Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Fluminense vence Bahia e avança à semifinal da Copa do Brasil

Em uma noite de virada emocionante no Maracanã, o Fluminense garantiu sua vaga na semifinal da Copa do Brasil ao derrotar o Bahia por 2 a 0, nesta quarta-feira. Com gols de Agustín Canobbio e Thiago Silva, o Tricolor Carioca reverteu a desvantagem do jogo de ida, quando havia perdido por 1 a 0, e segue firme na busca pelo título. O Bahia, por sua vez, comandado por Rogério Ceni, se despede da competição. O Jogo: A partida começou com o Fluminense impondo ritmo e buscando o gol desde os primeiros minutos. Agustín Canobbio teve uma boa chance logo aos três minutos, mas parou em defesa de Ronaldo. Pouco depois, Thiago Silva cabeceou com perigo, mostrando a intenção ofensiva dos donos da casa. No entanto, o Bahia ajustou a marcação, dificultando as investidas tricolores. O Fluminense só voltou a ameaçar com Everaldo aos 22 minutos, e o jogo se tornou mais equilibrado, com poucas chances claras para ambos os lados até o intervalo. A única oportunidade do Bahia no primeiro tempo veio nos acréscimos, com Kayky tentando encobrir Fábio, que fez a defesa e manteve o placar zerado. Na etapa final, o Bahia retornou com uma postura mais ofensiva, mas foi o Fluminense quem capitalizou primeiro. Aos nove minutos, um cruzamento de Renê resultou em pênalti, após a bola tocar no braço de Michel Araújo. Canobbio converteu a cobrança com precisão, abrindo o placar e igualando o agregado. O gol deu novo ânimo ao Fluminense, que intensificou a pressão. Apesar de pecar no último passe em algumas oportunidades, a equipe carioca não desistiu de buscar o gol da classificação. Aos 39 minutos, a insistência foi recompensada: Thiago Silva, após cobrança de falta na área, subiu mais alto que a defesa e cabeceou para o fundo das redes, sem chances para Ronaldo, selando a vitória e a classificação. Mesmo com a vantagem, o Fluminense manteve a postura ofensiva, enquanto o Bahia, sem conseguir furar o bloqueio defensivo adversário, pouco produziu e viu sua jornada na Copa do Brasil chegar ao fim. Próximos Desafios Agora, o Fluminense aguarda o vencedor do confronto entre Botafogo e Vasco para conhecer seu adversário na semifinal. Pelo Campeonato Brasileiro, o Fluminense enfrenta o Corinthians no Maracanã, em partida válida pela 23ª rodada. Já o Bahia, eliminado da Copa do Brasil, volta suas atenções para o Brasileirão, onde receberá o Cruzeiro na Arena Fonte Nova. Ficha Técnica Fluminense 2 x 0 Bahia Competição: Copa do Brasil – Quartas de Final Local: Estádio do Maracanã, Rio de Janeiro (RJ) Data:10 de setembro Horário: 19h (horário de Brasília) Cartões Amarelos: Fluminense: Agustín Canobbio, Juan Pablo Freytes Bahia: Nicolás Acevedo, Kayky, Ronaldo, Iago, Cauly Arbitragem: Árbitro: Matheus Delgado Candançan (SP) Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Neuza Ines Back (SP) VAR: Caio Max Augusto Vieira (GO) Gols: Fluminense: Agustín Canobbio (10′ do 2º Tempo) Fluminense: Thiago Silva (39′ do 2º Tempo) Fluminense: Goleiro: Fábio Defensores: Guga, Thiago Silva, Freytes, Renê Meio-campistas: Martinelli (Bernal), Hércules, Gustavo Nonato (Lucho Acosta), Agustín Canobbio (Ignácio) Atacantes: Kevin Serna (Keno), Everaldo (Cano) Técnico: Renato Gaúcho Bahia: Goleiro: Ronaldo Defensores: Gilberto, David Duarte, Santiago Ramos, Luciano Meio-campistas: Acevedo (Rezende), Jean Lucas, Michel Araújo (Iago), Everton Ribeiro (Edivan) Atacantes: Kayky (Matheus Sanabria), Willian José (Cauly) Técnico: Rogério Ceni Fonte: Esportes

