Vereador Carlos Bordão propõe melhorias na estrutura do Parque dos Ervais

Ponta Porã News – Notícias de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero O vereador Carlos Bordão está solicitando, por meio de indicações lidas em Plenário na sessão de 16 de setembro, na Câmara Municipal de Ponta Porã, que a Prefeitura promova melhorias na estrutura do parque dos Ervais, beneficiando diretamente milhares de pessoas que circulam pelo local frequentemente. Numa indicação encaminhada ao Prefeito Eduardo Campos e ao […] (Vereador Carlos Bordão propõe melhorias na estrutura do Parque dos Ervais)
UNIGRAN capacita professores para uso de inteligência artificial (IA) no ensino

Ponta Porã News – Notícias de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero A UNIGRAN, sempre pioneira em tecnologias para o ensino superior, mais uma vez se destaca no cenário educacional: através do Projeto N.E.X.T, está capacitando professores e coordenadores para a utilização de inteligência artificial (IA) aplicada ao ensino. A iniciativa marca uma nova etapa no processo de transformação acadêmica da instituição, que se posiciona entre as […] (UNIGRAN capacita professores para uso de inteligência artificial (IA) no ensino)
Carretas do Agora Tem Especialistas iniciam atendimento móvel para pacientes do SUS em Goiânia (GO)
O Ministério da Saúde iniciou uma ação inédita do Agora Tem Especialistas: a oferta de serviços de saúde dentro carretas estruturadas com equipamentos, equipes e insumos. O objetivo é levar atendimento móvel até onde a população está, principalmente em locais remotos e de difícil acesso. Viabilizada pelo programa do governo federal que visa aumentar a oferta de serviços especializados para reduzir o tempo de espera na rede pública, a iniciativa começou, nesta semana, como projeto-piloto, em Goiânia (GO). Na semana que vem, chega a Ribeirão Preto (SP). Em outubro, após a conclusão dessa etapa, 27 carretas estarão em funcionamento em todas as regiões do país. Contratadas pela Agência Brasileira de Apoio à Gestão do Sistema Único de Saúde (AgSUS), elas estarão posicionadas em 22 estados em áreas urbanas sem infraestrutura física de saúde, em comunidades indígenas, quilombolas, populações do campo, da floresta e das águas. A expectativa é que, até dezembro deste ano, o país conte com 81 carretas e, até o final de 2026, com o total de 150. “Com as carretas, estamos levando atendimento especializado para onde a população está. Isso significa que regiões desassistidas de todo o país terão o cuidado em saúde fortalecido com as unidades de atendimento móvel do Agora Tem Especialistas, que vão realizar, por ano, 720 mil cirurgias, 4,6 milhões de consultas e 9,4 milhões de exames”, explicou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Na capital goiana, 40 pacientes do SUS previamente agendados foram submetidos, nesta quinta-feira (18), a procedimentos em duas unidades móveis posicionadas no estacionamento do Hospital Municipal da Mulher e da Maternidade Célia Câmara, durante essa ação-piloto. A primeira tem foco na saúde da mulher e oferta desde consultas ginecológicas até exames, como mamografia e ultrassonografia; já a segunda prioriza exames de imagem, com destaque para tomografias. Ao todo, participam da ação 21 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos em radiologia, recepcionistas e agentes de cuidado. Para esta sexta-feira (19), a expectativa é atender 70 pessoas. Goiânia (GO) e Ribeirão Preto (SP) foram escolhidos para receberem as carretas, nesta etapa-piloto, por já possuírem a aprovação do órgão de vigilância local para atuarem no território. Além disso, as Secretarias Municipais de Saúde manifestaram interesse em receber a iniciativa do programa Agora Tem Especialistas. Já no município paulista, as carretas vão possibilitar atendimentos de oftalmologia, com foco em cirurgias de cataratas entre os dias 24 e 26 de setembro. Um diferencial será a realização do procedimento com lente dobrável, que é maleável e menos invasiva. Os pacientes do SUS atendidos