conversão à esquerda, bateu na moto. A passageira da motocicleta morreu no local, e o condutor foi socorrido em estado grave e levado para Campo Grande. Caminhonete envolvida no segundo acidente, Bairro Santo André, ficou destruída (Foto: Sidney Assis) O segundo acidente aconteceu na Rua Presidente Getúlio Vargas, no Bairro Santo André, na interseção com a Avenida Gaspar Ries Coelho. Uma caminhonete Toyota Hilux colidiu com o motociclista Jazon Vieira de Assunção, de 55 anos, que morreu no local. O condutor da caminhonete foi socorrido e levado a uma unidade de saúde. As causas dos dois acidentes seguem sob investigação da Polícia Civil do município. Na motocicleta em que seguia o casal, a mulher morreu na hora e o homem foi socorrido em estado grave (Foto: Sidney Assis) Fonte: Campograndenews
Cavalo abandonado em praça mobiliza moradores
O animal foi visto desde as 7h da manhã de hoje, preso em uma árvore Um cavalo amarrado e abandonado em uma praça na região do Jardim Batistão, em Campo Grande, tem causado indignação e mobilizado os moradores vizinhos. O animal foi visto desde as 7h da manhã de hoje, preso em uma árvore no cruzamento da Rua Polônia com a Rua Alvilândia, sem nenhum acesso a água. Comovidos com a situação, os moradores da região se uniram para ajudar o cavalo. Segundo relatos, eles já forneceram ao menos três baldes grandes de água ao animal. A identidade do proprietário é desconhecida, assim como o motivo do abandono. Abandono de animais é crime A reportagem do Jornal Midiamax acionou a Decat (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista), questionando se a delegacia tinha conhecimento da situação ou havia recebido denúncias. Além disso, buscou informações sobre quais medidas poderiam ser tomadas. Até o momento da publicação desta matéria, não houve um retorno. O espaço segue aberto para posicionamentos. É importante ressaltar que o abandono de um cavalo ou qualquer outro animal é considerado crime no Brasil, conforme a Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998). O responsável pode ser penalizado com detenção de dois a cinco anos, multa e até mesmo a proibição de ter a guarda de outros animais. Fonte: Midiamax
PF prende casal com haxixe oculto em veículo na BR-277
Foz do Iguaçu/PR. Policiais federais prenderam, na tarde desta sexta-feira (19/9), um casal que transportava 7 kg de haxixe ocultos no tanque de combustível de um veículo, durante fiscalização de rotina na BR-277, em Céu Azul/PR. Por volta das 16h, equipes da Polícia Federal abordaram um automóvel em fiscalização voltada ao combate de crimes transfronteiriços. Durante a vistoria, os policiais identificaram indícios de adulteração no acesso ao tanque de combustível. Ao realizar a verificação, encontraram os tabletes da droga. Diante da constatação do crime de tráfico de drogas, os ocupantes foram presos em flagrante e encaminhados à Delegacia da Polícia Federal em Foz do Iguaçu/PR para os procedimentos cabíveis. Comunicação Social da Polícia Federal em Foz do Iguaçu/PR cs.foz@pf.gov.br | @pffoz Fonte: Polícia Federal
Gilberto Gil presta homenagem emocionante a Preta Gil: ‘2 meses
O cantor Gilberto Gil, de 83 anos, prestou uma homenagem emocionante à filha, Preta Gil, neste sábado (20). A cantora morreu aos 50 anos, em 20 de julho, em Nova York, durante o tratamento contra um câncer colorretal diagnosticado em janeiro de 2023. A doença, que chegou a entrar em remissão, retornou em agosto de 2024 com novas metástases. “Dois meses”, escreveu Gil na legenda de uma foto em que beija a filha. De sunga, Jesus Luz paisagem paradisíaca em Chapada dos Veadeiros: ‘Lugar favorito’ Nos comentários, o artista recebeu inúmeras mensagens de carinho e apoio dos fãs, que compartilharam a dor da saudade. “Vejo fé e amor”, disse uma. “Pretinha, luz divina”, disse outra. Confira abaixo: Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Gilberto Gil (@gilbertogil) Fonte: TOP FAMOSOS
Restauração do Forte Coimbra é lançada com ministro, general e calor de 42ºC