PF e Receita Federal apreendem mais de 500 kg de maconha em transportadora de Cascavel/PR

Cascavel/PR. Na manhã desta quarta-feira (10/9), equipes da Polícia Federal e da Receita Federal realizaram fiscalização em uma transportadora no município de Cascavel/PR. Durante a vistoria, foram localizados 390 kg de maconha prensada e 115,5 kg de capulho de maconha – parte da planta com maior concentração de THC, considerada mais potente. A carga ilícita estava declarada como se fosse composta por equipamentos de placas solares. Não houve presos na ação. Os ilícitos e a documentação relacionada foram apreendidos, e as investigações prosseguem para identificar os responsáveis. Polícia Federal – Comunicação Social – Cascavel/PR Telefone: (45) 3301-6100 Fonte: Polícia Federal

Presidente Lula e ministro Fufuca recebem jogadoras da seleção brasileira feminina de futebol, no Palácio do Planalto

O presidente Lula enviou ao Congresso Nacional, nesta quarta-feira (11), no Palácio do Planalto, o Projeto de Lei que estabelece diretrizes para o desenvolvimento do futebol feminino no país. A proposta, elaborada em parceria entre o Ministério do Esporte, clubes e confederações, representa um marco regulatório para a modalidade. O anúncio foi feito durante a homenagem às jogadoras da Seleção Brasileira Feminina de Futebol, campeãs da Copa América em agosto. Também participaram da solenidade o ministro do Esporte, André Fufuca, e o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Samir Xaud. O presidente Lula destacou os principais pontos do PL e a importância de transformar o futebol feminino em uma política de Estado. “Incentivar o futebol feminino de base, promover parcerias entre escolas e universidades para capacitação de talentos, combater a discriminação e a intolerância no esporte, tudo isso exige ajustes na lei geral para garantir que as organizações formadoras ofereçam às atletas mulheres as mesmas condições de desenvolvimento que os homens têm. Vamos fazer tudo o que estiver ao alcance do governo brasileiro para criar condições de disputar de igual para igual com qualquer país do mundo”, afirmou. Segundo o ministro André Fufuca, o PL busca corrigir desigualdades históricas em relação ao futebol masculino e cria bases sólidas para um crescimento sustentável, inclusivo e competitivo da modalidade.. “Hoje, 80% das atletas ainda são amadoras. O projeto garante que os clubes terão de profissionalizar suas equipes femininas, acolher as jogadoras durante e após a maternidade, por exemplo, e abrir espaço para mulheres na gestão do futebol. É um passo fundamental para consolidar a modalidade no Brasil”, disse. Foto: Ronaldo Caldas/MEsp Principais diretrizes do Projeto de LeiO PL, que foi aprovado nesta quarta na Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara Federal. reconhece o futebol feminino como prioridade da política esportiva nacional, garantindo o direito constitucional ao esporte e criando medidas de proteção e valorização das atletas. Entre os pontos previstos, estão: respeito integral à gravidez e à maternidade; incentivo à profissionalização plena das competições; fortalecimento das categorias de base (sub-12, sub-15, sub-17 e sub-20); exigência de estádios acessíveis ao público e calendário oficial divulgado com pelo menos seis meses de antecedência; estímulo à presença feminina em gestão, arbitragem, direção técnica e educação física; ampliação do conceito de Sociedade Anônima do Futebol para clubes exclusivamente femininos; novos requisitos para clubes formadores, como atendimento ginecológico e igualdade de acesso a estruturas de treino. O texto também altera dispositivos da Lei nº 14.193/2021 (Sociedade Anônima do