também receberão óculos de proteção e colírios como parte do tratamento. Em ambos os municípios, a definição dos pacientes atendidos nas carretas parte da Central de Regulação da Secretaria de Saúde. Atendimento especializado chegando aonde o povo está Para viabilizar a realização de atendimento móvel por 150 carretas, o Agora Tem Especialistas destinará R$ 1 bilhão para o credenciamento de prestadoras de serviço, que precisam fornecer a estrutura completa, ou seja, a carreta, as equipes e os insumos. Além de pequenas cirurgias, as empresas devem estar aptas a fazerem exames como colonoscopia e endoscopia; ecocardiograma, radiologia, mamografia, ultrassonografia e tomografia. O foco do atendimento são as especialidades de oftalmologia, otorrinolaringologia, cardiologia e ginecologia. Contratadas pela Agência Brasileira de Apoio à Gestão do Sistema Único de Saúde (AgSUS), as carretas que realizam exames de imagem podem fazer até 2,6 mil procedimentos por mês; as de saúde da mulher, 1,5 mil procedimentos e a de oftalmologia, 1,5 mil; ambas mensalmente. A oferta de atendimento móvel integra uma série de ações do programa do governo federal, que, em apoio aos estados e municípios, visa aumentar a capacidade de atendimento do SUS a fim de reduzir o tempo de espera em seis áreas prioritárias: oncologia, ortopedia, ginecologia, cardiologia, oftalmologia e otorrinolaringologia. Carla Guimarães Ministério da Saúde Fonte: Ministério da Saúde
Lei denomina escolas indígenas, quilombolas e do campo
Uma nova legislação, a Lei nº 15.215, de 18 de setembro de 2025, foi instituída nesta sexta-feira, 19 de setembro, para definir os procedimentos de nomeação de instituições públicas de ensino em territórios indígenas, quilombolas e do campo no Brasil. O documento alinha-se às Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação do Campo, Escolar Quilombola e Escolar Indígena do Conselho Nacional de Educação. A nova lei surge como uma reparação histórica para as comunidades quilombolas e os povos indígenas. Por décadas, a maioria dessas comunidades não teve a oportunidade de escolher os nomes de seus próprios espaços escolares. Em muitos casos, as escolas indígenas carregavam nomes que não se alinhavam com sua riqueza histórica e cultural. A Lei 15.215/2025 permitirá que eles substituam essas nomenclaturas, podendo utilizar nomes em suas próprias línguas e que representem suas memórias e tradições. Essa medida fortalece a identidade e a integração com o sistema educacional, possibilitando que sejam escolhidas figuras históricas que representam as comunidades. Um exemplo raro na realidade brasileira é a Escola Quilombola Professora Rosa Doralina Mendes, em Salgueiro, Pernambuco, que leva o nome de uma liderança local. No entanto, na mesma comunidade, ainda existem escolas com nomes de fazendeiros, exemplo que se repete por todo o Brasil. A legislação também promove a valorização da cultura, da história e da memória coletiva, garantindo a participação social. Para as escolas quilombolas, a lei está alinhada à implementação da Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (Pneerq). Além disso, ela se baseia na Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que prevê a consulta e a participação de comunidades e lideranças em processos de tomada de decisão. A lei complementa a Constituição de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996, contribuindo para a valorização de suas memórias históricas e fortalecendo a identidade étnica e as línguas. A legislação ainda contribui para a institucionalização da Política Nacional de Educação Escolar Indígena, auxiliando na criação da categoria de escolas indígenas em Territórios Etnoeducacionais. Pneerq – A Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (Pneerq) tem o objetivo de implementar ações e programas educacionais voltados à superação das desigualdades étnico-raciais e do racismo nos ambientes de ensino, bem como à promoção da política educacional para a população quilombola. O público prioritário é formado por