Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

FICCO/RR realiza operação em combate ao tráfico de drogas em Roraima

Boa Vista/RR. A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Roraima (FICCO/RR) deflagrou, nesta quinta-feira (02/10), em Boa Vista, a Operação Sucursal para desarticular o setor varejista de drogas em Roraima. Foram cumpridos 17 mandados de prisão e sete mandados de busca contra suspeitos de atuarem na distribuição e venda direta de drogas, como crack e K9. A investigação teve início após a Operação Franchising, que revelou um modelo estruturado de venda e uma logística coordenada no fornecimento interestadual de drogas, evidenciando a atuação organizada dos envolvidos. Os investigados serão indiciados por tráfico de drogas, associação para o tráfico e organização criminosa. A FICCO/RR é composta por integrantes da Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Secretaria de Justiça e Cidadania (SEJUC) e Secretaria de Segurança Pública de Roraima (SESP), atuando de forma integrada no enfrentamento ao crime organizado no Estado. Comunicação Social da Polícia Federal em RoraimaWhatsapp: (95) 98407-9833E-mail: cs.srrr@pf.gov.br Fonte: Polícia Federal

PF prende homem que havia fugido da prisão na Região Serrana do Rio de Janeiro

Macaé/RJ. Na tarde desta quarta-feira (1/10), a Polícia Federal prendeu um homem que estava foragido da Justiça por fugir da prisão. Ele foi capturado no momento em que acompanhava a esposa em uma consulta médica em um hospital, no município da Região Serrana do estado do Rio de Janeiro. O homem, natural de Nova Friburgo, havia sido preso em flagrante no ano de 2014 por traficar cocaína. No entanto, ele escapou da prisão, o que motivou a expedição de mandado de recaptura por parte da Vara de Execuções Penais (TJ/RJ). Diante dos fatos, o preso foi encaminhado para a 151ª Delegacia de Polícia Civil (Nova Friburgo) para os procedimentos de praxe, e em seguida foi encaminhado ao sistema prisional do estado, onde permanecerá à disposição da Justiça. Comunicação Social da Polícia Federal no Rio de Janeiroscs.srrj@pf.gov.br(21) 2203-4404 Fonte: Polícia Federal

PF e PCERJ prendem foragido por homicídio qualificado no Rio de Janeiro

Campos dos Goytacazes/RJ. Na manhã desta quarta-feira (1/10), a Polícia Federal, em ação conjunta com a Polícia Civil do Rio de Janeiro (134ª DP), prendeu um homem foragido pelo crime de homicídio qualificado. A ação ocorreu em Campos dos Goytacazes, município localizado no Norte Fluminense. De acordo com o apurado, o homem teria golpeado a vítima com um facão, causando sua morte imediata. A ação cumpriu o mandado de prisão preventiva expedido pela Vara Criminal de Ribeirão/PE. Após os procedimentos de praxe, o homem foi encaminhado ao sistema prisional do estado, onde permanecerá à disposição da Justiça. Ele responderá pela prática do crime de homicídio qualificado. Comunicação Social da Polícia Federal no Rio de Janeiroscs.srrj@pf.gov.br(21) 2203-4404 Fonte: Polícia Federal

TRE-MS convoca eleitores para 1º título e regularização cadastral

Ponta Porã News – Notícias de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero O Tribunal Regional Eleitoral do Mato Grosso do Sul (TRE-MS) irá realizar um plantão especial para atendimento aos eleitores do Estado durante o mês de outubro. A iniciativa é voltada especialmente para os eleitores que tiveram seus títulos cancelados e precisam regularizar, ou aos que necessitam fazer a biometria, atualizar dados cadastrais, transferir o local […] (TRE-MS convoca eleitores para 1º título e regularização cadastral)

