Pro-LEEI: MEC lança ciclo 2025-2026 do programa
Nesta segunda-feira, 22 de setembro, o Ministério da Educação (MEC) lançou o ciclo 2025-2026 do Programa de Formação Continuada Leitura e Escrita na Educação Infantil (Pro-LEEI). A iniciativa integra o conjunto de ações de formação continuada do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. O programa qualificará os profissionais da educação infantil, especialmente os que atuam na pré-escola, com crianças de 4 a 5 anos, para fortalecer suas práticas pedagógicas relacionadas à linguagem oral, leitura e escrita. A iniciativa se estrutura em três eixos principais: gestão e governança, com instâncias de coordenação e monitoramento; formação de profissionais, realizada por meio de formadores estaduais e municipais; e reconhecimento de práticas pedagógicas inspiradoras. No evento de lançamento, um ato especial ao som de violino, apresentou dez cartas e um cordel, frutos da participação de docentes que integraram o programa. Orientadas pela pergunta “Como e por que me tornei professora?”, as cartas revelaram a trajetória das docentes, entrelaçando vida pessoal e profissão. Esses materiais fazem parte da estratégia do programa de fortalecer a escuta ativa e promover o aprimoramento das práticas pedagógicas pautadas pelo reconhecimento da trajetória de cada docente. O lançamento também contou com uma aula magna de Maria Carmen Barbosa, pedagoga especialista em alfabetização. Confira a aula e os discursos na transmissão do evento no canal do MEC no YouTube. Para o diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica do MEC, Alexsandro do Nascimento Santos, a política reforça compromisso da pasta com a educação infantil de qualidade, respeitando as singularidades de cada criança. “Falar do Pro-LEEI é falar dessa perspectiva da construção cotidiana de uma melhor qualidade da educação infantil. É garantir a participação da cultura do escrito, respeitando as singularidades do estudante e o seu tempo de vida”, destacou. Adesão – Segundo dados do Censo Escolar da Educação Básica, a educação infantil brasileira tem cerca de 687 mil docentes, número que a iniciativa pretende alcançar integralmente. “O programa já foi um grande sucesso em 2024. Em 2025, estamos com mais de 28 universidades parceiras, 24 estados da federação e 207 mil professores, que estão nos acompanhando nessa nova edição”, ressaltou a diretora de Formação Docente e Valorização dos Profissionais da Educação, Rita Esther Ferreira de Luna. Em 2024, 26 unidades da Federação e 3.792 municípios (68% do total) participaram da iniciativa, envolvendo 223.964 professores de pré-escola. Universidades – As instituições federais de ensino superior (Ifes) que ofertam os cursos do programa foram selecionadas por edital, publicado pela Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC, para operacionalizar o programa nos estados e no Distrito Federal, contando com equipes técnicas de referência. A implementação ocorreu mediante a adesão dos entes federativos e da disponibilidade orçamentária. Caberá às instituições selecionadas operacionalizar o Pro-LEEI em cada unidade da Federação com a estrutura da equipe técnica de referência, com a seguinte composição mínima: um coordenador-geral; um coordenador-adjunto; dois assessores pedagógicos; dois assessores pedagógicos de educação inclusiva; um assessor de monitoramento e avaliação; um assessor de gestão pública; um assessor administrativo e financeiro; um técnico educacional para as turmas do programa nos municípios; um técnico de informática, monitoramento e processamento de dados; além de um intérprete de Libras e audiodescritor. As Ifes também poderão incluir estudantes