Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Vereadora é investigada por suspeita de participação em tentativa de homicídio na fronteira

Ponta Porã News – Notícias de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero Uma vereadora de Cerro Corá, cidade vizinha de Pedro Juan Caballero, é investigada por suposta participação em um tiroteio neste final de semana. O incidente, ocorrido em Pedro Juan Caballero, deixou Virgilio Gabriel Arteta Palacios, de 33 anos, ferido. De acordo com o relatório preliminar, a violência teria começado após uma discussão entre o vereador […] (Vereadora é investigada por suspeita de participação em tentativa de homicídio na fronteira)

Encontro Nacional da Estratégia Alimenta Cidades promove troca de experiências em agricultura urbana

Fortalecer a governança intersetorial e o financiamento em ações de segurança alimentar. Soluções para os temas foram discutidas no primeiro dia do III Encontro Nacional da Estratégia Alimenta Cidades, nesta segunda-feira (22.09), em Belo Horizonte. Com apoio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), o evento pretende fortalecer a agenda alimentar urbana no Brasil. O encontro abre espaço para o diálogo e a troca de conhecimentos entre técnicos de diversas áreas do país sobre medidas de segurança alimentar e nutricional. No painel “Rotas de implementação: diálogo sobre a experiência das cidades”, representantes de cinco municípios relataram suas experiências no âmbito da Estratégia Alimenta Cidades. O gerente de Segurança Alimentar de Palmas, Felipe Coelho, destacou que a estratégia trouxe conquistas ao município, muito por conta do apoio institucional demonstrado pelo Governo do Brasil em diferentes etapas. “Fizemos as oficinas, diagnosticamos as nossas necessidades e, com o apoio do MDS, conseguimos ter o suporte para que a execução da rota pudesse acontecer”, pontuou. “A estratégia nos proporcionou dois elementos importantes: a oportunidade de o município olhar para a segurança alimentar e nutricional e, com isso, aprofundar o nosso diagnóstico sobre a situação. A gente conseguiu pensar em outras formas de fazer política pública e de interagir com a população”, ponderou o coordenador de Segurança Alimentar e Nutricional de João Pessoa, Ítalo Procópio. Também no painel, a secretária de Segurança Alimentar e Nutricional de Belo Horizonte, Darklane Dias, lembrou de iniciativas tomadas pela gestão na implementação das rotas. “Nos preocupamos em como a rota dialogaria com o controle social já instituído e como seria o diálogo com os instrumentos de gestão a nível federal”, relatou. No caminho, a participação social e de colegiados foi intensa e intersetorial em Belo Horizonte. “Nós elencamos 15 ações na nossa rota, que passam por várias dimensões de conexão com o plano de segurança alimentar: agricultura urbana, saúde, esporte, assistência social”, exemplificou Dias. Representantes de Curitiba e Brasília também contribuíram com o painel. No auditório, o público era formado por dezenas de técnicos de municípios brasileiros que já estão ou pretendem desenvolver e fortalecer, em seus territórios, políticas públicas focalizadas na segurança alimentar e nutricional de famílias em vulnerabilidade social. Alimenta Cidades A coordenadora-geral de Promoção da Alimentação Saudável do MDS, Gisele Bortolini, mediou o debate. “Ouvimos experiências bastante diferentes, mas com elementos transversais. Cada cidade avança na agenda alimentar urbana, a partir da sua realidade e seu diagnóstico. O Alimenta Cidades também proporciona isso: conhecer as inovações das cidades, se inspirar e se apoiar”, afirmou. “O tema do abastecimento apareceu muito: de fato, fazer com que a comida chegue na periferia é um desafio, e é para isso que a Estratégia existe. A gente precisa avançar nesse sentido e, de alguma forma, vemos que todas as cidades aqui contribuem para isso. Temos uma série de experiências que podem inspirar outras cidades”, pontuou a representante do MDS. A Estratégia Alimenta Cidades vem sendo desenvolvida em municípios prioritários, conforme a Portaria MDS Nº 987, a partir de medidas que considerem o contexto específico dos territórios, com foco em garantir o acesso à alimentação para populações mais vulnerabilizadas. Em julho de 2025, o MDS ampliou a Estratégia Alimenta Cidades para 91 municípios por meio da  Portaria nº 1.098 de 15 de julho de 2025 e para 18 municípios do Rio Grande do Sul por meio da Portaria n° 1.101 de 22 de julho de 2025.  Encontro Nacional O III Encontro Nacional da Estratégia Alimenta Cidades segue até quarta-feira (22.09), promover reflexões sobre os desafios e oportunidades para a construção de sistemas alimentares urbanos saudáveis, sustentáveis e circulares, valorizando soluções locais e práticas inovadoras. Além de fomentar o diálogo técnico e político, o evento acolhe as novas cidades que passam a integrar a Estratégia, ampliando a rede de municípios comprometidos com o direito humano à alimentação adequada. A programação inclui debates, rodas de conversa, oficinas, exposições e visitas de campo, com foco em fortalecer políticas alimentares urbanas e promover o direito humano à alimentação adequada. Confira aqui.  Assessoria de Comunicação – MDS Fonte: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome

Ministro Camilo compõe comitiva em 80ª Assembleia Geral da ONU

O ministro da Educação, Camilo Santana, acompanha o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, junto à comitiva com outros ministros e especialistas do Governo brasileiro, durante uma série de agendas estratégicas da 80ª Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU), no período de 22 a 24 de setembro de 2025, em Nova York, nos Estados Unidos.  Como é tradição desde 1955, o Brasil será o primeiro Estado-membro a discursar na abertura do Debate Geral. O presidente Lula fará a intervenção no dia 23 pela manhã, logo após as falas do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, e da presidente da 80ª Assembleia Geral, Annalena Baerbock, da Alemanha. A abertura é considerada uma oportunidade para apresentar à comunidade internacional as prioridades da política externa do Brasil.  O tema da 80ª sessão é “Melhor Juntos: 80 Anos e mais para paz, desenvolvimento e direitos humanos”, em celebração às oito décadas de existência da organização. À margem do Debate Geral, aproveitando a presença dos líderes mundiais, Lula manterá encontros com o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, e com chefes de Estado e de governo de outras nações.  Nesta segunda-feira (22), Lula participou da segunda sessão da Conferência Internacional de Alto Nível para a Resolução Pacífica da Questão Palestina e a Implementação da Solução de Dois Estados, convocada por França e Arábia Saudita.  Acompanhado do ministro Camilo, da primeira-dama Rosângela Lula da Silva, o presidente também se reuniu com executivos da rede social TikTok para discutir medidas de regulamentação das redes sociais e o ECA Digital, recentemente sancionado, que combate a adultização de crianças na internet.  Agenda – No dia 24, Lula copresidirá, ao lado do presidente do Chile, Gabriel Boric, e do presidente do Governo da Espanha, Pedro Sánchez, a segunda edição do evento “Em Defesa da Democracia”. A iniciativa reúne líderes de todas as regiões do mundo para fortalecer o multilateralismo, o Estado de Direito e a cooperação contra o extremismo, a desinformação, o discurso de ódio e o enfraquecimento das instituições democráticas.  No dia 23, o presidente Lula participará, juntamente com o secretário-geral da ONU, do evento de alto nível sobre ação climática, voltado a impulsionar a mobilização internacional e estimular a apresentação de novas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) rumo à COP30.  Entre os destaques está a apresentação do Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF), iniciativa brasileira que propõe um modelo inovador de financiamento para a conservação das florestas tropicais. O fundo será oficialmente lançado durante a COP30, agendada para novembro, em Belém (PA).  Ao longo da semana, a delegação brasileira participará de encontros sobre temas prioritários, como reforma do Conselho de Segurança da ONU, paz e segurança internacional, combate ao extremismo, mudança do clima, desenvolvimento sustentável, segurança alimentar e saúde. O ministro das Relações Exteriores Mauro Vieira deverá realizar reuniões com chanceleres de diversos países e participará de reuniões de grupos multilaterais, como BRICS, G77/China e L.69.  80 anos – A 80ª Assembleia Geral das Nações Unidas marca os 80 anos de fundação da ONU, criada em 1945 com a assinatura da Carta de São Francisco. O Brasil foi um dos 51 signatários originais. A criação da ONU representou não apenas o fim da Segunda Guerra Mundial, mas o compromisso da comunidade internacional com a paz, os direitos humanos, a igualdade soberana entre os Estados e o desenvolvimento sustentável. Atualmente, a organização reúne 193 Estados-membros e dois Estados observadores: a Palestina e a Santa Sé.  Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República  Fonte: Ministério da Educação

