Alerta amarelo: Ponta Porã enfrenta baixa umidade do ar e população deve redobrar atenção

Ponta Porã News – Notícias de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou um alerta amarelo para Ponta Porã, indicando que a umidade relativa do ar pode variar entre 30% e 20% nesta quinta-feira (18/9), e também nos próximos dias. A situação acende um sinal de atenção, já que índices abaixo de 30% são considerados prejudiciais à saúde. A Defesa Civil […] (Alerta amarelo: Ponta Porã enfrenta baixa umidade do ar e população deve redobrar atenção)
São Paulo perde e sai em desvantagem contra a LDU na Libertadores
O São Paulo sofreu um revés doloroso nesta quinta-feira (18.09), ao ser derrotado por 2 a 0 pela LDU, no Estádio Rodrigo Paz Delgado, em Quito. O resultado, que encerrou uma invencibilidade recorde de 17 jogos do Tricolor na Copa Libertadores, coloca a equipe paulista em desvantagem na busca por uma vaga nas semifinais do torneio continental. Bryan Ramírez e Estrada foram os responsáveis pelos gols equatorianos. A última derrota do São Paulo na Libertadores havia ocorrido em 4 de abril de 2024, contra o Talleres, na Argentina. A quebra da sequência invicta aumenta a pressão para o jogo de volta. Cenário para a Classificação O confronto decisivo entre São Paulo e LDU acontecerá na próxima quinta-feira, às 19h (de Brasília), no Morumbis. Para avançar diretamente à semifinal, o Tricolor precisará de uma vitória por três ou mais gols de diferença. Um triunfo por dois gols de vantagem levará a decisão para as penalidades máximas. Qualquer outro resultado, como um empate ou uma derrota por um gol, garantirá a classificação da equipe equatoriana. Antes do embate decisivo pela Libertadores, o São Paulo terá um compromisso pelo Campeonato Brasileiro, enfrentando o Santos no próximo domingo, na Vila Belmiro. O vencedor do duelo entre São Paulo e LDU enfrentará o classificado de Palmeiras x River Plate. O Verdão largou em vantagem, vencendo o River por 2 a 1 no Monumental de Núñez, em Buenos Aires. São Paulo vence o Botafogo e foca na Libertadores O Jogo A partida em Quito começou com o São Paulo demonstrando controle e posse de bola, superando os 60% em certo momento. No entanto, foi a LDU quem abriu o placar de forma cirúrgica. Aos 15 minutos, um lançamento preciso de Allala encontrou Bryan Ramírez, que se livrou da marcação de Cédric Soares e, cara a cara com Rafael, finalizou sem deixar a bola cair, vendo-a beijar a trave antes de entrar. Após o gol, o São Paulo encontrou dificuldades para furar a sólida defesa da LDU. A equipe de Hernán Crespo pecava na transição, trocando passes horizontais sem conseguir romper as linhas adversárias. A melhor oportunidade tricolor no primeiro tempo surgiu aos 44 minutos, quando Enzo Díaz cruzou para Luciano, que finalizou de voleio, mas mandou à esquerda do goleiro Gonzalo Valle. Segundo tempo O segundo tempo começou promissor para o São Paulo, com Luciano tendo duas boas chances de igualar o marcador. Na primeira, driblou o goleiro, mas a finalização foi interceptada por um defensor da LDU (o lance, contudo, foi anulado por impedimento). Pouco depois, o camisa 10 recebeu dentro da área e chutou no canto, obrigando Gonzalo Valle a fazer uma grande defesa. Aos 30 minutos, Ferreirinha também arriscou, mas seu chute foi desviado pela defesa equatoriana. Palmeiras vence River Plate e conquista vitória crucial em Buenos Aires Contrariando a expectativa de que o São Paulo embalaria para o empate, a LDU foi novamente letal. Após uma perda de bola de Pablo Maia no campo de defesa, Estrada aproveitou a oportunidade dentro da área e finalizou sem chances para Rafael, ampliando o placar para 2 a 0 e garantindo uma vantagem expressiva para o jogo de volta. A derrota exige uma atuação impecável do São Paulo no Morumbis para reverter o cenário e manter vivo o sonho do tetra da Libertadores. Ficha Técnica LDU 2 x 0 São Paulo Competição: Copa Libertadores Local: Estádio Rodrigo Paz Delgado (Casa Blanca), em Quito (Equador) Data: 18 de setembro de 2025 (quinta-feira) Horário: 19h (de Brasília) Gols: LDU: Bryan Ramírez, aos 15 do 1ºT; Estrada, aos 34 do 2ºT Cartões: Amarelos: Arboleda (São Paulo); Tiago Nune, Quiñonez, Villamil (LDU) Arbitragem: Árbitro: Yael Falcon (ARG) Assistentes: Facundo Rodríguez (ARG) e Jasoé Savorani (ARG) VAR: Jorge Baliño (ARG) Escalações: LDU: Gonzalo Valle; Ricardo Adé, Gian Allala e Quiñonez; Carlos Gruezo, Connejo (Minda), Quintero (Cuero) e Villamil; Ramírez, Alzugray (Pastrán) e Jeison Medina (Cabeza) (Estrada). Técnico: Tiago Nunes. São Paulo: Rafael; Ferraresi, Arboleda e Alan Franco; Cédric Soares (Mailton), Pablo Maia, Bobadilla (Rodriguinho), Marcos Antônio e Enzo Díaz; Rigoni (Ferreira) e Luciano. Técnico: Hernán Crespo. Fonte: Esportes