de graduação ou pós-graduação em atividades de extensão e pesquisa vinculadas ao Pro-LEEI. Compromisso – O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada é realizado em regime de colaboração entre União e os entes federados. O objetivo é garantir que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino fundamental, conforme previsto na meta 5 do Plano Nacional de Educação (PNE). O Programa busca, ainda, garantir a recomposição das aprendizagens, com foco na alfabetização de 100% das crianças matriculadas no 3º, 4º e 5º ano, tendo em vista o impacto da pandemia para esse público. O Compromisso não propõe uma resposta única ou centralizada para todo o país. Cada estado, em colaboração com seus municípios, elaborará sua política de alfabetização do território, de acordo com as suas especificidades Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB Fonte: Ministério da Educação
Ministro das Cidades abre agenda em Nova York com foco na preparação da COP30

Nova York – O ministro das Cidades, Jader Filho, iniciou nesta segunda-feira (22) sua agenda em Nova York, paralela à Assembleia Geral das Nações Unidas, destacando a centralidade das cidades no enfrentamento às mudanças climáticas e no processo de preparação da COP30, que será realizada em Belém em 2025. O dia foi marcado por duas participações: o encerramento da mesa-redonda da Presidência da COP30 sobre governança multinível e uma intervenção no evento promovido pela Conferência Nacional da Indústria (CNI) e Bloomberg sobre transição ecológica, economia de baixo carbono e o papel do setor privado. Na mesa-redonda organizada pela Presidência da COP30, em parceria com a Climate Champions Team e parceiros internacionais, o ministro novamente enfatizou que justiça climática e justiça urbana são indissociáveis. “O denominador comum entre clima e urbanização é um só: as pessoas. Encontrar soluções reais pra cidades sustentáveis é equalizar meio ambiente e desenvolvimento”, afirmou, ao destacar que 70% das emissões globais estão concentradas nos centros urbanos. Jader Filho defendeu o princípio do federalismo climático, que assegura o protagonismo de estados e municípios nas políticas de mitigação e adaptação, e a ação do Brasil. “Eu sou um defensor incansável de pensarmos meio ambiente e urbanização juntos. É nas favelas, nas periferias, no transporte precário, nos desastres globais que vemos os reais efeitos de um desenvolvimento mundial que nunca foi sustentável”. A presença brasileira foi também uma oportunidade para propor mudanças no acesso ao financiamento climático. Dados apontam que menos de 10% dos recursos internacionais chegam diretamente aos governos locais, realidade que precisa ser revertida. “Estávamos sempre um passo atrás no quesito clima, gerando ações remediadoras. O que eu acredito é em estarmos 10 passos à frente. A nova realidade é essa, e nós precisamos agir de acordo”, disse o ministro. Foto: Elisa Andrade. CNI, Bloomberg e setor privado À tarde, Jader Filho integrou a programação do Sustainable Business COP: High-Level Event, realizado na sede da Bloomberg em Manhattan, encontro que reuniu líderes empresariais, governadores e organizações internacionais. O ministro apresentou a experiência brasileira e ressaltou a necessidade de que o setor privado se engaje na mobilização de recursos para adaptação urbana. Em sua fala, ele relacionou os investimentos já em curso no Brasil às metas de mitigação e adaptação, com destaque para o Novo PAC, com foco em mobilidade urbana, drenagem e descarbonização das edificações. Ele destacou os investimentos para renovação de frota elétrica, expansão de metrôs e corredores de ônibus sustentáveis. Também