Futebol) e da Lei nº 14.597/2023 (Marco Regulatório do Futebol), com foco no fortalecimento da base e na profissionalização da modalidade. Após tramitação no Congresso, caberá ao Ministério do Esporte regulamentar e aplicar a lei. Para o técnico da seleção, Arthur Elias, que atua há 19 anos no futebol feminino, o projeto representa uma conquista histórica. “É uma ótima notícia. Conheço de perto as dificuldades enfrentadas pelas atletas e sei da importância desses pilares. O governo mostra que está fazendo sua parte. Em 2027 teremos uma Copa do Mundo no Brasil e precisamos de união entre governo, CBF, clubes, iniciativa privada e torcedores. Faremos de tudo para realizarmos o sonho de gerações, que é ser campeãs do mundo em 2027”, declarou. Nosso objetivo é que cada menina e cada mulher do país tenham a chance de sonhar, treinar e jogar em igualdade de condições. No Brasil, as mulheres fazem história dentro e fora do campo.”André Fufuca Ministro do Esporte  Homenagem às campeãsA cerimônia também foi marcada pela celebração da conquista do nono título da Copa América. A vitória garantiu vaga nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028 e reforçou o protagonismo do Brasil rumo à Copa do Mundo de 2027, que será disputada pela primeira vez na América do Sul. A goleira Cláudia Oliveira destacou a emoção do reconhecimento e de representar o país. “É uma honra vestir a camisa da seleção. Ganhar um título é indescritível. Espero que sigamos fazendo história e representando bem o nosso país”. Já a atacante Amanda Gutierrez, artilheira da Copa América, ressaltou a importância do apoio governamental: “Esse incentivo aumenta a visibilidade e fortalece o futebol feminino. É fruto do nosso trabalho, mas também da confiança e do apoio que estamos recebendo”. O presidente da CBF, Samir Xaud, reforçou o compromisso da entidade. “Vamos sediar a maior Copa do Mundo Feminina da história e estamos empenhados em consolidar o futebol feminino no Brasil. As atletas têm todo o apoio da nova CBF”, disse. “O futebol feminino não é apenas um jogo: é inclusão, autoestima e oportunidade para milhares de brasileiras. Nosso objetivo é que cada menina e cada mulher do país tenham a chance de sonhar, treinar e jogar em igualdade de condições. No Brasil, as mulheres fazem história dentro e fora do campo. Parabéns para as nossas jogadoras e viva o futebol feminino”, concluiu o ministro André Fufuca. Marco Legal do Futebol Feminino A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados aprovou, também nesta quarta-feira, o projeto de lei que institui o Marco Legal do Futebol Feminino. A iniciativa foi apresentada pela ex-deputada e atual vereadora de Florianópolis, Carla Ayres, e tem como objetivo fortalecer o desenvolvimento da modalidade em todas as categorias, garantindo igualdade de direitos e oportunidades para mulheres no esporte. O projeto prevê a promoção de competições em diferentes níveis, incentivos à formação de atletas e profissionais, acesso equitativo a recursos públicos, valorização das categorias de base e a criação de mecanismos de monitoramento e avaliação das políticas voltadas ao futebol feminino. Entre os principais pontos da proposta estão a criação de um Fundo Nacional de Desenvolvimento do Futebol Feminino, destinado a financiar programas, competições e infraestrutura; a definição de prazos mínimos para contratos de atletas; a organização de um calendário nacional de competições; e parâmetros para a formação de jogadoras. Antes de seguir para votação no Plenário da Câmara, o projeto passará ainda pelas comissões de Esporte, Finanças e Tributação e Constituição e Justiça. Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte

Caravana Pé-de-Meia: ministro participa de aulão para o Enem

Durante a abertura das atividades para a comunidade escolar da segunda edição da Caravana Técnico-Pedagógica do Pé-de-Meia, em Boa Vista (RR), nesta quarta-feira, 10 de setembro, o ministro da Educação, Camilo Santana, participou de aulão para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e conversou com estudantes.  “Talvez vocês não soubessem, mas pé-de-meia é como as pessoas chamavam, antigamente, as economias que faziam para o seu futuro, e, por isso, batizamos o programa assim. E o nome pegou, e hoje vocês todos conhecem. Aliás, saiu uma pesquisa que mostra que o Pé-de-Meia é o segundo programa federal mais conhecido do Brasil, após o Minha Casa Minha Vida, que já tem 20 anos”, contou Santana, respondendo para os adolescentes de onde veio o nome do programa.  Perguntado por Sherida Silva, da Escola Estadual Indígena Riachuelo, sobre como se preparou para o vestibular quando era aluno do ensino médio, o ministro disse que resolvia provas anteriores com colegas e adiantou que os estudantes de todo Brasil contarão com uma ajuda do Ministério da Educação (MEC) para fazer o mesmo. “Nesse mês, vamos lançar um aplicativo totalmente gratuito, que é uma ferramenta digital com inteligência artificial, chamado MEC Enem. Será um simuladão do Enem, em que o aluno vai ter acesso a questões de todas as provas anteriores, vai poder fazer a redação, que terá correção imediata, e vai finalizar o simulado sabendo qual nota tirou”, anunciou Santana.  Caravana – A ação do MEC busca tirar dúvidas dos estudantes sobre o Pé-de-Meia e suas regras, coletar propostas para melhorias e promover sua escuta ativa. Além disso, o evento oferece capacitação e apoio técnico para os agentes do programa que atuam nas secretarias de educação e na Rede Nacional de Implementação do Programa Pé-de-Meia (Renapem), contribuindo para que a política seja colocada em prática, com qualidade e participação, em todo o país. A iniciativa também oferece formação para gestores escolares sobre os protocolos de alertas preventivos contra o risco de evasão escolar e as ações para a melhoria do aprendizado, de forma a proteger as trajetórias escolares dos estudantes do ensino médio.   Leia mais: Caravana Pé-de-Meia conversa com estudantes de Roraima    O MEC deu início à iniciativa no final de julho, em Salvador (BA). As caravanas percorrerão as cinco regiões do Brasil nos próximos meses para conversar com profissionais das redes de ensino, gestores escolares e estudantes que recebem a poupança do ensino médio. Roraima conta com 14 mil estudantes beneficiários, o que representa 58% do total de matrículas declaradas no estado.   Começando na segunda-feira (8) e terminando na quinta-feira (11), as atividades concomitantes atenderão mais de 100 gestores escolares do município. Os atendimentos abertos ao público de Boa Vista (RR) aconteceram nesta quarta-feira (10), no Parque Anauá. No dia 9, a equipe técnica do programa realizou atendimentos para as comunidades indígenas do município de Alto Alegre (RR) e, no dia 11, atenderá as comunidades indígenas de Amajari (RR).    Durante o atendimento nas escolas, parceiros do MEC na execução do programa prestarão serviços de tira-dúvidas e solução de problemas. Outras instâncias públicas ofertarão atendimento para a promoção da cidadania.  Agenda – Ainda nesta quarta-feira (10), em Roraima, o ministro assinou ordem de serviço para a execução das obras de nova unidade do Instituto Federal de Roraima (IFRR). Mais tarde, já em Belém (PA), autorizou a construção de um novo campus do Instituto Federal do Pará (IFPA) e participou da certificação de alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), modalidade aquicultura.  Pé-de-Meia – Instituído pela Lei nº 14.818/2024, o Pé-de-Meia é um programa de incentivo financeiro-educacional na modalidade de poupança, destinado a promover a permanência e a conclusão escolar de estudantes matriculados no ensino médio público. Seu objetivo é democratizar o acesso à educação e reduzir a desigualdade social entre os jovens, estimulando a mobilidade social. Os estados, os municípios e o Distrito Federal prestam as informações necessárias à execução do incentivo, possibilitando o seu acesso aos estudantes matriculados nas respectivas redes de ensino.   Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Básica (SEB)   Fonte: Ministério da Educação