Motta escolhe deputado Paulinho da Força relator do PL da anistia

Ponta Porã News – Notícias de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciou, nesta quinta-feira (18), o relator do projeto de lei (PL) da anistia, que será o deputado federal Paulinho da Força (Solidariedade-SP). “Tenho certeza que ele conduzirá as discussões do tema com o equilíbrio necessário”, afirmou o presidente da Câmara em rede social. A urgência da […] (Motta escolhe deputado Paulinho da Força relator do PL da anistia)
Brasil, França e PMA desenvolverão cooperação para Sul Global
A 2ª Cúpula Global da Coalizão para a Alimentação Escolar acontece entre quinta e sexta-feira, 18 e 19 de setembro, com o objetivo de promover diálogos entre líderes e especialistas sobre financiamento sustentável, sistemas alimentares, inovação em nível local e a alimentação escolar como rede estratégica de proteção social. A agenda também orienta os próximos passos rumo à meta global de garantir refeições saudáveis a cada criança e jovem. Durante o primeiro dia do evento (18), além da abertura, foram lançadas publicações, com a realização de sessões de diálogos, reuniões bilaterais e uma visita de campo a uma escola de Fortaleza (CE), sede desta edição do encontro. Uma sessão especial marcou a assinatura da Declaração de Intenção da Promoção da Cooperação Sul-Sul Trilateral em Alimentação Escolar, entre Brasil, França — representando países africanos — e o Programa Mundial de Alimentos (PMA) da Organização das Nações Unidas (ONU). O documento reflete o desejo dos governos brasileiro, francês e do PMA em promover ações de cooperação junto a países do Sul Global. Agora, somamos esforços em um tema que nos une profundamente: garantir que nenhuma criança estude de estômago vazio. Este é mais que um ato de cooperação, é um compromisso conjunto de transformar esperança em realidade”, destacou o ministro da Educação. “Somamos esforços em um tema que nos une profundamente: garantir que nenhuma criança estude de estômago vazio.” Camilo Santana, ministro da Educação, sobre Declaração de Intenção da Promoção da Cooperação Sul-Sul Trilateral em Alimentação Escolar Os avanços e diálogos apresentados nesta quinta-feira (18) reforçam o compromisso global com políticas públicas que garantam o direito à alimentação de qualidade desde a infância, apontando caminhos concretos para a construção de um futuro mais justo e inclusivo. Abertura – Participaram da cerimônia de abertura o ministro da Educação, Camilo Santana, ao lado do vice-presidente do Brasil e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin. Santana afirmou que a alimentação escolar é um elo que conecta a educação à saúde; o desenvolvimento econômico à dignidade humana; e o futuro das crianças ao futuro das nossas nações. “Acreditamos que a refeição digna na escola é um direito humano e um ato de justiça social para todos os nossos estudantes”, defendeu. Alckmin destacou a importância da nutrição e das escolhas políticas para o desenvolvimento infantil. “A proteína, a gordura saudável, o ferro, o zinco, são os tijolinhos que formam o cérebro. A glicose, as vitaminas, são o combustível que promovem o aprendizado. Dizem que governar é escolher, e não há escolha melhor do que escolher a criança, a educação e a saúde”. A cerimônia de abertura também contou com a participação da primeira-dama Janja Lula da Silva e a presença do governador do Ceará, Elmano de Freitas; do ministro de Estado do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil, Wellington Dias; da diretora executiva do