mencionou ações em saneamento, drenagem e habitação, obras de prevenção a desastres e o programa Periferia Viva, que destina recursos para urbanização de favelas e regularização fundiária. “Em matéria de ação, o Brasil tem feito o dever de casa para conciliar a pauta climática com as demandas urbanas”. O ministro também chamou atenção para o desafio de descarbonizar o setor da construção civil, responsável por mais de 60% das emissões associadas à produção de materiais como o concreto. Ele defendeu a adoção de métodos construtivos de menor carbono, e o uso de combustíveis limpos, como a biomassa e o hidrogênio verde. Segundo Jader Filho, a meta do Plano Clima é apoiar a construção de 3 milhões de moradias do Minha Casa, Minha Vida com sistemas inovadores e sustentáveis até 2035. Jader Filho ainda destacou exemplos concretos de soluções sustentáveis, como o projeto de 45 moradias na Ilha do Combu (Belém), do Minha Casa, Minha Vida Rural, que será apresentado como modelo na COP30. “A COP é da Amazônia. A COP é das cidades. A COP é da cidade amazônica. É de Belém, é do Brasil, é pro mundo”, lembrou. Preparação para Belém Os compromissos desta segunda-feira reforçam o papel do Brasil como anfitrião da COP30 e buscam consolidar compromissos políticos e financeiros para fortalecer a agenda urbana global. O ministro lembrou que a meta brasileira é reduzir em 67% as emissões de gases de efeito estufa até 2035, sempre com participação ativa de estados e municípios. “O tempo do planeta é ontem,” concluiu. Acesse a Central de Conteúdos do Ministério das Cidades Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das CidadesAtendimento à ImprensaTelefone: (61) 2034-4282E-mail: imprensa@cidades.gov.br Fonte: Ministério das Cidades
Nova Itamarati: Briga de casal do Paraná termina com mulher gravemente ferida na cabeça
Segundo informações, o casal, residente no Paraná, estava em Itamarati desde o dia 19 de setembro visitando familiares e tinha planejado retornar neste domingo. Na madrugada deste domingo (21/09), a Polícia Militar atendeu uma ocorrência de violência doméstica que resultou em lesão corporal de natureza grave no distrito de Itamarati, em Ponta Porã – MS. O caso se deu por volta das 3h40min, quando um casal compareceu ao 2º Grupamento da PM, sendo que o homem apresentava intenso sangramento na cabeça. Segundo informações repassadas à equipe policial, o casal, residente no Paraná, estava em Itamarati desde o dia 19 de setembro visitando familiares e tinha planejado retornar neste domingo. Durante a madrugada, após consumo de bebida alcoólica, os dois iniciaram uma discussão por ciúmes ainda dentro do veículo em que estavam. O desentendimento evoluiu para agressões físicas. De acordo com relatos, em meio às agressões, a mulher teria utilizado um machado pequeno que estava dentro do carro para golpear o companheiro na cabeça, após ser agredida com socos, arranhões e tentativa de estrangulamento. O objeto usado no ataque não foi localizado, pois, segundo a autora, teria sido extraviado na rua. O homem foi socorrido inicialmente no posto de saúde de Nova Itamarati, mas, devido à gravidade do ferimento — um corte na região sensível da cabeça —, foi transferido em caráter de urgência para o Hospital Regional de Ponta Porã, onde permaneceu sob avaliação médica na Sala Vermelha, em estado estável. A mulher, que também apresentava lesões visíveis no rosto e no pescoço, foi conduzida à Delegacia de Polícia Civil para as providências cabíveis. A Polícia Civil dará continuidade às investigações para apurar as circunstâncias do caso. Fonte: PM MS
Corinthians perde para o lanterna Sport e estaciona na tabela do Brasileirão