48ª EXPORÃ abre as portas nesta quarta-feira com feira 100% comercializada

Um dos pontos altos do evento será a presença de artistas renomados em shows nacionais que prometem levantar o publico fronteiriço. Com a expectativa de um público superior a 60 mil pessoas e com todos os espaços comercializados, começa nesta quarta-feira (10), no Parque de Exposições Alcindo Pereira, a 48ª EXPORÃ, a Exposição Agropecuária de Ponta Porã a mais tradicional da região de fronteira com o encerramento previsto para o domingo (14). O evento será o ponto de encontro de produtores, expositores e visitantes, reunindo o melhor do agronegócio com cultura, entretenimento e oportunidades de negócios. Este ano, a feira contará com 60 expositores, entre empresas de máquinas e implementos agrícolas, concessionárias de veículos e caminhões, instituições bancárias, financeiras, instituições de ensino superior e artesanato e diversos expositores. Instituições como o CRMV e a EXPOEC também terão espaço no evento. A abertura oficial com a presença de autoridades e lideranças politicas e ruralistas vai acontecer na tarde de sábado, mas os stands, o parque de diversão, a praça de alimentação, rodeio e shows já estão atendendo o público nesta quarta-feira. Um dos pontos altos do evento será a presença de artistas renomados em shows nacionais que prometem levantar o publico fronteiriço. No dia 11 de setembro, quem abre a festa é Maria Cecília e Rodolfo. A noite mais aguardada será a do dia 12, com Zé Neto e Cristiano e Menos é Mais, a única com ingresso pago, disponível no site santoshow.com.br e nos pontos de venda (leia no final). Já nos dias 13 e 14, a animação fica por conta de Júlia e Rafaela e João Gustavo e Murilo. Nos dias 11, 13 e 14, a entrada será gratuita. No Espaço do Laçador uma estrutura robusta para receber o público com conforto e atrativos diversos com baile carapé todos os dias, até o início do show principal, bar privativo e praça de alimentação, Stands de vendas com vestuário, acessórios e adereços típicos do universo do Laço Comprido. A tradição do rodeio também estará presente na festa com montarias com as melhores companhias e peões garantindo muita emoção para quem aprecia o esporte que arrasta multidões por todo o Brasil. Em vistoria pelo parque de exposições, o presidente do Sindicato Rural de Ponta Porã Guilherme Cabral disse que a força do setor produtivo do agro de Ponta Porã acreditou na feira e que a resposta para isso é o parque lotado de empresas e entidades representativas como o SENAR que montou um grande stand e vai oferecer seus serviços para toda a população e a presença dos maiores concessionários de máquinas, implementos, veículos e caminhões mostra que a EXPORÃ voltou com força total. “A credibilidade construída ao longo de mais de 50 anos de história nos trouxe até aqui e hoje vamos começar uma edição histórica da EXPORÃ ao lado das maiores empresas, dos grandes investidores e de um agronegócio que cresce a cada dia e movimenta a economia local, regional e nacional. A responsabilidade de todos nós é muito grande, mas não é maior que o desafio de produzir alimentos, gerar emprego e desenvolvimento”, disse o Guilherme. A EXPORÃ 2025 é uma realização do Sindicato Rural de Ponta Porã, com produção da NOLA Produções e Eventos e organização da OPA Organização de Eventos. O evento conta com o apoio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Fundação de Cultura de MS, Câmara Municipal de Ponta Porã, FAMASUL, SENAR e da senadora Soraya Thronicke.