Programa Mundial de Alimentos (PMA), Cindy McCain; da presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Pacobahyba; e do prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão. Leia mais: 2ª Cúpula da Alimentação Escolar reúne delegações de 80 países Publicações – Durante a cerimônia foi lançado o relatório “O Estado da Alimentação Escolar 2024”. O estudo mostra expansão especialmente expressiva em países de baixa renda, com crescimento de quase 60% na cobertura nos últimos dois anos, e destaca o salto do continente africano, que adicionou 20 milhões de crianças atendidas — com países como Etiópia, Quênia, Madagascar e Ruanda ampliando seus programas entre 1,5 e 6 vezes. Na ocasião, também foi publicada a 2ª edição da Cartilha para Conselheiros do Programa Nacional de Alimentação Escolar, produzida em parceria com o Tribunal de Contas da União (TCU). O material reforça a importância do controle social e do aprimoramento da governança para qualificar a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). Programação – Após a abertura, o ministro Santana acompanhou representantes das delegações em um almoço na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Johnson, serviço a partir de alimentos adquiridos pelo Pnae. “A gente compreende a importância da alimentação escolar para qualidade da aprendizagem dos nossos alunos. Então, a visita aqui é para dar as boas-vindas a todas as delegações e para que eles possam conhecer a qualidade da nossa alimentação escolar e a importância dela para a aprendizagem dos nossos estudantes”, falou. Leia mais: Ministros de 40 países conhecem a alimentação escolar no Ceará Nesta quinta-feira também foram realizadas três sessões de diálogos entre as delegações, transmitidas no canal do MEC no YouTube. A primeira sessão destacou os avanços nos compromissos dos países desde a primeira cúpula global em 2023, além de novos compromissos anunciados. A segunda, promoveu o diálogo entre ministros e a rede formada por um Consórcio de Pesquisa, destacando como análises científicas podem ser traduzidas em um melhor desenho de políticas e programas. O terceiro debate reuniu ministros das finanças e instituições financeiras internacionais para apresentar mecanismos financeiros inovadores e parcerias, incluindo a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. A programação detalhada do segundo dia está disponível na página da iniciativa no portal do FNDE. Bilaterais – Em reunião bilateral, Camilo Santana recebeu o ministro francês para a Francofonia e Parcerias Internacionais, Thani Mohamed Soilihi, acompanhado de representantes de delegações africanas, para assinatura da Declaração de Intenção da Promoção da Cooperação Sul-Sul Trilateral em Alimentação Escolar. O chefe da pasta do Brasil também se reuniu com Nicolás Cataldo Astorga, ministro da Educação chileno. Ainda para tratar de cooperação internacional, o secretário executivo do MEC, Leonardo Barchini, recebeu o ministro da Educação e Formação Profissional, da Cultura e das Comunicações do Haiti, Augustin Antoine; acompanhado do ministro da Agricultura, Recursos Naturais e Desenvolvimento Rural do país, Vernet Joseph. Referência mundial – O Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), apresentado aos participantes da Cúpula durante as sessões e a visita de campo, integra a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza — iniciativa proposta pelo Brasil na presidência do G20 que tem como meta erradicar a fome no mundo
Ministério da Saúde abre inscrições para formar 4 mil profissionais especialistas em áreas prioritárias para o SUS