O governador Eduardo Riedel (PP) esteve no evento ao lado da primeira-dama, Mônica Riedel. Lançamento de uma restauração milionária, presença de figuras nacionais, show do cantor Almir Sater em frente ao Rio Paraguai e sensação térmica de 42ºC marcaram as comemorações aos 250 anos do Forte Coimbra na manhã deste sábado (20), em Corumbá. Outro destaque foi o inédito acesso livre do público ao monumento histórico. O governador Eduardo Riedel (PP) esteve no evento ao lado da primeira-dama, Mônica Riedel. Como representantes da Defesa nacional, participaram o ministro José Múcio Monteiro Filho e o comandante-geral do Exército, general Tomás Miguel Ribeiro Paiva. Em celebração ao segundo centenário e meio, a estrutura receberá obras de restauração que vão custar R$ 19,8 milhões e terão o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) envolvido no projeto. A pedra fundamental foi lançada durante uma cerimônia sob o sol quente da região pantaneira. Lançamento da pedra fundamental da restauração com descerramento da bandeira-insígnia do comandante do Exército (Foto: Silvio de Andrade) História e integração do Exército e instituições – Em seu discurso, Riedel afirmou que estava emocionado em acompanhar o marco e apostou no reconhecimento de peso que o Forte Coimbra poderá receber. “É um monumento que certamente vai ser reconhecido pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), o processo já está avançado, é uma referência global para a história da América do Sul e especialmente do Brasil e de Mato Grosso do Sul. Estar aqui nessa celebração é motivo de muito orgulho e muita honra”. O ministro agradeceu às Forças Armadas por cuidar das fronteiras do Brasil “para que elas não se transformem em trincheiras” e afirmou que a restauração prevista servirá à preservação da história para conhecimento desta e de futuras gerações. Já o comandante frisou que é positiva a interação entre as Forças Armadas e as instituições políticas para fazer do Forte Coimbra um local de visitação e fortalecê-lo como símbolo histórico. “Isso é uma lição: é para que a gente enxergue o que os nossos antepassados fizeram e o que a gente pode fazer quando a sociedade se integra e se une. Esse é o espírito que a gente tem que ter e esse é o espírito do Exército Brasileiro”, disse. “Somente pela sorte e honra das armas entregaremos o forte”, diz frase na fachada do monumento (Foto: Silvio de Andrade) Tomás Paiva também relembrou nomes como Ricardo Franco, Martim de Ribeiro e Hermenegildo de Albuquerque Portocarrero, que fizeram parte da história do Forte Coimbra, palco de guerras no passado. Citou ainda Nossa Senhora do Carmo, considerada padroeira e protetora dos militares que participaram de combates ali. A construção de uma estrada que dá acesso ao Forte também foi mencionada durante a celebração. A obra é do Governo do Estado e está 50% pronta, segundo o ministro da Defesa, que disse ter ouvido a informação em conversa com o governador. O show de Almir Sater começou após a cerimônia e durou cerca de 1h. Cerca de 200 pessoas participaram de todo o evento. Show de Almir Sater foi alívio para o calorão que fazia na cidade branca (Foto: Silvio de Andrade) A programação incluiu deslocamento aéreo e terrestre para o Forte Coimbra, parada no Hotel de Trânsito para descanso e uma solenidade militar. Também participaram do evento o prefeito de Corumbá, Gabriel Oliveira, e o comandante do Comando Militar do Oeste, o general Alcides Valeriano de Faria Júnior. O Forte – Tombada como patrimônio histórico em 1975, a fortificação teve papel crucial na defesa do território nacional durante a guerra entre Portugal e Espanha e também entre a batalha da Tríplice Aliança contra o Paraguai. A construção data de 13 de setembro de 1775. A obra foi idealizada pelo coronel e engenheiro Ricardo Franco. Fonte: Campograndenews
Em 10 anos, Mato Grosso do Sul registrou 230 ocorrências aéreas, com 24 mortes