Ju Souc Trio chega a Ponta Porã com show gratuito na sexta-feira

Depois de passar por Campo Grande e Naviraí, o projeto “Ju Souc Trio” desembarca em Ponta Porã, terceira cidade a receber a circulação que percorre quatro municípios de Mato Grosso do Sul. O show será realizado nesta sexta-feira (3), às 19h30, na Feira Fronteira Criativa, dentro da Praça Pedro Manvailer, que fica na Rua Antônio João esquina com a Rua Sete de Setembro, centro do município. A entrada é gratuita e a classificação é livre. Produzido e liderado pela compositora e multi-instrumentista Ju Souc, o trio é formado ainda por Márcio Alves de Jesus (percussão) e Willian Ferreira (baixo). A proposta é levar música autoral e brasilidades, aliadas a um forte viés de consciência social, tendo a arte como ferramenta de combate à misoginia e de promoção da visibilidade das mulheres. Na estrada desde setembro, o projeto tem emocionado o público por onde passa. Para Ju Souc, a experiência de circular com o trabalho pelo Estado amplia a força da mensagem e a conexão com diferentes culturas. “Tem sido transformador levar esse projeto a cidades tão diversas de Mato Grosso do Sul. Estar em Ponta Porã, que traz em suas raízes essa identidade transfronteiriça tão rica, é motivo de grande empolgação. A música dialoga com fronteiras e aqui isso ganha ainda mais sentido: é a oportunidade de compartilhar brasilidades e reflexões com um público que respira múltiplas culturas”, afirma a idealizadora do projeto. O show em Ponta Porã será realizado em parceria com a Prefeitura Municipal e UFMS dentro do evento Fronteira Criativa. Para Leonardo Souza Silva, diretor do Campus da UFMS em Ponta Porã, a chegada do projeto traz um marco de cultura e cidadania. “É sempre uma satisfação receber apresentações musicais como essa, que nos permitem conhecer e valorizar ainda mais os nossos artistas. Ter o ‘Ju Souc Trio’ dentro do Fronteira Criativa, amplia o alcance do projeto e dá um significado especial à programação. A arte e a cultura cumprem um papel fundamental na formação dos nossos estudantes e no fortalecimento da nossa comunidade acadêmica. E, quando essa música vem acompanhada de uma pauta tão necessária, como o enfrentamento à violência contra a mulher, o impacto é ainda maior. É arte e transformação social”.Após a passagem por Ponta Porã, Ju Souc Trio fará uma apresentação no município de Aquidauana. A data e local ainda serão divulgados pela equipe de produção dos artistas. O projeto é realizado com recursos da PNAB – Política Nacional Aldir Blanc, do MinC – Ministério da Cultura – e Governo Federal, por meio de edital da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), Setesc e Governo do Estado. Informações sobre o projeto pelo Instagram (@emmuc.produtora ou jusouc.music). Bastidores – Embora celebre brasilidades, ritmos e criações autorais, o projeto também chama atenção para uma dura realidade. O Estado de Mato Grosso do Sul segue entre os estados com os maiores índices de feminicídio do Brasil. De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2024, o MS ocupa a segunda maior taxa nacional de violência contra a mulher, ficando atrás apenas de Mato Grosso. Só até setembro deste ano, já foram registradas 28 mulheres vítimas de feminicídio e 1.720 casos de violência doméstica, conforme publicado no site Monitor de Violência Contra a Mulher. Serviço:Ju Souc Trio – Show gratuitoPonta Porã – 03 de outubro (sexta-feira), 19h30 – Feira Fronteira CriativaPraça Pedro Manvailer – Rua Antônio João esquina com Rua Sete de Setembro – CentroClassificação: Livre