gestores, professores, funcionários e estudantes, ou seja, a Pneerq abrange toda a comunidade escolar. Pneei-TEE – A Política Nacional de Educação Escolar Indígena nos Territórios Etnoeducacionais (Pneei-TEE) tem como finalidade promover a organização e a oferta de qualidade da Educação Escolar Indígena multilíngue, específica, diferenciada e intercultural, com respeito às especificidades e organizações etnoterritoriais dos povos indígenas. O objetivo geral da política relaciona-se a concretizar, na prática, a organização da Educação Escolar Indígena em Territórios Etnoeducacionais (TEEs), com a participação dos povos indígenas, observada sua territorialidade e respeitadas suas necessidades e especificidades sociais, históricas, culturais, ambientais e linguísticas, conforme orienta o Decreto 6.861/2009. Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações da Secadi Fonte: Ministério da Educação
Senado celebra papel da EPT para inclusão produtiva
A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) foi um dos destaques da sessão especial promovida pelo Senado Federal, nesta sexta-feira, 19 de setembro, em homenagem ao Sistema S. O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), participou do evento e destacou a importância do sistema para a capacitação e a inclusão de jovens no mercado de trabalho. O secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Marcelo Bregagnoli, ressaltou que “o Sistema S ajuda na redução das desigualdades através da geração de emprego e da renda, fruto dos processos educacionais, e do seu papel social dentro da saúde, do esporte, do lazer, da cultura”. Bregagnoli defendeu um pacto nacional em favor da EPT, citando a recém instituída Política Nacional da Educação Profissional e Tecnológica e o programa Juros por Educação O secretário agradeceu às instituições pela execução do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), destacando os cursos de Bioeconomia e do Asa para Todos. O Sistema S é formado por nove instituições privadas, sem fins lucrativos e com foco na prestação de serviços públicos, como educação profissional, saúde e assistência social. Entre as instituições que compõem o sistema, estão: Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Social do Comércio (Sesc), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), dentre outras. Participantes – A sessão contou com a presença do senador Izalci Lucas, do diretor-geral do Departamento Nacional do Sesc, José Carlos Cirilo; da gerente-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), Karla Oliveira; do diretor-superintendente do Sesi, Paulo Moll; do gerente-executivo de Educação Profissional do Senai, Felipe Esteves Pinto Morgado; da diretora-executiva nacional do Serviço Social do Transporte (Sest), Nicole Goulart; e de representantes de entidades patronais e sindicais. Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Setec e da Agência Senado Fonte: Ministério da Educação
Coalizão: cúpula destaca metas globais para alimentação escolar

A 2ª Cúpula Global da Coalizão para a Alimentação Escolar foi encerrada nesta sexta-feira, 19 de setembro, em cerimônia no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Durante o último dia de evento, foi apresentada a Declaração Final da cúpula às delegações presentes. O documento destaca as metas globais e pontua os próximos passos da coalizão para alimentação escolar, incluindo adoção da alimentação escolar como prioridade em políticas públicas e decisões governamentais, com meta de alcançar mais de 150 milhões de crianças até 2030. O ministro da Educação, Camilo Santana, celebrou o resultado do encontro. Para ele, só a Educação é capaz de mobilizar “tanta gente em torno de um mesmo prato. O coração fica cheio de esperança quando conseguimos juntar pessoas de todo canto, de países tão distintos, para reforçar que comida boa na mesa dos estudantes também é qualidade de aprendizagem e enfrentamento da fome em todo o mundo”. Comida boa na mesa dos estudantes também é qualidade de aprendizagem e enfrentamento da fome em todo