Em Nova York, Marina Silva recebe prêmio internacional por liderança na conservação do meio ambiente

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, recebeu, nesta segunda-feira (22/9), o Prêmio por Liderança Excepcional em Conservação (Distinguished Leadership in Conservation Award) em Nova York, nos Estados Unidos. A condecoração é oferecida desde 2012 pela organização estadunidense Wildlife Conservation Society (WCS) a líderes globais com atuação extraordinária pela preservação do meio ambiente e da vida humana. É a primeira vez que uma brasileira é homenageada. Concedido anteriormente a nomes como a ex-secretária de Estado e senadora dos EUA, Hillary Clinton, o naturalista britânico Sir David Attenborough, e o Enviado Especial do Secretário-Geral da ONU para Ação Climática e ex-prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, o prêmio foi entregue à ministra pelo presidente e CEO da WCS, Adam Falk, durante cerimônia no Zoológico do Central Park como parte da Semana do Clima de Nova York. Marina Silva afirmou se sentir honrada em receber a homenagem, que não é apenas um reconhecimento por sua longa trajetória enquanto liderança ambiental, mas pela importância global do Brasil para a preservação do meio ambiente e enfrentamento à mudança do clima, às vésperas da COP30, Conferência do Clima da ONU que ocorre em Belém em novembro.  “Desde que o presidente Lula assumiu o cargo, alcançamos 46% de redução do desmatamento na Amazônia, lançamos uma nova NDC alinhada à meta de 1,5ºC, construímos políticas que beneficiam povos indígenas e comunidades locais, os verdadeiros guardiões da biodiversidade, e criamos novos mecanismos econômicos para valorizar a manutenção das florestas em pé, como o Fundo Florestas Tropicais Para Sempre (TFFF), que pode beneficiar cerca de 70 países detentores de florestas tropicais. Tudo isso é fruto do compromisso das equipes do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Ibama, ICMBio, Jardim Botânico do Rio de Janeiro e demais instituições do governo brasileiro, aliado às valiosas contribuições da sociedade civil e academia”, destacou. “Pessoalmente e em minha atuação pública, empenho todos os esforços para integrar economia e ecologia, a única maneira de garantir um futuro próspero e sustentável para a humanidade.” “É uma oportunidade excepcional para a WCS conceder esta homenagem a uma verdadeira líder de longa data, a ministra Marina Silva”, disse Falk. “Sua liderança definiu o que se torna possível quando ambição, coragem e experiência convergem na luta para proteger a natureza e o clima global e defender os direitos dos povos indígenas e das comunidades tradicionais.” Prêmio Thomas E. Lovejoy À ocasião, a segunda edição do Prêmio Thomas E. Lovejoy também foi entregue a Martin von Hildebrand, antropólogo e etnólogo que há 50 anos trabalha na defesa dos direitos dos povos indígenas e para a conservação da Amazônia.  A condecoração homenageia o legado do biólogo estadunidense especialista em biodiversidade Thomas E.Lovejoy, falecido em 2021. É concedida pelas organizações WCS, Conservação Internacional (CI), Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF) e WWF dos Estados Unidos. Assessoria Especial de Comunicação Social do MMAimprensa@mma.gov.br(61) 2028-1227/1051Acesse o Flickr do MMA   Fonte: Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima

Ciclista é atropelado e morto por caminhão em Dourados

Ponta Porã News – Notícias de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero Um ciclista morreu após ser atropelado por um caminhão na noite desta segunda-feira (19), em Dourados. O acidente ocorreu no cruzamento da rua Joaquim Teixeira Alves com a Cider Cerzósimo de Souza, no bairro Jardim Clímax. De acordo com as primeiras informações apuradas no local, o homem — cuja identidade ainda não foi confirmada pelas […] (Ciclista é atropelado e morto por caminhão em Dourados)

Títulos, fomento e lançamento de R$ 32 milhões a quilombolas marcam Seminário na ALEMS