Palmeiras goleia Vasco e assume vice-liderança do Brasileirão

O Palmeiras garantiu uma vitória convincente por 3 a 0 sobre o Vasco da Gama na noite desta quarta-feira, em partida válida pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com uma atuação avassaladora no primeiro tempo, o Alviverde não deu chances ao adversário, selando o placar com gols de Flaco López (duas vezes) e Vitor Roque. A partida no Allianz Parque marcou o fim da sequência invicta do Vasco e catapultou o Verdão à vice-liderança da competição. O Jogo Os três gols palmeirenses foram construídos nos primeiros 45 minutos. Logo aos seis minutos, Flaco López abriu o marcador. Após um lançamento preciso de Gustavo Gómez para Raphael Veiga, que tocou para o atacante argentino, a bola desviou na defesa vascaína, mas Flaco aproveitou para avançar e finalizar com precisão no canto de Léo Jardim. O Vasco tentou reagir, com Rayan aos 12 minutos e um desvio perigoso de Vegetti, mas o goleiro Weverton esteve atento. No entanto, foi o Palmeiras quem ampliou a vantagem. Aos 16, Andreas Pereira recuperou a posse, acionou Felipe Anderson que abriu para Piquerez. O lateral cruzou na área, e a defesa cruzmaltina se atrapalhou, deixando Flaco López livre para balançar as redes novamente. São Paulo perde quarta consecutiva no Morumbis e aumenta pressão pós-Libertadores O bombardeio palmeirense continuou. Cerca de cinco minutos depois, Vitor Roque recebeu de Flaco López, driblou Paulo Henrique com destreza e finalizou para fazer o terceiro gol, ampliando a festa da torcida. Uma cobrança de falta de Andreas Pereira ainda exigiu uma boa defesa de Léo Jardim antes do intervalo. O segundo tempo trouxe menos emoções, com o Palmeiras administrando a larga vantagem. Embora Piquerez e Andreas Pereira tenham arriscado de longe, e Vitor Roque tenha tido um gol anulado por impedimento após revisão do VAR, o placar não se alterou. O Vasco, apesar de algumas investidas de Rayan, Coutinho e Andrés Gómez, esbarrou nas defesas seguras de Weverton. Com o resultado, o Palmeiras assume provisoriamente a segunda colocação da tabela, somando 51 pontos, e aguarda o resultado do jogo do Cruzeiro nesta quinta-feira para confirmar a posição. O Vasco, por sua vez, interrompe uma invencibilidade de sete jogos e se mantém na 12ª posição, com 30 pontos. Próximos Confrontos: O Palmeiras terá um clássico pela frente na 27ª rodada, enfrentando o São Paulo no Morumbis no domingo, 5 de outubro de 2025, às 16h (de Brasília). Empate amargo: Internacional estreia Ramón Díaz com 1 a 1 diante do Juventude  Já o Vasco buscará a reabilitação em casa, em São Januário, no mesmo dia e horário, contra o Vitória. FICHA TÉCNICA Palmeiras 3 x 0 Vasco Competição: Campeonato Brasileiro (26ª rodada) Local: Allianz Parque, São Paulo (SP) Data: 1º de outubro de 2025 (quarta-feira) Horário: 19h (de Brasília) Público: 34.355 torcedores Renda: R$ 2.836.452,40 Arbitragem: Árbitro: Rafael Rodrigo Klein (RS) Assistentes: Bruno Boschilia (PR) e Maurício Coelho Silva Penna (RS) VAR: Daniel Nobre Bins (RS) Cartões Amarelos: Palmeiras: Aníbal Moreno Vasco: Paulo Henrique Gols: Palmeiras: Flaco López (6′ do 1ºT) Palmeiras: Flaco López (17′ do 1ºT) Palmeiras: Vitor Roque (23′ do 1ºT) Palmeiras: Goleiro: Weverton Defensores: Giay, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez Meio-campistas: Aníbal Moreno, Andreas Pereira (Allan), Raphael Veiga (Ramón Sosa) e Felipe Anderson (Facundo Torres) Atacantes: Flaco López (Mauricio) e Vitor Roque (Bruno Rodrigues) Técnico: Abel Ferreira Vasco: Goleiro: Léo Jardim Defensores: Paulo Henrique, Robert Renan, Lucas Oliveira (Matheus Carvalho) e Puma Rodríguez Meio-campistas: Tchê Tchê e Hugo Moura Atacantes: Rayan, Coutinho e Nuno Moreira (Andrés Gómez); Vegetti (David) Técnico: Fernando Diniz Fonte: Esportes

Empate eletrizante na Ilha: Sport e Fluminense dividem pontos em jogo de quatro gols no Brasileirão