o mundo”. Ministro da Educação, Camilo Santana A declaração também ressalta o apoio à Aliança Global contra a Fome e a Pobreza e a consolidação dos avanços da Cúpula Nutrition for Growth; O aprendizado coletivo e o compartilhamento de experiências seguirão centrais, com foco em pesquisa, financiamento, investimentos e assistência técnica para fortalecer programas nacionais. A Cúpula ainda frisa o papel das Instituições Financeiras Internacionais no apoio à alimentação escolar, por meio de investimentos em educação, nutrição e capital humano, viabilizando soluções de financiamento inovadoras. De acordo com o documento, a Coalizão continuará mobilizando governos, sociedade civil e redes regionais, como a Rede de Alimentação Escolar Sustentável (RAES), além de buscar novos parceiros estratégicos. O trabalho de advocacy seguirá posicionando as refeições escolares em agendas globais, como União Africana, G7, G20, Assembleia da ONU e COP31. O Programa Mundial de Alimentos (WFP) seguirá responsável pelo secretariado da Coalizão, e os próximos encontros já estão definidos: a Reunião Ministerial da Força-Tarefa em 2026 e a terceira Cúpula Global em 2027. Plenárias – No último dia do evento, as discussões abordadas pelas delegações nas sessões de diálogos (sessões 4, 5, 6 e 7) focaram-se no papel da alimentação escolar na transformação dos sistemas alimentares e no fortalecimento da proteção social. Foram apresentadas iniciativas inovadoras de diversos países, o uso da merenda como estratégia de resiliência e desenvolvimento humano, além do protagonismo de cidades na promoção de soluções locais. As sessões destacaram parcerias entre governos e organizações para ampliar o alcance da alimentação escolar e cumprir metas globais. A Mesa 7 contou com a participação especial de duas estudantes do estado do Ceará, Gisele de 15 anos e Dávila de 14 anos, que apresentaram uma pesquisa inédita da Visão Mundial e representaram o Brasil e os estudantes na luta por uma alimentação escolar mais justa, nutritiva e de qualidade. “Essa pesquisa foi feita com mais de 1.200 crianças, em 13 países diferentes. Foi muito importante ouvir o que eles tinham para dizer. Porque quando a gente fala de sugestões, não estamos falando somente de culinária, a gente fala também sobre qual é a nossa opinião, a gente quer expressar o que a gente vê, o que a gente passa, nossa realidade. Então a gente quer fazer parte desse meio e dessa mudança”, destacou Dávila. Leia mais: 2ª Cúpula da Alimentação Escolar reúne delegações de 80 países Bilaterais – Nas reuniões bilaterais do segundo dia de evento, o ministro da Educação, Camilo Santana, se reuniu com ministros de estados para tratar de cooperação internacional: o ministro da Finlândia, Ville Tavio; a ministra da Educação de Moçambique, Samaria dos Anjos Tovela; a ministra da Ruanda, Claudette Irere, e o embaixador Lawrence Manzi. O chefe da pasta do Brasil também se reuniu com a Diretora Executiva do Programa Mundial de Alimentos (PMA), Cindy McCain. O secretário executivo do MEC, Leonardo Barchini, também se encontrou com representantes de diferentes países para tratar de acordos e parcerias internacionais com: a ministra da Educação da Libéria, Jarso Marley Jallah; o vice-ministro da Educação e Ciência do Tajiquistão, Muzaffarzoda Badriddin; o secretário do Ministério da Educação, Educação Superior e Educação Profissional do Sri Lanka, Nalaka Kaluwewa; a Vice-Ministra de Educação Básica da África do Sul, Makgabo Reginah Mhaule; e o secretário de Estado de Educação Superior da Guiné Bissau, Gibrilo Djaló. Agenda – Com o encerramento da 2ª Cúpula da Coalizão Global para a Alimentação Escolar, ministros de Estado e autoridades de alto nível darão continuidade à agenda em Fortaleza com visitas a unidades de ensino que se destacam em práticas pedagógicas e de alimentação escolar. Estão previstas visitas ao Centro de Educação Infantil Olinda Maria Feitosa Parente, à Escola Estadual Indígena Jenipapo Kanindé e à Escola Municipal de Tempo Integral Maria Odete da Silva Colares, espaços