O Ministério da Saúde abriu, nesta quinta-feira (18/9), o prazo de inscrição para instituições interessadas em formar 4 mil profissionais especialistas em áreas prioritárias para o SUS. Para isso, publicou dois editais: um visa a adesão de programas de residência médica, para os quais a pasta vai financiar 3 mil bolsas em especialidades como anestesiologia, radiologia e cirurgia oncológica e; e outro para programas de residência em área profissional da saúde, que terá 1 mil bolsas em áreas como Atenção à Saúde da Mulher, Atenção à Saúde Mental, Enfermagem Obstétrica, dentre outras. Podem solicitar adesão de seus programas de residência universidades e hospitais federais ligados aos Ministério da Saúde e da Educação, órgãos e instituições públicas municipais, estaduais e distritais, além de entidades privadas sem fins lucrativos. As inscrições poderão ser realizadas até o dia 20 de outubro, por meio do sistema SIG-Residências. Realizada no âmbito do Programa Nacional de Bolsas para Residências Multiprofissionais e em Área Profissional da Saúde (Pró-Residência), a concessão das 4 mil bolsas responde pelo maior número já ofertado pelo Ministério da Saúde nos últimos 10 anos. Somente em 2025, a pasta investirá R$ 1,8 bilhão em programas de residência, um acréscimo de 32% em relação a 2023. “Essa é uma iniciativa fundamental dentro do programa Agora Tem Especialistas, pois permite que instituições interessadas em criar programas de residência contem com bolsas para os residentes”, explicou o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, do Ministério da Saúde, Felipe Proenço. Para a distribuição das bolsas, o Ministério da Saúde vai priorizar os estados da Amazônia Legal (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Mato Grosso, Maranhão e Tocantins), como forma de promover a equidade no acesso da população a cuidados de saúde de qualidade e reduzir desigualdades regionais. Além disso, programas já existentes poderão receber bolsas adicionais, desde que ampliem o número de vagas, sempre com avaliação da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) ou da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional (CNRMS). “Após a interrupção em 2023, o Pró-Residência foi retomado e agora vive sua maior expansão em dez anos. Isso vai contribuir significativamente para melhorar a formação de especialistas no país e, consequentemente, favorecer a melhor distribuição desses profissionais, qualificando os serviços e ajudando a reduzir o tempo de espera no atendimento da população”, destacou o secretário. Anna Elisa IungMinistério da Saúde Fonte: Ministério da Saúde
Parceria com defensorias públicas facilitará atendimento a vítimas de descontos indevidos
A Advocacia-Geral da União (AGU), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e o Colégio Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Condege) assinaram nesta quinta-feira (18/09) protocolo de intenções que vai facilitar o atendimento pelas defensorias públicas estaduais das vítimas de fraude por descontos indevidos em benefícios previdenciários. As defensorias atuarão para garantir a reparação dos prejuízos sofridos por esses cidadãos perante as entidades associativas, nos casos em que o INSS não pôde fazer o ressarcimento. A assistência de defensor público, ou advogado privado, à vítima de descontos indevidos é necessária nos casos em que as entidades associativas não reconheceram a contestação apresentada pelo segurado ao INSS e apresentaram documentação que, em tese, serviria para comprovar a autorização do desconto. Nessa hipótese fica configurado o litígio entre segurado e entidade associativa, sem vínculo jurídico direto com o INSS. A parceria permitirá às defensorias públicas dos estados e do Distrito Federal acesso rápido aos dados dos beneficiários que receberam respostas das entidades associativas, mas não reconhecem os descontos. Com essa iniciativa, defensores públicos poderão representar aposentados e pensionistas que não reconhecem os documentos apresentados pelas associações como comprovação de adesão. E ainda aqueles que simplesmente foram enganados e induzidos a autorizar os descontos automáticos em seus benefícios feitos por entidades associativas. O advogado-geral da União, Jorge Messias, reforçou a importância da articulação entre as instituições para evitar disputas judiciais demoradas. “Acordos como este simplificam muito o processo para as pessoas mais idosas e vulneráveis, evitando que passem por uma via-crúcis de documentos e deslocamentos”, afirmou Messias na cerimônia de assinatura do acordo. “Esta união de propósitos é melhor para a sociedade em geral, naquilo que diz respeito à entrega de direitos, mas também na questão econômica, porque quando