Em um confronto repleto de reviravoltas e emoção, Sport e Fluminense protagonizaram um empate em 2 a 2 na noite desta quarta-feira, na Ilha do Retiro, em partida válida pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. Todos os gols do duelo aconteceram no segundo tempo, culminando em uma igualdade selada nos acréscimos pelo time pernambucano. O resultado impediu o Fluminense de se aproximar do G6, deixando a equipe carioca com 35 pontos. Para o Sport, o ponto conquistado foi importante na luta contra o rebaixamento, mas a equipe permanece na lanterna da competição, com 15 pontos. Primeiro Tempo A partida começou com as duas equipes buscando o ataque. O Sport assustou logo no primeiro minuto, com uma finalização de Rivera que exigiu defesa de Fábio. O Fluminense respondeu com um chute de Canobbio que passou por cima do travessão. Os visitantes mostraram maior organização em campo e quase abriram o placar aos 23 minutos, quando Canobbio acertou a trave após passe de Lucho Acosta. Próximo ao intervalo, Martinelli chegou a balançar as redes para o Flu, mas o gol foi anulado por falta no início da jogada, mantendo o placar inalterado. São Paulo perde quarta consecutiva no Morumbis e aumenta pressão pós-Libertadores Segundo Tempo A etapa complementar reservou todas as emoções da noite. O Sport tentou pressionar nos primeiros minutos, mas encontrava dificuldades em furar a defesa tricolor. O Fluminense, por sua vez, equilibrou as ações e foi mais eficiente. Aos 18 minutos, Lucho Acosta aproveitou um rebote na área, após Cano acertar a trave, e abriu o placar para o Tricolor. A reação do Sport não demorou. Aos 27 minutos, Lucas Lima recebeu passe na área e, com uma cavadinha elegante, superou Fábio para empatar o jogo e incendiar a torcida na Ilha. O duelo ficou aberto, com ambas as equipes buscando a vitória. Aos 37 minutos, a arbitragem, com auxílio do VAR, assinalou pênalti para o Fluminense após Ignacio ser derrubado na área. John Kennedy não desperdiçou e recolocou os cariocas à frente. No entanto, quando a vitória tricolor parecia selada, o Sport, na base da raça, buscou o empate nos minutos finais. Aos 51 minutos, Luan Cândido aproveitou um cruzamento e se esticou para empurrar a bola para o fundo das redes, decretando a igualdade em 2 a 2. Próximos desafios: O Fluminense terá pela frente um confronto direto no Campeonato Brasileiro, recebendo o Atlético-MG no Maracanã no sábado, 4 de outubro, às 18h30 (de Brasília). Empate eletrizante em Bragança: Santos cede igualdade ao Bragantino em jogo de quatro gols Já o Sport viajará para enfrentar o Cruzeiro no Mineirão, no domingo, 5 de outubro, às 20h30 (de Brasília). FICHA TÉCNICA Sport 2 x 2 Fluminense Competição: Campeonato Brasileiro (26ª rodada) Local: Ilha do Retiro, Recife (PE) Data: 1º de outubro de 2025 (quarta-feira) Horário: 19h (de Brasília) Arbitragem: Árbitro: Raphael Claus Assistentes: Daniel Luis Marques e Luiz Alberto Andrini Nogueira VAR: Estevam da Silva Cartões Amarelos: Sport: Matheus Alexandre, Zé Lucas e Ramírez Fluminense: Ignácio Gols: Fluminense: Acosta (19′ do 2ºT) Sport: Lucas Lima (28′ do 2ºT) Fluminense: John Kennedy (38′ do 2ºT) Sport: Luan Cândido (53′ do 2ºT) Sport: Goleiro: Gabriel Defensores: Matheus Alexandre, Rafael Thyere, Ramon Menezes e Luan Cândido Meio-campistas: Zé Lucas (Lucas Lima), Rivera, Hyoran (Léo Pereira) e Matheusinho (Atencio) Atacantes: Barletta (Romarinho) e Ramirez (Pablo) Técnico: Daniel Paulista Fluminense: Goleiro: Fábio Defensores: Guga (Samuel Xavier), Ignácio, Freytes e Renê Meio-campistas: Hércules (Otávio), Martinelli e Lucho Acosta (Lima) Atacantes: Canobbio (Soteldo), Cano (John Kennedy) e Serna Técnico: Luís Zubeldía Fonte: Esportes