MEC autoriza novo campus do IFPA e certifica alunos do Pronatec

Ministério da Educação (MEC) autorizou, nesta quarta-feira (10), a construção de novo campus do Instituto Federal do Pará (IFPA), no município de Alenquer. O evento ocorreu no Campus Belém do IFPA e contou com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana; do secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Marcelo Bregagnoli; da secretária de Educação Básica, Kátia Schweickardt; da reitora do IFPA, Ana Paula Palheta, além de outras autoridades e representantes da educação do estado.  A iniciativa integra o processo de expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, que prevê a construção de mais de 102 novos campi em todo o Brasil, com investimento de R$ 2,5 bilhões do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC). Cada nova unidade terá capacidade média para atender 1.400 estudantes, ampliando o acesso a cursos técnicos gratuitos e de qualidade em regiões estratégicas para o desenvolvimento regional.  No Pará, o investimento chega a R$ 125 milhões para a construção de cinco novas unidades: Barcarena, Redenção, Tailândia, Viseu e Alenquer. Desses, três já estão em obras, e o Campus Belém, que recebeu a visita do ministro, passa por um processo de modernização com recursos do Novo PAC.   Para Santana, a meta é continuar investindo na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. “Vamos trabalhar muito para isso, para que a gente possa expandir mais aqui no Pará e mais em todo o Brasil, porque os Institutos Federais são uma referência”, destacou.  O Novo PAC também prevê recursos para a melhoria da infraestrutura de unidades já existentes da Rede Federal com investimento nacional de R$ 1,4 bilhão. Para o IFPA, estão sendo repassados R$ 54 milhões em ações de consolidação. De 2023 a 2025, já foram aportados R$ 41,2 milhões. Até 2026, estão previstos outros R$ 13,7 milhões.  Ainda nesta quarta-feira (10), em Roraima, o ministro assinou outra ordem de serviço para a execução das obras de nova unidade do Instituto Federal de Roraima (IFRR) e participou de um aulão para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com estudantes da Caravana Técnico-Pedagógica do Pé-de-Meia.    Leia mais: MEC autoriza construção de novo campus do IFRR  Leia mais: Caravana Pé-de-Meia: ministro participa de aulão para o Enem  Pronatec – Durante a agenda no Campus Belém (IFPA), também foi realizada a certificação de alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), modalidade Aquicultura, com turmas dos campi Belém, Paragominas, Vigia e Bragança. Ao todo, 99 estudantes concluíram a formação nos cursos de qualificação profissional em aquicultura e desenvolvimento cooperativista.   Criado em 2011, o Pronatec tem como objetivo expandir e democratizar a oferta de cursos técnicos e de qualificação profissional, ampliando as oportunidades de inserção no mundo do trabalho. Entre 2023 e 2025, foram investidos R$ 537 milhões, com 242 mil vagas ofertadas em mais de 2 mil municípios no país.  Novo PAC – A soma dos recursos do Novo PAC investidos no Pará chega a R$ 1,1 bilhão. Além do orçamento destinado a ações de consolidação e expansão da educação profissional e tecnológica, no valor de R$ 179,7 milhões, também estão sendo contempladas outras etapas e modalidades de ensino. A educação superior recebe um aporte de R$ 249 milhões, também para consolidação e expansão de campi e hospitais universitários na região. No total, as obras do Novo PAC no Instituto Federal e nas universidades federais do Pará beneficiarão 23 municípios. Já para a educação básica, estão sendo repassados R$ 672,7 milhões, que possibilitarão a construção de 37 escolas de tempo integral e 56 creches, além da compra de 84 ônibus escolares.  Resumo | Mais educação para o Pará  Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec)    Fonte: Ministério da Educação

MDS participa de assinatura de convênio para implementação de Cozinhas Comunitárias Sustentáveis