se entrega direitos mais rapidamente, da forma correta, você também protege o interesse público, que é o patrimônio da sociedade”, ressaltou o ministro da AGU. Para o presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, a presença da Defensoria Pública é fundamental para completar a rede de proteção aos mais vulneráveis. “Esta parceria é fundamental para garantir o tratamento digno aos nossos aposentados e pensionistas que foram fraudados”, disse. A presidente do Condege, Maria Luziane Ribeiro de Castro, elogiou a medida, principalmente diante do papel das defensorias como garantidoras do acesso à Justiça para quem mais precisa: “A gente entende que, para poder prestar um serviço melhor e mais adequado, não precisa de judicialização, não precisa brigar. Os melhores resultados podem ser construídos a partir do diálogo, sempre buscando aquilo que é melhor para entregar à população”, afirmou. Parceria interinstitucional Com a assinatura do protocolo, as defensorias públicas estaduais estão aptas a celebrar acordos de cooperação técnica (ACTs) com o INSS para obter acesso aos dados dos beneficiários e, assim, ampliar o acesso à Justiça para os mais vulneráveis. Por meio dos acordos será possível às defensorias acessar, na representação dos segurados lesados, toda a documentação relativa à contestação dos descontos indevidos. O repasse das informações do INSS só será feito mediante autorização expressa dos interessados, realizada por canais oficiais do INSS. A parceria entre AGU, INSS e Condege é resultado direto do acordo interinstitucional celebrado perante o Supremo Tribunal Federal (STF) para o ressarcimento de aposentados e pensionistas do INSS, e representa mais uma medida do governo federal para o integral ressarcimento de todas as vítimas da fraude. Em julho deste ano, o STF homologou proposta pactuada pela AGU, INSS, Ministério da Previdência Social, Defensoria Pública da União (DPU), Ministério Público Federal e Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB), para dar segurança jurídica ao plano operacional apresentado pelo Governo Federal para realizar o ressarcimento. Desde julho, o Governo Federal deu início à primeira fase de reparação aos beneficiários lesados, com a adesão ao acordo de ressarcimento por via administrativa para aqueles que não tiveram respostas das entidades. Mais de 2,3 milhões de pessoas aderiram ao acordo, e já foi devolvido R$1,29 bilhão a aposentados e pensionistas. Assessoria Especial de Comunicação Social da AGU, com informações da Ascom/INSS Fonte: Advocacia-Geral da União
“O SUS que cuidou de mim foi o mesmo que me acolheu de volta ao mercado de trabalho”, conta profissional do Mais Médicos

O Sistema Único de Saúde (SUS) é uma referência mundial. Ele cresceu não apenas em tamanho, mas em significado, e se tornou uma rede de cuidado para milhões de pessoas. E para que essa expansão siga acontecendo, o SUS conta com a atuação de trabalhadores em todo o Brasil. São 3,5 milhões de profissionais, entre gestores, médicos, enfermeiros, agentes de saúde, fisioterapeutas, dentistas, psicólogos e residentes, lotados em hospitais, unidades básicas de saúde, ambulatórios e unidades de pronto atendimento nos 5.570 municípios brasileiros. Em 35 anos de história, o SUS é o cenário em que importantes iniciativas são desenvolvidas como o Programa Mais Médicos, que hoje assegura assistência a cerca de 67 milhões de pessoas em todo o Brasil. Atualmente, mais de 26 mil profissionais atuam em 4,5 mil municípios pelo programa. Entre essas cidades, 1,7 mil apresentam altos níveis de vulnerabilidade social. Para o médico de Saúde da Família, Walder Amaral (38), foi só depois que iniciou sua atuação no SUS que compreendeu a força do sistema de saúde “É um instrumento de vida, que garante acesso ao cuidado mesmo nos lugares mais distintos. Para mim, o SUS representa inclusão, equidade e dignidade”. Walder faz parte do Mais Médicos em Natal (RN) e conta que sua ligação com a rede pública vai além do programa. “Sofri um acidente de carro que fez com que eu perdesse minha visão de forma irreversível. E foi no SUS que fui cuidado. Passei por uma reconstrução de face, procedimentos