A maior competição de Foguetes de MS acontece em novembro, em Ponta Porã

A cidade de Ponta Porã será palco, em novembro, da maior competição de foguetes de Mato Grosso do Sul. A IV Olimpíadas de Foguetes JatoPet – 1ª Edição Binacional vai reunir alunos de diferentes faixas etárias do Brasil e do Paraguai em uma experiência que une ciência, tecnologia, inovação e sustentabilidade. O projeto desafia os participantes a construírem foguetes impulsionados por água e ar comprimido, utilizando garrafas PET e bases em PVC. Além de estimular o aprendizado científico, a iniciativa promove a conscientização sobre repensar, reduzir, reutilizar e reciclar materiais, incentivando práticas sustentáveis para o futuro. As provas A competição conta com quatro modalidades: Foguete Criativo – Construção baseada em um tema, apresentada em exposição. Não há exigência de voo. Tempo de Voo – Mede o tempo em que o foguete permanece no ar após lançamento a 90°, podendo incluir paraquedas. Lançamento Oblíquo – Avalia a distância percorrida pelo foguete lançado a 45°. Foguete de Precisão – Testa a habilidade de acertar um alvo a 73 metros de distância. As equipes são formadas por dois a três estudantes e podem ser multisseriadas, incentivando a colaboração entre diferentes níveis escolares. Outras competições Além dos foguetes, o evento contará com a Competição de Xadrez, voltada ao Ensino Fundamental II e Ensino Médio, sob organização do professor Inácio Roader, presidente do Clube de Xadrez de Ponta Porã e vice-presidente da FESMAX. Haverá também a Competição de Cubo Mágico (3×3), com categorias para Ensino Fundamental II e Ensino Médio, coordenada pela professora Eduarda Skaling, da EE Pedro Afonso Pereira Goldoni – Extensão Graça de Deus. Novidade em 2025 Esta edição traz como destaque a participação piloto de escolas municipais na modalidade Foguete Criativo, criada especialmente para esse público. O objetivo é promover a integração entre o Ensino Fundamental I (rede municipal) e o Ensino Fundamental II (rede estadual), fortalecendo a transição entre as etapas da educação básica. Organização e objetivo A iniciativa é organizada pela Coordenadoria Regional de Educação (CRE-11), pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus Ponta Porã (UFMS) e pela Associação Pontaporanense de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia (APECCT). O propósito é estimular a cultura científica na região de fronteira, ampliando horizontes do raciocínio lógico, da inovação e da descoberta tecnológica, além de preparar os estudantes para o exercício da cidadania e para futuros desafios acadêmicos e profissionais. O tema escolhido para esta edição é “A fronteira como espaço de convivência multicultural”, em reconhecimento à diversidade da região e à participação de escolas paraguaias. “Neste evento estamos preparados para receber 37 escolas, além de buscar fomentar práticas inovadoras nas escolas ao longo do ano letivo, bucamos valorizar aquilo que as escolas tem feito ao longo dos anos. É uma oportunidade muito rica de aprofundar os conhecimentos, desenvolver na prática a ciência e tecnologia de forma inovadora a todos os alunos da fronteira”. Afirmou Fernando Moltocaro, membro organizador da Olimpiadas de Foguetes. Programação 6 de novembro – Exposições do Planetário da UEMS, da PantaBIO Startup, da Feira Oceânica da UFGD e uma mostra de Robótica Educacional, com participação da Secretaria Municipal de Educação, Escolas Estaduais, Instituto Federal e UFMS. Também haverá a palestra sobre Inteligência Artificial, ministrada por Antônio Coelho, referência estadual na área e analista de governança em TI do SEBRAE. 7 de novembro – Dia das competições, com todas as modalidades acontecendo simultaneamente, além de palestras, exposições, recepção de autoridades e uma apresentação cultural que valoriza a riqueza multicultural da fronteira. Siga nossa página no Instagram @olimpiadasdefoguetes Autor: Fernando A. Moltocaro.