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, participou da cerimônia de assinatura do convênio entre Itaipu e a Cáritas Brasileira para o desenvolvimento do projeto Cozinhas Comunitárias Sustentáveis, nesta quarta-feira (10.09), no Palácio do Planalto. A finalidade da ação é promover a sustentabilidade financeira e ambiental das cozinhas solidárias, por meio de tecnologias de geração de energia limpa. O Projeto Cozinhas Comunitárias Sustentáveis foi desenvolvido pelos ministérios de Minas e Energia, de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, e pela Secretaria-Geral da Presidência da República, com o apoio da Itaipu Binacional e pela Associação Brasileira de Biogás e Biometano (ABiogás). “Um fogão com energia limpa, biodigestor, energia solar, garantindo as condições de dar um passo a mais é muito importante para nossas cozinhas solidárias. Depois de sair do Mapa da Fome, continuamos avançando no combate às desigualdades e garantindo a nutrição dos brasileiros em vulnerabilidade”, celebrou o titular do MDS. A ação surgiu no contexto do Grupo de Trabalho de Transições Energéticas do G20 e em sinergia com a Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, que visa reduzir desigualdades e contribuir com parcerias globais para o desenvolvimento sustentável, defendendo caminhos de transição sustentáveis justos e inclusivos. Para a diretora do Departamento de Promoção da Alimentação Adequada e Saudável do MDS, Patrícia Gentil, a assinatura do convênio fortalece o Programa Cozinha Solidária porque agrega o componente da sustentabilidade e do empoderamento feminino, além do combate à fome. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, destacou o compromisso do governo, liderado pelo presidente Lula, de acabar com a pobreza energética no país, por meio de programas como o Luz para Todos, o Luz do Povo e o Gás do Povo. “O Gás do Povo está em perfeita sintonia com o projeto, que demonstra o profundo compromisso do nosso governo em acabar com a pobreza energética, que é uma das faces mais perversas da desigualdade social.  As cozinhas solidárias estão alinhadas com a Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza. Estamos na liderança internacional em favor do cozimento limpo, evitando doenças respiratórias graves e queimaduras em mulheres e crianças”, disse o titular do MME. Saiba mais: Biogás e energia fotovoltaica nas Cozinhas Solidárias Sustentáveis garantem energia limpa para o preparo dos alimentos O convênio assinado prevê investimentos de quase R$ 3 milhões na instalação de biodigestores e placas fotovoltaicas, adequação da infraestrutura das cozinhas, fornecimento de equipamentos e utensílios, criação de hortas comunitárias, capacitação de voluntários e trabalhadores em operação e manutenção, e na formação para separação e descarte de resíduos das cozinhas solidárias. O fornecimento dos biodigestores é uma parceria do MME com a ABiogás e com o Centro Sustentável de Tratamento de Resíduos (CSTR), que são responsáveis por produzir os biodigestores por meio de uma tecnologia nacional. Já Itaipu Binacional fará as reformas estruturais que forem necessárias nas cozinhas, instalação de energia solar fotovoltaica e plantação de hortas. Inicialmente, sete cozinhas solidárias estão sendo contempladas. O Programa Cozinha Solidária, instituído pela Lei n°14.628/2023 e regulamentado pelo Decreto n°11.937/2024, tem por objetivo fornecer alimentação gratuita e de qualidade à população, preferencialmente às pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social, incluída a população em situação de rua e em insegurança alimentar e nutricional. A ocasião contou com a presença da primeira-dama, Janja Silva, e participaram da assinatura os ministros Alexandre Silveira, de Minas e Energia; da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macêdo; o diretor-geral de Itaipu Binacional, Enio Verri; a diretora-executiva nacional da Cáritas, Valquíria Lima; a presidente da Abiogás, Renata Isfer, e representante do CSTR. Assessoria de Comunicação – MDS, com informações de Minas e Energia Fonte: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome

Luiz Marinho participa do 10º Congresso Brasileiro da ABIMAQ em SP

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, participa nesta quinta-feira (11), em São Paulo, da abertura do 10º Congresso da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ). O Congresso discute “Os Desafios da Inovação e Produtividade na Indústria” e promoverá debates sobre questões centrais da competitividade da indústria brasileira em 2 painéis: Produtividade e o Ambiente Macroeconômico e Produtividade na realidade das empresas, encerrando com uma Palestra Magna EUA, Geopolítica e o Brasil nesse novo cenário. Agenda do ministro Luiz Marinho em SP Data: 11/09/2025 08h30 – Abertura do 10º Congresso Brasileiro da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) Local: Auditório da ABIMAQ Av. Jabaquara, Nº 2925/ SP Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego

É falsa publicação que circula nas redes sociais sobre suposto programa que repassa valores para pessoas dependentes de álcool