Um dia histórico para membros da luta pela Reforma Agrária, indígenas e quilombolas  sul-mato-grossenses aconteceu nesta segunda-feira (22) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), com a realização do Seminário Reforma Agrária como Dinamizador do Desenvolvimento Sustentável. O evento proposto pelo deputado estadual Zeca do PT, presidente da Comissão de Desenvolvimento Agrário, Assuntos Indígenas e Quilombolas e foi marcado pela entrega de títulos agrários, fomento à mulheres assentadas chefes de família, lançamento de R$ 32 milhões a Condomínio Quilombola, Selo Indígena, entre outros.   Mulheres assentadas receberam recursos de fomento Com as presenças da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, da secretária-executiva do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Fernanda Machiaveli, representando o ministro Paulo Teixeira, bem como do diretor de Governança Fundiária do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), João Pedro Gonçalves da Costa, o evento reconheceu Títulos de Domínio (TDs) para famílias de Sidrolândia, Nioaque e Campo Grande, assinatura de Contratos de Concessão de Uso (CCUs) para famílias de Dois Irmãos do Buriti e formalização de contratos do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) para famílias da Fazenda Três Meninas, em um investimento de R$ 3,8 milhões. Além disso, as autoridades fizeram a assinatura do Selo Quilombos do Brasil e do Selo Indígena do Brasil, que permitirão o acesso das comunidades receptoras às políticas públicas. Outro avanço anunciado foi o lançamento do Condomínio Quilombola Tia Eva, em Campo Grande, com um investimento aproximado de R$ 32 milhões reconhecendo uma das comunidades mais tradicionais de Mato Grosso do Sul, fundada por Eva Maria de Jesus, habitada por cerca de 300 famílias. O evento ainda promoveu a viabilização do pagamento do Programa Fomento Mulher, em que as mulheres chefes de famílias assentadas receberão o incentivo de R$ 8 mil para subsidiar investimentos, pagando uma devolutiva de apenas um pouco mais de R$ 1 mil pelo crédito.  Com o Plenário Júlio Maia e o saguão Nelly Martins lotados com as presenças de integrantes dos movimentos MSTB, MST, MCLRA, LCU, UGT/Fafer, Femams, MPL, CTB-MS, Fettar-MS, Fetraf-MS, CUT-MS, Fetagri-MS, indígenas e quilombolas, os participantes do evento acompanharam ainda a assinatura do Protocolo de Intenções nº 8/2025 que celebra o Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Agehab, junto ao Incra e o MDA, com a implementação de células fotovoltaicas em unidades habitacionais.   Zeca comparou o aumento de oportunidades ao campo no Governo Lula Avanços Presidindo a mesa, Zeca do PT manifestou agradecimento especial a todos que se esforçaram para viabilizar as entregas. “É  muito importante o que estamos fazendo aqui, um avanço significativo no assentamento daqueles acampados que lutam pelo lote de terra. Eu dizia que em 2 anos e meio que avançamos de menos de 3 mil assentados com a carteira de identidade para mais de 30 mil famílias com a CAF, que é o documento que permite a oportunidade de acesso ao crédito e a políticas sociais, particularmente desenvolvidas pelo presidente Lula [PT], inclusive do Pronaf com juros baixos ao ano, subsidiados e aprovados por esse ministra que nos orgulha. Acreditando como nunca, nos 75 anos da minha vida, que nós podemos desenvolver o Brasil e permitir enormes resultados para Reforma Agrária”, disse o deputado estadual. Também estiveram presentes no evento os deputados estaduais Gleice Jane (PT), Pedro Kemp (PT), Renato Câmara (MDB) e Professor Rinaldo Modesto (Podemos).  Uma reunião prévia foi feita na Sala da Presidência para apresentar as demandas ao Minstério do Orçamento A ministra Simone Tebet comemorou as conquistas e explicou que ainda há muitas terras da União que podem ser utilizadas para a Reforma Agrária, assim como adjudicadas ou daqueles com dívidas a pagar com o Governo Federal. “Olhe quem está nesse evento, PT, MDB, prefeitos do PL, reconhecendo que quando a gente fala da Agricultura Familiar a gente não quer briga com o agronegócio, pelo contrário, ela é complementar. Nós precisamos dos dois muito fortes, para que a gente possa efetivamente fazer o Brasil crescer, gerar emprego e colocar comida na mesa. Faz parte do compromisso do Governo Federal dar suporte para o grande e para o pequeno. O Brasil está cansado da polarização e o que queremos é comida mais barata na mesa”, ressaltou. Simone Tebet detalhou que em dois anos e meio na gestão Lula 3 o orçamento ao Incra aumentou em 48% e que no governo anterior, de Jair Bolsonaro (PL), eram apenas R$ 2 milhões ao PA (que viabiliza a compra de alimentos excedentes programa de aquisição de alimentos do Governo Federal) e foi aumentado para R$ 1 bilhão. Segundo a ministra a ideia é dialogar com quem quer vender a terra, sem conflitos. “Eu faço esse discurso desde a época que eu estava aqui como deputada na ALEMS e por 8 anos no Senado. Não tenham vergonha de falar, tenham orgulho de ser da Agricultura familiar. Parafraseando um estadunidense, se tudo acaba, o campo reconstrói a cidade, mas a cidade não reconstrói o campo”, destacou Simone.  Secretária-executiva do MDA e Diretor do Incra assinaram a entrega dos títulos Questionada por suas filhas, do porquê vir a uma pauta no Mato Grosso do Sul, a secretária-executiva do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Fernanda Machiaveli, discursou que respondeu que enquanto uma criança estiver embaixo de uma lona, a luta pela Reforma Agrária precisa continuar. “O compromisso do Governo Lula é total. Hoje fizemos uma série de entregas, com destaque aos 447 contratos de créditos às mães assentadas para que possam ter seus projetos de forma autônoma e independente. Até 1988 mulher não acessava lote da Reforma Agrária e hoje as mulheres chefes de família tem pontuação a mais. Desde o governo DIlma Rousseff não se fazia desapropriação. São cerca de 4.500 famílias que entram no Programa Nacional de Reforma Agrária no estado. Agora é hora de pressionar o Congresso Nacional para que eles aprovem mais orçamento para isso. Os avanços são frutos da pressão popular”, ressaltou. Em reunião anterior ao evento, na Sala da Presidência, Fernanda explicou que o Programa Terra da Gente faz o levantamento das