dentários e um longo período de adaptação. A rede pública esteve presente em cada etapa desse processo, desde o atendimento de urgência até a reabilitação. O SUS que cuidou de mim foi o mesmo que me acolheu de volta ao mercado de trabalho como médico, provando que ele é feito não só de políticas públicas, mas também de humanidade e inclusão”, se emociona. Outras ações de destaque contaram com a articulação e colaboração da União, estados e municípios. Dentre elas está o Mais Saúde com Agente, o maior programa de formação técnica nas áreas de saúde para qualificar Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) por meio de cursos semipresenciais. O Mais Saúde com Agente valorizou e ampliou o conhecimento de diversos profissionais como Maicon de Mattos (41), agente de saúde do município de Mendes (RJ). “Cada trabalhador do SUS, independentemente da função, é essencial para o sistema funcionar e ser valorizado. Hoje, consigo realizar atendimentos com mais qualidade, fortalecendo o vínculo com as famílias e oferecendo um cuidado ainda mais humano e próximo da comunidade”. Foto: arquivo pessoal E, com mais de 10 anos de existência, o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) se consolidou como uma estratégia fundamental para a integração entre ensino, serviços de saúde e comunidade, com foco na formação de profissionais qualificados para o SUS. A ação promove a formação prática de estudantes de graduação em saúde e aprimora as competências dos profissionais de saúde e docentes. Em 12 edições, cerca de 1,2 mil projetos já foram contemplados, ofertando mais de 70 mil bolsas para todas as regiões do Brasil. A farmacêutica Melissa Costa (45) participou do programa e ressalta a importância da relação ensino, serviço e comunidade. “O SUS oferece campo de prática para os estudantes e, em contrapartida, as universidades formam futuros profissionais, com perfil adequado para trabalhar no sistema de saúde e atender a população. Essa relação é enriquecedora e resulta em equipes mais motivadas e engajadas com a comunidade”. O Ministério da Saúde atua como o maior financiador de bolsas do país, para garantir recursos para o Programa de Residências em Saúde, outra iniciativa fundamental. Só em 2025, a pasta custeou 31,3 mil bolsas, oferecidas em 3,3 mil programas, que abrangem 120 especialidades e áreas de atuação médicas, além de 35 áreas de especialização voltadas para outras profissões da saúde. Uma das vidas transformadas pelo projeto foi a da médica sanitarista Cristina Sette (62). “Ter cursado um programa de residência fez toda diferença na minha vida profissional. A oportunidade de estudar e aprender durante dois anos em serviço sob supervisão, recebendo uma bolsa do governo brasileiro, propiciou o aprofundamento do conhecimento e o desenvolvimento de habilidades necessárias para a atuação no SUS”, destaca. Victor Almeida Ministério da Saúde Fonte: Ministério da Saúde
MDS participa da 2ª Cúpula Global da Coalizão para a Alimentação Escolar e reforça compromisso com combate à fome

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, participou, nesta quinta-feira (18.09), da abertura da 2ª Cúpula Global da Coalizão para a Alimentação Escolar, em Fortaleza. O encontro reúne representantes de cerca de 80 países para compartilhar experiências e debater formas de ampliar a escala dos programas de alimentação nas escolas de todo o mundo. Na ocasião, o titular do MDS destacou a contribuição da alimentação escolar no combate à fome. “A Cúpula trabalha esse compromisso do mundo com alimentação escolar e a Coalizão é responsável por um acréscimo de mais 80 milhões de crianças no mundo com alimentação escolar”, lembrou. O ministro também fez referência à recém aprovada lei estadual que proíbe o fornecimento, comercialização e publicidade de alimentos ultraprocessados em escolas públicas e privadas, incluindo o entorno das unidades escolares. “Essa troca de experiências no momento em que também o Ceará dá um passo muito grande com a preocupação de alimentação saudável, ou seja, o controle de alimentação”, pontuou A Assembleia Legislativa do Ceará aprovou por unanimidade o Projeto de Lei nº 