que representam a diversidade cultural e educacional do Ceará e evidenciam a importância da agricultura familiar e de cardápios saudáveis para o fortalecimento da educação básica e o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes. Referência mundial – O Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), apresentado aos participantes da Cúpula durante as sessões e a visita de campo, integra a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza — iniciativa proposta pelo Brasil na presidência do G20 que tem como meta erradicar a fome no mundo até 2030 —, reforçando sua relevância como política pública estratégica em nível mundial. A escolha da capital cearense como sede da cúpula demonstra o protagonismo brasileiro e da região Nordeste no cenário internacional. Coordenado pelo Ministério da Educação (MEC), o Pnae é uma das maiores políticas do tipo do mundo. Atualmente, garante refeições diárias a quase 40 milhões de estudantes em 150 mil escolas, somando 50 milhões de refeições por dia, em um investimento anual de R$ 5,5 bilhões. O programa contribuiu para a saída do Brasil do Mapa da Fome, aliado a outras políticas públicas consistentes de combate à insegurança alimentar e de promoção da cidadania. O Brasil também se destaca pela experiência em cooperação técnica internacional. Ao
Vereador Gabriel Arce solicita instalação de lixeiras seletivas nos parques e praças
O Vereador Gabriel Arce quer que a Prefeitura de Ponta Porã faça a instalação de lixeiras com separação de reciclados, em parques e praças públicas do Município de Ponta Porã. O parlamentar fez uma solicitação, por meio de indicação apresentada na sessão de 16 de setembro, na Câmara Municipal. Nela, o parlamentar justifica que “a presente Indicação tem como objetivo incentivar a educação ambiental, promover a coleta seletiva e estimular a correta destinação dos resíduos sólidos gerados pela população que frequenta os espaços públicos. A disponibilização de lixeiras apropriadas em locais de grande circulação, como parques e praças, contribui para a preservação do meio ambiente, reduz a poluição, fortalece a cultura da reciclagem e melhora a limpeza urbana, além de proporcionar um ambiente mais saudável e agradável para os cidadãos”. Gabriel Arce acrescentou ainda que “a adoção dessa medida representa um investimento na qualidade de vida da população e na sustentabilidade do Município. Diante das razões expostas, reiteramos a necessidade e urgência da medida, certos de que a Administração Municipal, adotará as providências cabíveis com a brevidade possível”. A indicação contendo o pedido foi encaminhada ao Prefeito Municipal de Ponta Porã, Eduardo Campos, com cópias ao Secretário Municipal de Obras e Urbanismo, Joanilson Zeferino dos Santos, e ao Secretário Municipal de Meio Ambiente, Thiago Eugênio Vedana.
Agnaldo Pereira Lima pede recapeamento, iluminação e redutor de velocidade para diversos bairros
O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Porã, Vereador Agnaldo Pereira Lima, quer que a Prefeitura promova investimentos na melhoria da qualidade de vida para os moradores de bairros bastante populosos da cidade. Na sessão ordinária de 16 de setembro, o parlamentar, apresentou três indicações formalizando as solicitações. Agnaldo Pereira Lima solicitou ao Prefeito Municipal Eduardo Campos e ao Secretário Municipal de Obras e Urbanismo, Joanilson Zeferino dos Santos, o recapeamento de toda a extensão da Rua Edevaldo Carpes, via que contempla e atravessa os bairros Bosque Ponta Porã e São João. Segundo ele, aquela rua encontra-se em condições precárias, apresentando buracos e desgaste acentuado do pavimento, o que tem causado transtornos à população, comprometendo a mobilidade urbana e a segurança dos moradores e motoristas que utilizam diariamente a via. Diante da relevância da Rua Edevaldo Carpes como importante eixo de ligação entre bairros, solicito que seja incluída no cronograma de obras de recapeamento asfáltico do município, garantindo melhores condições de tráfego e qualidade de