Metanol: O que fazer em casos de suspeita de intoxicação

Com a ocorrência de casos de intoxicação por metanol, o Ministério da Saúde reforça a vigilância e quais as ações devem ser tomadas caso haja suspeita de consumo de bebida alcoólica adulterada. O metanol é um álcool usado em solventes e outros produtos químicos, sendo extremamente perigoso quando ingerido. Ele pode atacar o fígado, cérebro e o nervo óptico, levando a cegueira, coma e em casos extremos a morte.  Até o momento, o Centro Nacional de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS Nacional) recebeu 43 notificações de intoxicação por metanol no país: 39 casos em São Paulo (10 confirmados e 29 em investigação) e 4 em investigação em Pernambuco. Foi registrado um óbito em São Paulo, enquanto outros sete seguem em investigação (cinco em SP e dois em PE). Além disso, foram descartados 4 casos suspeitos.  O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destaca que o reforço tem o objetivo de chamar a atenção dos profissionais de saúde. “É muito importante aumentar o número de notificações de casos suspeitos. Nós já temos um guia para orientar os profissionais: como tratar e como diagnosticar. Além disso, também temos no Brasil o antídoto recomendado, o etanol farmacêutico”, explica.   Prevenção ao consumo   Como medida de prevenção para quem frequenta festas, bares e eventos, o ministro da Saúde orientou a população sobre cuidados essenciais. “Como ministro da Saúde e médico, posso dizer que temos três regras em relação às bebidas alcoólicas: se beber, não dirija; se beber, mantenha-se hidratado e bem alimentado, pois isso reduz os impactos de uma bebida adulterada; e, se for beber, certifique-se da segurança da origem, verificando se o lacre está intacto”, alertou.  Orientações para a população    Os principais sintomas devido à intoxicação por metanol podem aparecer entre 12h e 24h após a ingestão da substância. Neste momento em que há uma alta nas notificações, é importante redobrar a atenção porque os sinais se associam aos de uma ressaca comum. São eles:  Dor abdominal;  Visão adulterada;  Confusão mental;  Náusea.  Diante desses sinais, o paciente deve procurar o atendimento médico no serviço de emergência mais próximo a sua casa para investigação diagnóstica e tratamento adequado.   A orientação é que, ao chegar à unidade de saúde, a pessoa com sintomas informe que consumiu bebida alcoólica e em qual contexto. O ideal é que o paciente relate, por exemplo, se esteve em uma festa antes de procurar atendimento no SUS, que tipo de bebida ingeriu, se haviam rótulos nas embalagens e qual foi o horário da ingestão.   Orientações para os profissionais   Ao reconhecer que o paciente foi intoxicado por metanol, o profissional de saúde deve ligar para o Centro de Informação e Assistência Toxicológica públicos (CIATox) de sua região para que o serviço de saúde faça a notificação e a investigação do caso.  Atualmente, existem 32 CIATox, em 19 estados brasileiros com equipes multidisciplinares de médicos, enfermeiros e farmacêuticos, dentre outros. Os Centros funcionam em hospitais universitários, secretarias estaduais e municipais de saúde fundações estaduais.  Tratamento   Para os casos confirmados de intoxicação por metanol, o antídoto recomendável é o etanol farmacêutico. O produto é feito por laboratórios e farmácias de manipulação, em grau de pureza adequado para uso médico. A administração, intravenosa ou oral, é sempre controlada. Quando há necessidade clínica, os Centros de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox) ou as secretarias de saúde solicitam a manipulação do produto.  Camila Nunes e Juliana SoaresMinistério da Saúde   Fonte: Ministério da Saúde

5ª CNPM: Márcia Lopes publica edital de R$ 10 milhões e lança políticas públicas voltadas para as mulheres