A sequência invicta do Corinthians, que já durava cinco jogos, chegou ao fim neste domingo, na Ilha do Retiro. Em um confronto válido pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Sport, lanterna da competição, surpreendeu o Alvinegro e venceu por 1 a 0, com gol de Matheusinho. A derrota freia a ascensão corintiana e dá um raro respiro ao Leão da Ilha. Com o revés, o Corinthians permaneceu com 29 pontos, mantendo a 10ª colocação na tabela. A equipe de Dorival Júnior buscava alcançar a maior sequência de jogos sem derrotas sob seu comando, mas não conseguiu superar a resistência pernambucana. Para o Sport, apesar de ainda amargar a 20ª e última posição com 14 pontos, a vitória representou um marco. Foi apenas a segunda vitória na temporada e a primeira atuando como mandante em 22 partidas, quebrando um jejum de quatro empates e duas derrotas. Lances-chave da partida O primeiro tempo trouxe emoções com um gol anulado para os donos da casa. Aos dez minutos, após cobrança de escanteio, Derick Lacerda desviou e Zé Lucas emendou um voleio para as redes. No entanto, o árbitro de vídeo (VAR) assinalou impedimento de Luan Cândido, e o placar permaneceu zerado. O Corinthians também teve sua chance de abrir o marcador aos 31 minutos, quando Breno Bidon aproveitou uma sobra e finalizou com força, mas a bola caprichosamente acertou a trave. Botafogo bate Atlético-MG, entra no G4 e esquenta disputa pelo Brasileirão O gol que garantiu a vitória do Sport saiu logo aos quatro minutos da segunda etapa. Matheusinho, em jogada individual pela ponta direita, driblou três marcadores corintianos e finalizou com precisão, alto, sem dar chances ao goleiro Hugo Souza. Antes de entrar, a bola ainda tocou o travessão, aumentando o drama do lance. Próximos desafios O Corinthians terá a chance de se recuperar em casa no próximo domingo, 28 de setembro, quando receberá o Flamengo pela 25ª rodada do Brasileirão. A partida está marcada para as 20h30 (de Brasília) na Neo Química Arena. Já o Sport buscará dar continuidade ao bom resultado no sábado, 27 de setembro, enfrentando o Fortaleza na Arena Castelão, às 16h (de Brasília), em um duelo válido pela mesma rodada do Campeonato Brasileiro. Ficha Técnica Sport 1 x 0 Corinthians Competição: Campeonato Brasileiro (24ª rodada) Local: Ilha do Retiro, em Recife (PE) Data: 21 de setembro de 2025 (domingo) Horário: 17h30 (de Brasília) Cartões Amarelos: Sport: Ramon Menezes, Matheusinho, Gabriel Vasconcelos, Derick Lacerda, Zé Lucas Corinthians: Matheus Bidu Fluminense vence Vitória no Barradão e volta a sorrir no Brasileirão Arbitragem: Árbitro: Savio Pereira Sampaio (DF) Assistentes: Victor Hugo Imazu dos Santos (PR) e Leila Naiara Moreira da Cruz (DF) VAR: Pablo Ramon Goncalves Pinheiro (RN) Gol: Sport: Matheusinho, aos 4′ do 2ºT Escalações: Sport: Gabriel Vasconcelos; Aderlan (Matheus Alexandre), Rafael Thyere, Ramon Menezes e Luan Cândido; Christian Rivera, Hyoran (Atencio) e Zé Lucas (Lucas Kal); Matheusinho (Chrystian Barletta), Léo Pereira (Igor Carius) e Derik Lacerda. Técnico: Daniel Paulista Corinthians: Hugo Souza; André Ramalho, Gustavo Henrique e Angileri (Raniele); Matheuzinho (Hugo), Maycon (Dieguinho), José Martínez (Talles Magno), Breno Bidon e Matheus Bidu; Vitinho (Romero) e Yuri Alberto. Técnico: Dorival Júnior Fonte: Esportes
Patrícia Abravanel repete brincadeira do pai e emociona seguidores: ‘A alegria continua’