vida à comunidade”, argumentou. ILUMINAÇÃO NA PISTA DE ATLETISMO O Vereador Agnaldo Pereira Lima também apresentou indicação encaminhada ao Prefeito Eduardo Campos com cópia ao Secretário Municipal de Esporte e Lazer, Ricardo Luis Vilaverde de Torraca, solicitando implantação de sistema de iluminação em LED em toda a extensão da pista de atletismo da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. O Presidente da Câmara Municipal, justificou o pedido, argumentando que “a referida solicitação fundamenta-se na necessidade de oferecer melhores condições de uso à comunidade e aos atletas que frequentam a pista de atletismo. Durante o dia, o espaço é utilizado por atletas vinculados à Secretaria Municipal de Esportes, que realizam treinamentos regulares de diversas modalidades. Já no período noturno, a pista é aberta ao público em geral, recebendo moradores que buscam praticar caminhadas, corridas e demais atividades físicas. Entretanto, a ausência de iluminação adequada compromete a segurança e dificulta a utilização do espaço, sobretudo à noite, quando há maior vulnerabilidade”. Agnaldo entende que “a instalação de iluminação em LED em toda a extensão da pista proporcionará melhores condições de visibilidade, maior segurança e conforto aos usuários, incentivando a prática esportiva, promovendo saúde, lazer e bem-estar. Além disso, a tecnologia LED representa alternativa mais econômica e sustentável, garantindo eficiência energética e maior durabilidade”. VILA ÁUREA O Vereador Agnaldo Pereira Lima apresentou ainda uma indicação endereçada ao Prefeito Eduardo Campos, com cópia ao Secretário Municipal de Obras e Urbanismo, Joanilson Zeferino dos Santos, solicitando implantação de quebra-molas (redutores de velocidade) na extensão da Rua Natal, localizada na Vila Áurea. De acordo com Agnaldo Pereira Lima, “a presente solicitação se faz necessária em razão do elevado número de acidentes que vêm ocorrendo nessa via, especialmente envolvendo motocicletas. A Rua Natal apresenta intenso fluxo de veículos e pedestres, tornando-se urgente a adoção de medidas para reduzir a velocidade dos condutores e, consequentemente, garantir maior segurança à população. Os quebra-molas são instrumentos eficazes para disciplinar o tráfego, prevenindo colisões e protegendo a integridade física dos moradores e transeuntes que utilizam diariamente a via. Diante do exposto, conto com o apoio dos nobres pares para aprovação da presente Indicação e com a sensibilidade do Executivo Municipal para que a medida seja atendida com a maior brevidade possível”, disse o parlamentar, durante a sessão de 16 de setembro.
Setor produtivo defende maior subvenção do seguro rural no Brasil
Representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), do Banco Central, do Congresso Nacional, da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, do setor produtivo e de outras instituições defenderam nesta sexta-feira (19), na sede da Sociedade Rural Brasileira, o fortalecimento do seguro rural no país. O entendimento é que as mudanças climáticas têm intensificado os fenômenos que atingem a produção agrícola e pecuária, prejudicando produtores que arriscam na produção rural. As instituições de crédito estão mais rigorosas, em busca de garantias, e os recursos públicos para sustentar o pagamento de sinistros são limitados. O secretário nacional de Política Agrícola do Mapa, Guilherme Campos, e o assessor especial do ministro, Carlos Ernesto Augustin, enfatizaram o alinhamento entre poder executivo e legislativo para “encarar” o desafio de incrementar o seguro rural. “Está sendo finalizada uma proposta robusta e disruptiva que venha a fazer frente a esse grande desafio”, disse Guilherme. “Temos que encarar o seguro rural. Da forma como está não dá mais. Temos que avaliar se é mais importante a subvenção ao crédito ou ao seguro”, afirmou Augustin. Técnicos de diversas instituições apresentaram dados que fundamentam a necessidade de um seguro mais abrangente e mais acessível ao produtor. A ideia, que vem ganhando corpo, é