Polícia Civil de Minas Gerais, com apoio do MJSP, prende jovem por atos infracionais análogos a crimes sexuais e de tortura

Brasília, 22/09/2025 – A Polícia Civil de Minas Gerais (PC/MG), com apoio técnico do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), cumpriu mandado de prisão contra um jovem de 20 anos, investigado por crimes análogos a estupro de vulnerável, tortura, induzimento à automutilação, associação criminosa e produção e armazenamento de pornografia infantil. A operação foi realizada na sexta-feira (19), em Juiz de Fora (MG), e divulgada nesta segunda-feira (22). Diante da gravidade do caso, a prisão em flagrante foi convertida em preventiva para garantir a continuidade das investigações. O delegado Márcio Rocha destacou que a Polícia Civil está atenta a grupos criminosos que atuam de forma oculta em ambientes virtuais: “A Polícia Civil vai encontrar um por um que esteja cometendo atrocidades contra jovens mineiros”. A medida foi autorizada pela Vara da Infância e Juventude da Comarca de Juiz de Fora. Na ação, foram apreendidos computadores, celulares e mídias digitais, que passarão por perícia para identificar arquivos relacionados à exploração sexual de crianças e adolescentes, registros de automutilação induzida e eventuais compartilhamentos em plataformas virtuais. O trabalho contou com o apoio do Laboratório de Operações Cibernéticas (Ciberlab), vinculado à Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi) da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJSP). O Ciberlab contribuiu com ferramentas de análise digital e técnicas de rastreamento no ambiente cibernético, auxiliando na localização do investigado. Apreensões Durante as buscas, foram apreendidos um computador, um celular, uma porção de maconha e comprimidos de Artane, medicamento que pode causar alucinações quando usado de forma irregular. Com autorização judicial, os investigadores realizaram análise imediata dos dispositivos e encontraram vídeos e imagens de adolescentes em situações de violência, automutilação induzida, sadismo e pornografia. O conteúdo estava em um aplicativo de mensagens e em uma rede social de voz usada por gamers. Todo o material será periciado para identificar arquivos e possíveis compartilhamentos. As apurações também revelaram que o jovem já tinha um mandado de internação por outro crime. Ele teria mantido uma adolescente em cárcere privado por 15 dias, período em que drogou a vítima, administrou medicamentos, a induziu à automutilação e registrou os abusos, que depois foram divulgados na internet. Investigações As investigações indicam ainda a existência de um grupo organizado em ambiente virtual, que utilizava servidores e plataformas digitais para aliciar e coagir adolescentes, submetendo as vítimas a abusos sexuais, tortura psicológica e física, além da produção e difusão de material ilícito. Alerta aos pais A PC/MG reforça a importância da atenção constante de pais e responsáveis ao uso de redes sociais por crianças e adolescentes. O acompanhamento da vida digital, aliado ao diálogo, é fundamental para prevenir abordagens criminosas. “As denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo Disque 100, pelo 181 – Disque Denúncia Unificado – ou diretamente nas unidades da Polícia Civil”, reforçou o delegado Márcio Rocha. Com informações da PC/MG Fonte: Ministério da Justiça e Segurança Pública