O último dia de atividades da 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (5ª CNPM) foi marcado pela assinatura de diversos atos, incluindo o edital de R$ 10 milhões para secretarias e organismos municipais de políticas para as mulheres, o lançamento de cartilhas e a aprovação do relatório final, que servirá como base para a elaboração do novo Plano Nacional de Políticas para as Mulheres. Todas as propostas, oriundas de plenárias municipais e estaduais, foram aprovadas nesta quarta-feira (1º) pelas participantes na plenária final da 5ª CNPM, reforçando o compromisso do Governo Federal com a cidadania, a democracia e a construção coletiva de políticas públicas para as mulheres em toda a sua diversidade. “A nossa conferência só terminará com a abertura da próxima conferência, que eu espero que seja também com o presidente Lula. Levem aos seus estados e municípios essa alegria, força, entusiasmo e paixão. Vocês nos encheram de energia”, afirmou a ministra Márcia Lopes. As diretrizes que integrarão o novo Plano Nacional de Políticas para as Mulheres foram divididas em 15 temas, entre eles a redução da jornada de trabalho e a promoção da equidade de gênero, com o fim da escala 6×1; além da igualdade salarial e de condições dignas para todas as mulheres — com foco em mulheres negras, indígenas, trans, travestis, mulheres com deficiência, quilombolas, mães atípicas, mulheres acima de 50 anos, egressas do sistema prisional e privadas de liberdade. Ainda na plenária final, foram aprovadas 33 moções, com 98% de votos favoráveis. “A luta não acaba, nunca. Nós precisamos construir, não somente o Brasil, mas a América Latina, o Caribe — um mundo de paz, um mundo onde a Palestina seja livre, um mundo sem guerra. Um mundo em que as mulheres se sintam livres e em que não haja nenhum tipo de violência contra as mulheres”, enfatizou a ministra. Atos assinados pela ministra A ministra Márcia Lopes assinou, nesta quarta-feira (1º), o edital para doação de veículos com o objetivo de fortalecer a atuação de secretarias e organismos municipais de políticas para as mulheres em todo o território nacional. O chamamento público prevê o repasse de R$ 10 milhões, contemplando as cidades com até 100 mil habitantes que possuam secretarias ou organismos de políticas para as mulheres, com Conselho de Direitos das Mulheres. A ministra também assinou o ato que cria a plataforma DataMulheres, uma ferramenta digital de informações sobre a realidade socioeconômica das mulheres brasileiras, desenvolvida pelo Observatório Brasil da Igualdade de Gênero, em parceria com a Dataprev. “Os atos assinados aqui têm que ter repercussão em cada estado e município. Eu tenho dito: não é Brasília, não é o Governo Federal que irá romper, que vai construir tudo aquilo de que a gente precisa em relação às políticas para as mulheres”, frisou. A iniciativa norteará os trabalhos de gestoras e gestores públicos dos três níveis federativos (federal, estadual e municipal), pesquisadores, observatórios, centros de estudos e instituições acadêmicas que produzem análises sobre as desigualdades de gênero, além de secretarias e organismos de políticas para as mulheres. O DataMulheres integra dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, do Ministério do Trabalho e Emprego, do Ministério da Saúde e do IBGE. A ministra também assinou a portaria do Programa de Fortalecimento da Gestão de Políticas para as Mulheres e três Acordos de Cooperação Técnica (ACTs): com os Correios, para a realização de ações de enfrentamento à violência contra as mulheres e divulgação do Ligue 180; com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), para promoção de ações de apoio à qualificação profissional de mulheres vítimas de violência; e com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), a Procuradoria-Geral do Estado (PGE), o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a Defensoria Pública da União (DPU), na agenda de enfrentamento à violência política contra as mulheres. “A Defensoria está disponível para atuar ao lado das mulheres, no combate à violência, ao assédio e a todas as formas de discriminação”, afirmou o defensor público-geral federal, Leonardo Magalhães. Lançamento de cartilhas Pela manhã, a ministra Márcia Lopes realizou o lançamento de duas cartilhas, em parceria com a Associação Nacional de Travestis e Transexuais, ONU Mulheres e a ONU Direitos Humanos. O guia “Todas as Mulheres: Dignidade, Cidadania e Direitos Humanos para Travestis e Mulheres Trans” apresenta os fundamentos legais da proibição da discriminação contra travestis e mulheres trans, os parâmetros de direitos humanos para protegê-las dessa discriminação e destaca as principais conquistas recentes e recomendações de mecanismos internacionais de direitos humanos aplicáveis ao Brasil. A ministra também lançou a cartilha “Mulheres nas Ações Climáticas: participação política na construção de um futuro digno e justo”, com informações sobre os impactos das mudanças climáticas para as mulheres.   Fonte: Ministério das Mulheres

Conectando você às notícias de Ponta Porã.

Institucional

PPNews © 2025. Todos os direitos reservados.