Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhar

Neste sábado (10), por volta das 13 horas, na cidade de Ponta Porã (MS) caiu uma chuva com ventos muito fortes, assustando os moradores dos bairros e também do centro da cidade onde se tem registros que árvores caíram devido a ventania.

A Prefeitura de Ponta Porã, através da Secretaria de Assistencia Social, está divulgando um banner com os telefones que podem ser acessados, caso precise:

Conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), moradores de diversas regiões do Estado receberam dois alertas desta tempestade. O primeiro, de nível laranja, é válido para 36 cidades. O aviso indica chuvas entre 30 mm/h e 60 mm/h ou 50 mm/dia e 100 mm/dia, com ventos intensos de 60 km/h a 100 km/h. Há ainda o risco de queda de granizo.

Já o segundo, de nível amarelo, aponta chuvas entre 20 mm/h e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos (40-60 km/h) em 58 municípios do Estado. O aviso também indica o risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, quedas de árvores, descargas elétricas e alagamentos.

Temperaturas

Apesar da chuva, o dia deve permanecer quente em grande parte do Estado. De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), as regiões sul, cone-sul e Grande Dourados registrarão mínimas de 22°C e máximas de até 30°C. Já as regiões pantaneira e sudoeste devem atingir mínimas de até 23°C e máximas de até 32°C.

Nas regiões do bolsão, norte e leste, os termômetros registrarão mínimas de 21°C e máximas de até 35°C. Por fim, Campo Grande terá mínimas de 23°C e máximas de 30°C.

Saiba como se proteger de tempestades

Para evitar incidentes, a Defesa Civil recomenda não se abrigar debaixo de árvores, em casos de rajadas de vento, devido aos riscos de descargas elétricas. Em caso de enxurrada, ou similar, coloque documentos e objetos de valor em sacos plásticos.

Também é recomendável não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, e evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante a tempestade.

A Cedesc (Coordenadoria Estadual de Defesa Civil) disparou SMS para os números cadastrados no 40199, avisando a população para o risco de corte de energia elétrica, queda de árvores e estragos em plantações.

Mais informações estão disponíveis com a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193). Além disso, em caso de queda de energia, a Energisa orienta que os afetados busquem o atendimento pelo WhatsApp (Gisa): (67) 9 9980-0698; e pelo aplicativo Energisa On.

Fonte: com informações Midiamax

Conectando você às notícias de Ponta Porã.

Institucional

PPNews © 2025. Todos os direitos reservados.