fazer uma transição da subvenção ao crédito para a subvenção ao seguro. Guilherme Campos lembrou que desde 2023 o Plano Safra disponibilizado pelo governo federal tem sido maior a cada ano. Essa política pública é uma das mais longevas do Mapa e subsidia produtores pequenos, médios e grandes, geralmente com taxas de juros mais acessíveis. Neste ano, de acordo com o secretário, o plano não está performando como no início dos Planos anteriores. “São várias as explicações pela procura aquém do previsto: a taxa Selic a 15%, e isso ninguém contesta; os pedidos de recuperação judicial (RJs) em alta aumentaram o risco e os cuidados que as instituições financeiras têm na concessão do crédito; e as mudanças climáticas também impactam, porque sem chuvas o produtor está empurrando as operações para a frente”, afirmou. Propostas discutidas no evento dão conta de que o seguro rural deve ser financiado não apenas pelo poder público, mas também pelo próprio setor produtivo. Participantes de painéis debateram o projeto de lei n. 2951/2024, que tramita no Congresso e moderniza o seguro rural no Brasil. Além de propor alterações na subvenção econômica ao prêmio do seguro rural, ele cria um fundo destinado à cobertura suplementar dos riscos do seguro rural, chamado de Fundo Catástrofe. O pesquisador da Embrapa Agricultura Digital Eduardo Monteiro e o diretor do Departamento de Gestão de Riscos do Mapa, Diego Melo de Almeida, apresentaram no seminário mecanismos já incorporados pelo seguro rural, como o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc), e uma novidade que está sendo testada: o Zarc com nível de manejo. Um projeto piloto da metodologia foi implantado na região de Londrina (PR) e contempla a cultura da soja. Três seguradoras se interessaram em participar. A ideia por trás da iniciativa é que quanto mais tecnologias mitigadoras de riscos forem adotadas pelo produtor, mais vantajosa seria a contratação do seguro. Também estiveram no evento representantes da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) e Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), entre outras instituições. Todas se manifestaram de forma alinhada sobre o tema. Informação à imprensaimprensa@agro.gov.br Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária
Homem é executado a tiros no centro de Ponta Porã

A noite desta sexta-feira (19) foi marcada por mais um episódio violento no centro de Ponta Porã. Um homem, identificado preliminarmente apenas como “Kamba”, foi morto a tiros em uma ação audaciosa que chocou moradores e comerciantes da região central. Segundo relatos colhidos no local, o crime ocorreu em uma das principais vias da cidade, diante de diversas testemunhas. Conforme informações apuradas, os executores estavam em duas caminhonetes — uma Hilux prata e uma S10 branca. Uma das testemunhas afirmou que chegou a ver os veículos passando próximo a ela antes dos disparos e que os ocupantes fugiram rapidamente com destino ao bairro Sanga Puitã. A vítima, conhecida pelo apelido de “Kamba”, foi surpreendida pelos criminosos que desceram dos veículos e efetuaram vários disparos à queima-roupa. O socorro chegou rapidamente, mas o homem não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local. A Polícia Militar isolou a área para trabalho da perícia e já iniciou buscas pela região na tentativa de localizar os suspeitos. Câmeras de segurança próximas devem ser analisadas para ajudar na identificação dos autores. Este homicídio se soma a outros casos violentos registrados recentemente na fronteira entre Ponta Porã (MS) e Pedro Juan Caballero (PY), acendendo novamente o alerta quanto à criminalidade e à atuação de facções na região. Moradores e comerciantes cobram mais segurança e estratégias efetivas para conter a onda de violência. As autoridades solicitam que qualquer informação sobre as caminhonetes envolvidas ou possíveis envolvidos seja repassada anonimamente aos órgãos de segurança. As investigações seguem em andamento e novas informações poderão ser divulgadas nas próximas horas.