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) esclarece que é falsa a publicação que circula nas redes sociais sobre um suposto programa que repassa valores para pessoas dependentes de álcool. Trata-se de fake news e que não corresponde a nenhuma política ou benefício do Governo Federal. O MDS reafirma seu compromisso com a transparência e com a execução de políticas públicas baseadas em marcos legais e em evidências. O que de fato existe é o programa de Cuidado e Acolhimento de Usuários e Dependentes de Álcool e Outras Drogas, que financia vagas para acolhimento exclusivamente voluntário para atender/acolher pessoas com Transtornos causados pelo Uso de Substâncias – TUS e atendem adultos e mães nutrizes. Os contratos firmados fomentam ações de cuidado e tratamento, incluindo projetos e programas voltados à assistência, tratamento e recuperação de pessoas com Transtornos por Uso de Substâncias (TUS), além de apoio à reinserção social dos acolhidos. Verifique a fonte Além das punições legais, quem compartilha fake news pode enfrentar ações civis, como pagamento de indenizações por danos morais. É essencial verificar a veracidade das informações antes de compartilhá-las. O ministério orienta que, em caso de dúvidas, o cidadão deve procurar a Ouvidoria pelo Disque Social 121 ou buscar informações nos canais oficiais, como o portal e as redes sociais do MDS. Assessoria de Comunicação – MDS Fonte: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome

Capacitações fortalecem identificação e recebimento de denúncias de tráfico de pessoas

Brasília, 10/09/2025 – Atendentes do Disque 100, da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH) e do Ligue 180 participam de capacitações voltadas à identificação, ao acolhimento e ao encaminhamento de denúncias de tráfico de pessoas e de trabalho em condições análogas a de escravo. A iniciativa teve início na terça-feira (9) e segue até quinta-feira (11), com participação do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Justiça (Senajus). O objetivo é fortalecer a identificação, a proteção e a assistência às vítimas. A iniciativa integra as ações do 4º Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, que prevê o aprimoramento e a qualificação dos principais canais de denúncia disponíveis. A coordenadora-geral de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas do MJSP, Marina Bernardes, destacou a importância das formações para quem atua diretamente no atendimento. “Capacitar os atendentes e os servidores que atuam nos canais de denúncia é uma forma de garantir respostas mais rápidas e humanizadas às vítimas de tráfico de pessoas. A formação contínua amplia a efetividade das políticas públicas e fortalece a rede de proteção”, disse. As capacitações são promovidas pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) e pelo Ministério das Mulheres, com apoio do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC). O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE) também entraram como parceiros da ação. Entre os temas abordados, estão exploração sexual, trabalho escravo, além dos setores econômicos e das regiões mais vulneráveis. Outro ponto central das formações é a consolidação do Disque 100 e do Ligue 180 como ferramentas de proteção dos direitos humanos. Ambos os canais funcionam 24 horas por dia, de forma gratuita.  Canais de Denúncia:  No Brasil – Comunica PF, Disque 100 (para violações de direitos humanos, de crianças e de adolescentes) e o Ligue 180 (para violações contra mulheres e meninas). No exterior – Procure a Embaixada ou Consulado do Brasil no país em que você se encontra. Fora do horário comercial, entre em contato com o Plantão Consular do Itamaraty, disponível no Brasil, pelo telefone +55 (61) 98260-0610 Atendimento especializado O último dia de capacitação será nesta quinta-feira (11), na Central do Ligue 180. O treinamento terá foco na identificação e no acolhimento de denúncias de tráfico de mulheres e de trabalho escravo. Serão discutidos conceitos sobre tráfico de pessoas, exploração de meninas e adolescentes e trabalho em condições análogas à de escravo. Também serão apresentados a Política Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, coordenada pelo MJSP, e os Espaços da Mulher Brasileira no Exterior (EMuB), coordenados pelo Ministério das Relações Exteriores. Nesta quarta-feira (10), o auditório térreo do MDHC, em Brasília (DF), recebeu a segunda capacitação da semana, direcionada à equipe da ONDH. Foram apresentados os principais setores econômicos e as regiões com maior incidência desses crimes. Metodologias participativas e discussão de fatores de risco permitiram aprofundar a identificação de indicadores e o fluxo de encaminhamento do Disque 100. Na terça-feira (09), na Central do Disque 100, aproximadamente 40 atendentes participaram da primeira capacitação. A atividade abordou dados nacionais e regionais, incluindo vulnerabilidades na bacia do Tapajós, principais indicadores de tráfico de pessoas e de trabalho escravo, além do fluxo do Disque 100. Fonte: Ministério da Justiça e Segurança Pública

Conectando você às notícias de Ponta Porã.

Institucional

PPNews © 2025. Todos os direitos reservados.