O caso mais recente, que vitimou o médico e pecuarista Ramiro Pereira de Matos, de 67 anos, ainda não foi contabilizado Entre 2015 e 2025, Mato Grosso do Sul registrou 230 ocorrências envolvendo aeronaves da aviação civil, segundo levantamento do Sipaer (Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos). Do total, 112 foram incidentes, 77 acidentes e 41 incidentes graves. Entre essas ocorrências, 17 foram fatais, resultando em 24 mortes ao longo da década. O caso mais recente, que vitimou o médico e pecuarista Ramiro Pereira de Matos, de 67 anos, ainda não foi contabilizado. No setor de aviação, os termos “acidente”, “incidente” e “incidente grave” têm definições específicas que ajudam a categorizar cada ocorrência. Acidente é toda ocorrência envolvendo uma aeronave tripulada, desde o momento em que alguém embarca com a intenção de voar até o desembarque, que resulta em morte, lesões graves ou danos significativos à aeronave. Já o incidente é uma ocorrência ligada à operação da aeronave que afeta ou pode afetar a segurança do voo, mas que não resulta em mortes, lesões graves ou danos significativos. O incidente grave, por sua vez, envolve circunstâncias que indicam um elevado risco de acidente, ainda que não haja vítimas ou danos relevantes. A principal diferença entre incidente grave e acidente está, portanto, nas consequências finais da ocorrência. Os registros mostram variações ao longo dos anos. Em 2015 e 2016, ocorreram cinco acidentes em cada ano, sendo um deles fatal. Em 2017, foram seis acidentes, dois fatais, resultando em quatro mortes. Em 2018, o número subiu para 11 acidentes, com três deles fatais, totalizando três óbitos. Já em 2019, ocorreram sete acidentes, dois fatais, causando duas mortes. Detalhes de operações aéreas (Imagem: Reprodução Sipaer) Causas mais comuns – Nos acidentes, os fatores mais recorrentes foram: perda de controle em voo (15 casos), excursão de pista (11), falha de motor (11) e operações em baixa altitude (11). Já entre os incidentes, 46 deles foram falhas ou mau funcionamento de sistemas; 36 colisões com aves; quatro falhas de motor; quatro excursões de pista e duas perdas de controle no solo. Nos incidentes graves, 13 envolveram excursões de pista; nove, falhas de motor; sete, falhas de sistemas; sete, perdas de controle no solo; e quatro, operações em baixa altitude. Fatores contribuintes – Segundo o Sipaer, em 46,3% dos casos em Mato Grosso do Sul, o fator contribuinte foi o desempenho técnico do ser humano (31 ocorrências). Outros 34,3% (23 casos) tiveram como aspecto principal fatores psicológicos. Questões ligadas ao ambiente operacional corresponderam a 9% dos registros; infraestrutura aeroportuária a 4,5%; e manuais técnicos ou “outros” a 1,5% cada. Acidente com táxi aéreo que transportava Angélica e Luciano Hulk, em fazenda perto de Campo Grande. (Foto: Fernando Antunes / Arquivo Campo Grande News) Entre os acidentes mais lembrados, está o pouso forçado do avião que levava os apresentadores Luciano Huck e Angélica, em maio de 2015. A aeronave EMB-820C Carajá, prefixo PT-ENM, perdeu potência em um dos motores durante a descida para Campo Grande e fez pouso de emergência em uma fazenda em Rochedo. Os dois pilotos e os sete ocupantes tiveram apenas ferimentos leves. Já em setembro de 2025, duas ocorrências voltaram a chamar a atenção: a queda do avião pilotado pelo médico Ramiro Pereira de Matos, 67 anos, em condições meteorológicas adversas, e outro acidente em Corumbá, registrado dias antes. A investigação conduzida pela Aeronáutica busca identificar os fatores que contribuíram para o acidente, levantando hipóteses e apontando medidas de prevenção para evitar novas ocorrências. Já a investigação da Polícia Civil tem como objetivo identificar as causas e eventuais responsabilidades. Fonte: Campograndenews
PF, PM e PC apreendem mais de 300 kg de maconha em Foz do Iguaçu/PR
Foz do Iguaçu/PR. Em ação conjunta, a Polícia Federal, a Polícia Militar do Paraná e a Polícia Civil do Paraná apreenderam, na manhã desta sexta-feira (19/9), 307 kg de maconha prensada em uma área de mata ciliar às margens do Rio Iguaçu, em Foz do Iguaçu/PR. Durante diligências na faixa de fronteira, as equipes policiais observaram uma embarcação adentrando o Rio Iguaçu, proveniente do Rio Paraná, e identificaram o ponto onde teria atracado para descarregar volumes. Após buscas no local, foram encontrados diversos fardos da substância entorpecente. O material apreendido foi encaminhado à Delegacia de Polícia Federal em Foz do Iguaçu/PR para os procedimentos cabíveis. Comunicação Social da Polícia Federal em Foz do Iguaçu/PR cs.foz@pf.gov.br | @pffoz Fonte: Polícia Federal