131/2023, que estabelece diretrizes para a promoção da alimentação adequada e saudável no ambiente escolar. A medida beneficiará diretamente mais de 2 milhões de estudantes cearenses, representando um avanço concreto na proteção da infância e adolescência, na promoção da segurança alimentar e nutricional e na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis.PNAE No evento, o ministro da Educação, Camilo Santana, enfatizou a importância da Coalizão, criada em 2021, com a missão de garantir refeições saudáveis e nutritivas a todas as crianças até 2030. Desde 2023, o Brasil é copresidente dessa iniciativa, ao lado da França e da Finlândia. “Hoje, são 109 países e quase 150 parceiros, configurando uma das mais expressivas manifestações de cooperação multilateral do nosso tempo. São 466 milhões de crianças, atualmente, recebendo refeições escolares, diariamente, por meio de programas governamentais,”, informou o ministro. Santana também destacou o Programa Nacional da Alimentação Escolar. “O Brasil é referência nisso. Nós temos cerca de 40 milhões de crianças se alimentando cotidianamente nas escolas. São mais de 50 milhões de refeições servidas todos os dias para as nossas crianças, garantindo que todas tenham pelo menos uma refeição com comida de verdade”, afirmou. Também presente na solenidade de abertura, o vice-presidente da República citou os bons resultados do país na área. “O Brasil é um exemplo que universalizou a merenda, com alimentos de qualidade oferecidos a todas as nossas crianças. O Brasil tem uma contribuição importante para o mundo todo”, destacou Geraldo Alckmin. Já a diretora-executiva do Programa Mundial de Alimentos, Cindy McCain, exaltou o poder transformador da política pública. “O que vocês estão fazendo pode mudar o mundo. Programas de alimentação escolar estão mudando vidas. Eles estão mudando a vida de meninas. Estão mudando comunidades e estão transformando a oportunidade de crianças terem um futuro real na vida”, avaliou. Aliança Global Já primeira-dama do Brasil, Janja Lula da Silva, embaixadora da alimentação escolar no país, participou por videoconferência e destacou o lançamento, pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em 2024, da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. “A Aliança Global reconhece a alimentação escolar como uma das políticas mais eficazes para combater a fome, reduzir as desigualdades e gerar um desenvolvimento inclusivo quando associado às compras da agricultura familiar. A alimentação escolar fortalece as economias locais, sobretudo para as mulheres agricultoras, e cria um círculo virtuoso de nutrição, educação e autonomia econômica”, disse. “Por isso, a Coalizão e a Aliança caminham juntas, ambas partem da mesma convicção. Não basta falar em metas globais, é preciso garantir que cada criança, em cada território, tenha acesso a refeições saudáveis todos os dias”, ressaltou. 2da Cúpula Global da Coalizão para a Alimentação EscolarO encontro busca destacar o progresso alcançado em relação aos objetivos da Coalizão desde a 1ª Cúpula Global, realizada pela França, em Paris. O evento reforça como governos e parceiros estão investindo em programas de alimentação escolar como uma política pública capaz de impulsionar ações globais diante dos principais desafios atuais. A cúpula visa fomentar colaborações e mobilizar compromissos para os próximos dois anos. Durante a cerimônia, foi apresentado o relatório “O Estado da Alimentação Escolar 2024”, que aponta avanços da alimentação escolar. O encontro reuniu delegações de cerca de 80 países e contou com a presença de mais de 1.500 participantes. A reunião global acontece até sexta-feira (19) e é realizada pelo Governo do Brasil, por meio do Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Secretariado da Coalizão para a Alimentação Escolar, sediado pelo Programa Mundial de Alimentos (PMA) da Organização das Nações Unidas (ONU). Objetivos da Cúpula: Mobilizar ações Mobilizar tomadores de decisão e parceiros para investir em alimentação escolar como uma prioridade educacional, social e econômica essencial, criando impulso em direção à meta global de alcançar mais 150 milhões