MDS destina R$ 19 milhões do PAA a municípios da Estratégia Alimenta Cidades

Estados e municípios que aderiram à Estratégia Alimenta Cidades vão receber R$ 19 milhões do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A liberação do recurso vai beneficiar 38 municípios de 19 estados que integram a iniciativa. O anúncio foi feito pelo ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, durante agenda oficial em Belo Horizonte, nesta segunda-feira (22.09). Cada cidade contemplada receberá R$ 500 mil para comprar alimentos produzidos pela agricultura familiar. A capital mineira é uma delas. Os alimentos serão destinados a organizações da rede socioassistencial, escolas e para equipamentos de segurança alimentar e nutricional, como restaurantes populares, cozinhas comunitárias e solidárias, bancos de alimentos, entre outros que atendem pessoas que estão em situação de insegurança alimentar. No mínimo, 1.292 agricultores familiares serão beneficiados. “Tem muito trabalho pela frente, tem muito desafio, tem muito aprendizado, mas o que eu digo aqui em nome do presidente do Brasil, vamos estar juntos. Nós queremos um país cada vez mais democrático, cada vez mais soberano, um país que seja capaz de ser bom para viver, independente das diferenças”, reforçou Dias. Ainda durante o evento, a secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Lilian Rahal, anunciou que mais 30 municípios aderiram à Estratégia Alimenta Cidades. “A partir de hoje, a gente já começa as atividades e as oficinas de identificação dos territórios e o desenho das rotas de implementação”, reforçou. “A gente começa também, a construção do que nós estamos chamando de Alimenta Mil, uma ideia de trabalhar uma estratégia de coordenação que envolve não só trabalho presencial, mas também aproveitando o mundo virtual”, prosseguiu Rahal. Durante a abertura do evento, o ministro também assinou um memorando, junto ao município de Belo Horizonte, no âmbito da Estratégia Alimenta Cidades e do Programa de Agricultura Urbana e Periurbana (PNAUP), para a implantação de 15 unidades do “Sisteminha”, com investimento de R$ 450 mil do MDS, em áreas produtivas comunitárias. Além do acordo com a prefeitura da capital mineira para o recebimento dos R$ 500 mil do PAA. III Encontro Nacional Realizado na prefeitura de Belo Horizonte, o evento marca uma nova etapa da Estratégia, focada na elaboração e implementação das Rotas de Implementação Municipais, alinhando os caminhos, as prioridades e os compromissos de cada cidade participante. O objetivo é debater os desafios e oportunidades para a construção de sistemas alimentares urbanos saudáveis, sustentáveis e circulares, valorizando soluções locais e práticas inovadoras. Além de fomentar o diálogo técnico e político, o evento acolhe as novas cidades que passam a integrar a Estratégia, ampliando a rede de municípios comprometidos com o Direito Humano à Alimentação Adequada. A programação segue até o dia 24 de setembro e inclui debates, rodas de conversa, oficinas, exposições e visitas de campo, com foco no fortalecimento de políticas alimentares urbanas e promoção do direito humano à alimentação adequada. O encontro também conta com oficinas simultâneas sobre agricultura urbana, cozinhas solidárias e governança do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), além de visitas técnicas que mostrarão experiências de Belo Horizonte na área de segurança alimentar e nutricional. Leia também: Encontro Nacional da Estratégia Alimenta Cidades promove troca de experiências em agricultura urbana Criada em 2023, a Estratégia Alimenta Cidades apoia o planejamento dos municípios e articula outras iniciativas governamentais além do PAA, como o Programa Cozinha Solidária, o Programa Nacional de Agricultura Urbana e Periurbana, o Plano Nacional de Abastecimento, entre outros. A articulação dessas diferentes políticas públicas contribuiu para que o Brasil saísse, mais uma vez, do Mapa da Fome da ONU. Atualmente a Estratégia está presente em 82 municípios com mais de 300 mil habitantes. A iniciativa visa contribuir para o planejamento integrado de ações relacionadas à alimentação da população urbana, fortalecendo a perspectiva do Direito Humano à Alimentação Adequada, principalmente nas cidades, onde vive 85% da população brasileira. Assessoria de Comunicação – MDS Fonte: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome

Minha Casa, Minha Vida é destaque na Voz do Brasil

“O presidente Lula vem, ao longo dos anos, fazendo com que o Minha Casa, Minha Vida reduza o déficit habitacional, que é uma dívida que o país tem com sua população. Já foram mais de 8 milhões de unidades habitacionais entregues para a população do país”. Foi o que disse o ministro das Cidades, Jader Filho, em entrevista ao vivo ao programa Voz do Brasil, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), nesta segunda-feira (22). Segundo pesquisa da Fundação João Pinheiro, encomendada pelo Ministério das Cidades, a quantidade de famílias sem um imóvel próprio para morar caiu de 10,2% para 7,6% entre 2009, ano da criação do programa, e 2023, quando foi retomado. “O que nós temos feito é criado modalidades para que o Minha Casa, Minha Vida atenda diversos grupos familiares”, complementou Jader Filho, lembrando do anúncio de uma modalidade especial para a classe média, que beneficia – com juros baixos e entrada facilitada – quem ganha até R$ 12 mil. O ministro ressaltou que o programa habitacional está de casa nova. “Agora, todas as casas e apartamentos do Minha Casa, Minha Vida têm que ter varanda, biblioteca, área de lazer, academia e um parquinho para as crianças, além de trazer mais áreas verdes para dentro dos empreendimentos”. Acesse a Central de Conteúdos do Ministério das Cidades Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das CidadesAtendimento à ImprensaTelefone: (61) 2034-4282E-mail: imprensa@cidades.gov.br Fonte: Ministério das Cidades

Orgulho de Ponta Porã: Arcenio Jr. levanta a taça da Copa do Mundo de Futsal com o Corinthians!

O futsal brasileiro voltou a sorrir em grande estilo neste domingo (21/09). O Corinthians escreveu mais um capítulo histórico ao conquistar a Copa do Mundo de Futsal, vencendo o tradicional JEC Joinville em um duelo eletrizante e decidido nos detalhes no Ginásio de Esportes de Blumenau em Santa Catarina. O gol da vitória saiu no segundo tempo, dos pés de Kaio, garantindo a festa alvinegra diante das potências da modalidade. Mas, além do título coletivo, a competição marcou também uma conquista pessoal para um talento que carrega o nome de Ponta Porã (MS) para o cenário internacional: Arcenio Jr. Cria da fronteira sul-mato-grossense, Arcenio Jr. foi um dos grandes destaques da equipe ao longo da campanha, mostrando raça, qualidade técnica e representando não apenas o Corinthians, mas também o orgulho de sua cidade natal. Com a vitória, o Corinthians se consolida ainda mais entre as maiores forças do futsal mundial, e Ponta Porã celebra junto, vendo um de seus filhos brilhar no mais alto nível do esporte. Arcenio Jr. é, sem dúvida, o símbolo de que com dedicação e talento é possível transformar sonhos em realidade. Fonte: jornaldavarzeapp

Conectando você às notícias de Ponta Porã.

Institucional

PPNews © 2025. Todos os direitos reservados.