A apresentadora Patrícia Abravanel, arrancou gargalhadas da plateia de seu programa ao surgir andando de triciclo durante a programação. Ela postou um vídeo do momento de diversão nas redes sociais, neste domingo (21). O que mais impressionou e emocionou os seguidores, foi que Patrícia repetiu uma brincadeira do pai, Silvio Santo, que também fez a mesma brincadeira com a mesma alegria da filha, quando ainda era vivo e apresentava. Carolina Dieckmmann completa 47 anos e reflete sobre a vida: ‘Quero continuar assim’ “De triciclo em triciclo… o tempo passa, mas a alegria continua a mesma! “, escreveu ela. “As minhas filhas vão morrer de rir” As minhas filhas fazendo igual”, escreveu uma seguidora, após ver Silvio falando sorridente que as filhas iriam rir dele, quando vissem o vídeo dele andando de triciclo. Confira vídeo abaixo: Paula Fernandes visita casa onde passou infancia: ‘Sentir coração bater mais forte’ Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Patricia Abravanel (@patriciaabravanel) Fonte: TOP FAMOSOS
Grêmio vence inter em clássico eletrizante no Beira-Rio em virada heroica
Em um dos confrontos mais emocionantes da 24ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Grêmio protagonizou uma virada espetacular sobre o Internacional no Beira-Rio, vencendo o Gre-Nal por 3 a 2. O clássico gaúcho, disputado neste domingo, viu o Tricolor sair de campo com três pontos preciosos, enquanto o Colorado lamentou a chance perdida de empatar nos acréscimos com um pênalti na trave. Carlos Vinícius, André Henrique e Alysson balançaram as redes para o Grêmio, enquanto Alan Patrick marcou os dois gols do Internacional. A vitória encerra uma sequência de três jogos sem triunfos para o Grêmio, que agora soma 28 pontos e sobe para a 12ª posição na tabela, ultrapassando o próprio rival. Para o Internacional, o revés representa o segundo jogo consecutivo sem vitória, e a equipe cai para o 13º lugar, mantendo os 27 pontos. A partida foi marcada por reviravoltas e um pênalti perdido no último minuto, que poderia ter mudado o desfecho. Jogo de emoções e pênaltis O placar foi inaugurado aos 21 minutos, com Alan Patrick convertendo um pênalti para o Internacional, chutando no canto direito do goleiro Volpi, que ainda tocou na bola, mas não conseguiu a defesa. A resposta gremista não demorou: aos 29, Carlos Vinícius aproveitou um cruzamento preciso de Marlon e desviou de cabeça, deixando tudo igual. Palmeiras goleia Fortaleza com time alternativo e assume a vice-liderança do Brasileirão A etapa final trouxe ainda mais intensidade. Logo aos 6 minutos, o Internacional voltou à frente com mais um pênalti, novamente cobrado e convertido por Alan Patrick. No entanto, o Grêmio mostrou resiliência e buscou o empate rapidamente, aos 8 minutos, quando André Henrique, em cobrança de escanteio, encontrou a cabeça de Willian, que não perdoou. A virada tricolor se consolidou aos 22 minutos. Alysson recebeu lançamento de André, superou a marcação adversária, cortou para a perna esquerda e finalizou sem chances para o goleiro Rochet, garantindo a vantagem gremista. O drama, porém, não havia terminado. Já nos acréscimos, Alan Patrick teve a chance de se redimir e empatar o jogo em uma terceira cobrança de pênalti, mas, para alívio dos gremistas, a bola carimbou a trave, selando a vitória visitante. O Grêmio ainda teve o jogador Arthur expulso aos 32 minutos do segundo tempo, mas conseguiu segurar o resultado. Próximos compromissos O Internacional terá a chance de se recuperar no próximo sábado (27), às 18h30 (de Brasília), quando enfrentará o Juventude no Estádio Alfredo Jaconi, pela 25ª rodada do Brasileirão. Já o Grêmio volta a campo no meio de semana, na quarta-feira (24), para um confronto pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro contra o Botafogo, às 19h30, na Arena do Grêmio. Botafogo empata com Mirassol e fica fora do G4 do Brasileirão Ficha Técnica Internacional 2 x 3 Grêmio Competição: Campeonato