de crianças. Posicionar as refeições escolares saudáveis e nutritivas como uma política pública capaz de impulsionar ações globais diante dos principais desafios da atualidade. Avaliar o progresso desde a última cúpula em 2023 Compartilhar novos conhecimentos e evidências do que funciona, destacando avanços nos compromissos assumidos pelos países e lançando produtos de conhecimento, incluindo a nova edição do relatório emblemático “O Estado da Alimentação Escolar”. Expandir parcerias e redes Oferecer uma oportunidade para países e parceiros se conectarem, trocarem experiências e iniciarem novas colaborações. Fortalecer redes e parcerias que ampliem a ação global. Preparar o futuro Proporcionar um espaço para inovação, incluindo conexões com a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. Assessoria de Comunicação – MDS, com informações do MEC Fonte: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome
Compromisso com as comunidades indígenas: Lia Nogueira busca melhorias para agricultura e infraestrutura em Te’yikue
A deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) encaminhou indicações a diversas autoridades, entre elas a Ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, a presidenta da FUNAI, Joenia Wapichana, o governador Eduardo Corrêa Riedel (PP) e a prefeita de Caarapó, professora Lurdes Portugal (PL), solicitando apoio técnico e recursos para atender necessidades urgentes da comunidade indígena Te’yikue, em Caarapó-MS. A parlamentar destacou que a agricultura é a principal base de sustento e renda das famílias da aldeia, além de representar a preservação de saberes ancestrais. A falta de equipamentos adequados e de manutenção do maquinário tem prejudicado a produtividade local. Para mudar esse cenário, Lia pediu a aquisição de implementos para trator e peças para a grade de 14 discos, que permitirão ampliar as áreas de cultivo, fortalecendo a segurança alimentar e gerando excedentes para programas locais e comercialização. “Garantir ferramentas adequadas para o trabalho agrícola é oferecer dignidade e condições para que a comunidade continue produzindo, gerando renda e preservando sua cultura”, afirmou Lia Nogueira, ao ressaltar que a ação representa desenvolvimento com respeito às tradições. Além disso, a deputada encaminhou o pedido para a implantação de iluminação pública em pontos estratégicos da aldeia, como a escola, pontos de ônibus e áreas de grande circulação. A medida busca garantir segurança e qualidade de vida aos moradores. Segundo Lia, a ausência de iluminação expõe a comunidade a riscos e limita o uso dos espaços coletivos. “Investir em iluminação é investir em segurança e cidadania. É um passo simples, mas transformador para o dia a dia dessas famílias”, enfatizou. As solicitações reforçam o compromisso da parlamentar com o fortalecimento das comunidades indígenas e com o desenvolvimento sustentável em Mato Grosso do Sul, valorizando não apenas a produção agrícola, mas também o bem-estar social e cultural das populações tradicionais.
PF e MPTE realizam ação de enfrentamento ao trabalho análogo à escravidão no RJ
Rio de Janeiro/RJ. Na tarde desta quinta-feira (18/9), a Polícia Federal, em conjunto com o Ministério Público do Trabalho e Emprego (MPTE), deflagrou a Operação Ladino I, com o objetivo de combater a prática de trabalho análogo à escravidão. Durante a ação, foi constatado que o suspeito submetia uma de suas empregadas, uma idosa de 79 anos, a condições de trabalho precárias, análogas à escravidão. As investigações tiveram início após uma denúncia recebida pela PF e a vítima foi resgatada durante a operação. A Operação Ladino I ocorre no âmbito da Operação Resgate V e reforça o compromisso da Polícia Federal no combate às condições degradantes de trabalho. A ação foi uma realização conjunta da DELISNT com o MPTE e a Procuradoria do Trabalho. O investigado foi encaminhado à Superintendência do Trabalho para lavratura e formalização do Termo de Ajuste de Conduta e um inquérito policial será instaurado para aprofundar as investigações. Comunicação Social da Polícia Federal no Rio de Janeiroscs.srrj@pf.gov.br(21) 2203-4404 Fonte: Polícia Federal