Brasileiro (24ª rodada) Local: Beira-Rio, em Porto Alegre (RS) Data: 21 de setembro de 2025 (domingo) Horário: 17h30 (de Brasília) Cartões Amarelos: Internacional: Alexandro Bernabei, Braian Aguirre, José Carlos Ferreira, Ricardo Mathias Grêmio: Nenhum (não informado nos dados, assumindo que os mencionados foram apenas para o Internacional) Cartões Vermelhos: Internacional: Alexandro Bernabei Grêmio: Arthur Arbitragem: Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (CE) Assistentes: Neuza Ines Back (SP) e Nailton Junior de Sousa Oliveira (CE) VAR: Rodrigo D’Alonso Ferreira (SC) Gols: Alan Patrick, aos 21′ do 1ºT (Internacional) Carlos Vinícius, aos 29′ do 1ºT (Grêmio) Alan Patrick, aos 51′ do 1ºT (Internacional) André Henrique, aos 53′ do 1ºT (Grêmio) Alysson, aos 22′ do 2ºT (Grêmio) Escalações: Internacional: Sergio Rochet; Braian Aguirre, Vitão, Juninho e Alexandro Bernabei; Alan Rodríguez (Bruno Henrique, Ricardo Mathias) e Richard; Bruno Tabata (Óscar Romero), Alan Patrick e Johan Carbonero; Borré. Técnico: Roger Machado Grêmio: Tiago Volpi; Marcos Rocha, Erick Noriega, Wagner Leonardo e Marlon; Edenílson (Franco Cristaldo), Cuellar (Douglas Moreira) e Arthur; Cristian Pavón (Cristian Olivera), Willian (Alysson) e Carlos Vinícius (André Henrique). Técnico: Mano Menezes Fonte: Esportes
Flamengo e Vasco empatam “Clássico dos Milhões” no Maracanã
Em um “Clássico dos Milhões” repleto de emoções e reviravoltas, Flamengo e Vasco da Gama empataram em 1 a 1 na tarde deste domingo (21), no Maracanã. A partida, válida pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro, viu Carrascal marcar seu primeiro gol com a camisa rubro-negra, enquanto Rayan garantiu o ponto para o Gigante da Colina. Apesar do resultado, o Mengão permanece na ponta da tabela, acumulando 51 pontos. O Jogo O confronto começou em ritmo morno, com ambas as equipes buscando o controle da posse de bola. Aos 16 minutos, no entanto, o Flamengo conseguiu furar a defesa vascaína e abrir o placar. A jogada iniciou com um arremate de Cebolinha que explodiu no travessão. No rebote, Emerson Royal cruzou rasteiro para Bruno Henrique, que finalizou de primeira e obrigou Léo Jardim a fazer uma boa defesa. No segundo rebote, Carrascal não perdoou e mandou para o fundo das redes, marcando seu gol de estreia pelo clube da Gávea. O Vasco, precisando reagir, adiantou suas linhas e quase empatou aos 24 minutos, com uma cabeçada firme de Vegetti na marca do pênalti, que exigiu uma grande intervenção de Rossi, com a bola ainda batendo na trave antes de ser afastada por Emerson Royal. Aos 29, a insistência vascaína foi recompensada: Coutinho cobrou escanteio na área, e o jovem Rayan subiu mais alto na segunda trave para cabecear e encobrir Rossi, deixando tudo igual no marcador. A reta final da primeira etapa foi marcada por diversas paralisações e faltas, especialmente por parte do Vasco, levando as equipes para o intervalo com o placar de 1 a 1. Flamengo vence Estudiantes e joga por empate para chegar à Semifinal da Libertadores Segundo tempo o Flamengo retornou com uma postura mais agressiva, subindo as linhas de marcação para tentar forçar erros na saída de bola do adversário. O técnico Filipe Luís promoveu as primeiras alterações antes dos 15 minutos, colocando Samuel Lino e Viña nos lugares de Cebolinha e Ayrton Lucas. Com o time totalmente no campo de ataque, o rubro-negro girava a bola em busca de espaços. As entradas de Pedro e Arrascaeta deram novo fôlego ao ataque. Saúl, em um chutaço da meia-lua, fez a bola explodir no travessão, levando um grito de “uh” da Nação. Outra grande chance para o Flamengo veio aos 24, quando Royal cruzou alto, Samuel Lino escorou de cabeça, a zaga vascaína se atrapalhou, e Pedro chutou para o gol, mas Léo Jardim fez uma defesa espetacular, salvando em cima da linha. Nos minutos finais, o Mengão foi para o “tudo ou nada”. Aos 43, Pedro fez um corta-luz para Luiz Araújo, que cruzou na área, mas a finalização do camisa 9 foi desviada por Lucas Oliveira. A partida terminou sem mais alterações no placar, com um empate que mantém o Flamengo na liderança e dá um fôlego ao Vasco na luta contra as últimas posições. Botafogo empata com Mirassol e fica fora do G4 do Brasileirão Ficha Técnica Flamengo 1 x 1 Vasco Competição: Campeonato Brasileiro 2025 – 24ª rodada Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ) Data: 21 de setembro de 2025 (domingo) Horário: 17h30 (de Brasília) Cartões Amarelos: Flamengo: Ayrton Lucas, Arrascaeta Vasco: Lucas Oliveira, Barros, Rayan Arbitragem: Árbitro: Rafael Rodrigo Klein (RS) Assistentes: Rafael da Silva Alves (RS) e Maira Mastella Moreira (RS) VAR: Caio Max Augusto Vieira (PR) Gols: Jorge Carrascal, aos 11′ do 1ºT (Flamengo) Rayan, aos 30′ do 1ºT (Vasco) Escalações: Flamengo: Rossi; Emerson Royal, Léo Ortiz, Danilo e Ayrton Lucas (Viña); Allan, Saul e Carrascal (Arrascaeta); Plata (Luiz Araújo), Bruno Henrique (Pedro) e Everton Cebolinha (Samuel Lino). Técnico: Filipe Luís Vasco: Léo Jardim; Paulo Henrique, Carlos Cuesta, Robert Renan (Lucas Oliveira), Puma Rodríguez; Hugo Moura, Barros (Matheus Carvalho), Philippe Coutinho (Matheus França); Rayan, Vegetti (David) e Nuno Moreira (Andrés). Técnico: Fernando Diniz Fonte: Esportes
Santos quebra jejum e Vojvoda estreia com vitória sobre o São Paulo
Neste domingo (21.09), a Vila Belmiro foi palco de um alívio eufórico para a torcida santista. Após uma sequência de quatro jogos sem vencer no Campeonato Brasileiro, o Santos reencontrou o caminho da vitória ao superar o São Paulo por 1 a 0, em partida válida pela 24ª rodada. O gol solitário de Guilherme não apenas garantiu os três pontos, mas também marcou a primeira celebração do técnico Juan Pablo Vojvoda no comando do Alvinegro Praiano. Respirando na Tabela O triunfo tem um sabor especial para o Peixe, que luta para se afastar da zona de rebaixamento. Com o resultado, o Santos subiu para a 14ª posição na tabela, somando 26 pontos. A equipe agora se distancia em quatro pontos do Vitória, o primeiro time no Z-4, ganhando um fôlego importante na competição. Do lado tricolor, o São Paulo permanece estagnado na sétima colocação, com 35 pontos. O time do Morumbi vê o Bahia, sexto colocado e primeiro time dentro do G-6, abrir dois pontos de vantagem. O jogo O Santos iniciou a partida com intensidade, dominando as ações no primeiro tempo. O atacante Rollheiser teve uma chance clara de abrir o placar aos oito minutos, mas encontrou um inspirado goleiro Young, do São Paulo, que realizou uma grande defesa. O arqueiro tricolor se mostrou uma barreira intransponível na etapa inicial, frustrando novas tentativas santistas, incluindo finalizações de Guilherme e uma cabeçada perigosa de João Schmidt. Corinthians perde para o lanterna Sport e estaciona na tabela do Brasileirão No segundo tempo, a insistência do Peixe foi recompensada. Aos 14 minutos, em uma jogada bem construída, Adonis Frías fez um passe preciso para Rollheiser na ponta direita. O argentino cruzou com maestria para a área, onde Guilherme subiu mais alto que a defesa adversária e testou firme para o fundo das redes, explodindo a Vila Belmiro. Com a vantagem, o São Paulo buscou uma reação, controlando mais a posse de bola. Mesmo com as mudanças promovidas pelo técnico Crespo, que colocou seus principais atletas em campo, o Tricolor teve dificuldades para criar chances claras de gol. A defesa santista, bem organizada por Vojvoda, conseguiu segurar a pressão e garantir a tão desejada vitória. Presenças ilustres Acompanhando o clássico dos camarotes da Vila Belmiro, estavam duas figuras de destaque: o reforço argelino Billal Brahimi, cuja oficialização pelo clube ainda é aguardada, e o craque Neymar, que se recupera de lesão. Próximos compromissos O Santos terá um novo desafio pelo Campeonato Brasileiro no próximo domingo, 28 de setembro, às 18h30 (de Brasília), contra o Red Bull Bragantino. A partida acontecerá no Estádio Cicero de Souza Marques, em Bragança Paulista. Botafogo bate Atlético-MG, entra no G4 e esquenta disputa pelo Brasileirão Já o São Paulo volta suas atenções para a Copa Libertadores. A equipe enfrenta a LDU no jogo de volta das quartas de final, na quinta-feira, 25 de setembro, às 19h, no Morumbis. FICHA TÉCNICA SANTOS 1 x 0 SÃO PAULO Competição: 24ª rodada do Campeonato Brasileiro Local: Vila Belmiro, em Santos (SP) Data: 21 de setembro de 2025 (domingo) Horário: 20h30 (de Brasília) Público: 12.107 pessoas Renda: R$ 707.091,17 Cartões Amarelos: Santos: Adonis Frías, Escobar São Paulo: Rodriguinho, Luciano ARBITRAGEM Árbitro: Rodrigo Jose Pereira de Lima (PE) Assistentes: Alex Ang Ribeiro (SP) e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP) VAR: Wagner Reway (SC) GOL Santos: Guilherme, aos 14 minutos do 2º tempo ESCALAÇÕES SANTOS: Gabriel Brazão; Mayke, Adonis Frías, Luan Peres e Escobar; João Schmidt, Zé Rafael, Victor Hugo (Barreal) e Rollheiser (Thaciano); Guilherme (Rincón) e Lautaro Díaz (Tiquinho Soares). Técnico: Juan Pablo Vojvoda SÃO PAULO: Young; Rafael Tolói, Negrucci e Sabino; Maílton, Alisson, Luan (Marcos Antônio), Rodriguinho (Bobadilla) e Wendell (Enzo Díaz); Ferreirinha (Luciano) e Dinenno (Rigoni). Técnico: Crespo Fonte: Esportes
Jovem é presa com haxixe em fiscalização da PRF em Ponta Porã

Ponta Porã News – Notícias de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero Uma jovem de 21 anos foi presa em flagrante pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na tarde deste domingo (21), durante uma fiscalização no Posto do Capey, entre Ponta Porã e Dourados. Identificada como Rafaela Moraes de Almeida, ela transportava sete tabletes de haxixe em sua bagagem. Segundo informações da PRF, a mulher estava em um […] (Jovem é presa com haxixe em fiscalização da PRF em Ponta Porã)
Filha de Leandro homenageia o pai com lindo ensaio de IA: ‘A estrela mais linda’
A médica e influenciadora Lyandra Costa, filha do saudoso cantor sertanejo Leandro (1961-1998), emocionou os seguidores neste domingo (21), com imagens feitas por IA (inteligência Artificial) mostrando um ensaio fotográfico doo artistacom ela e os filhos José, de 3 anos, e Isabela, de 4 meses. Atualmente com 29 anos de idade, Lyandra é casada com Lucas Santos e tinha apenas 2 anos quando o pai, Leandro, da dupla com Leonardo, morreu após o diagnóstico de um câncer raro de pulmão. Em clima de Halloween, Sabrina Sato arrasa em produção caprichada: ‘Ela arrasa’ “Que perfeição!”, escreveu a ex-paquita Andréa Sorvetão. “Saudades sempre”, disse Nani Venâncio. “Sofri horrores com a partida repentina do seu pai…. Me emocionei”, escreveu uma fã. “Meu Deus que perfeito! Não estava preparada”, “que lindo! É muita emoção! Coisas que a IA pode nos proporcionar e acalentar os corações e a saudade”. Esses foram alguns dos comentários que os seguidores deixaram na postagem da médica. Confira abaixo: Filha de Tania Mara e Jayme comemora 15 anos com festão em fazenda: ‘Um sonho’ Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por JOSÉ COSTA RIBEIRO (@mundodozeze) Fonte: TOP FAMOSOS