MCTI lança pacto para produção de indicadores estaduais de ciência e tecnologia
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) lançou nesta quarta-feira (17), em Brasília (DF), o Pacto Nacional em Favor dos Indicadores Estaduais de Ciência, Tecnologia e Inovação. A iniciativa contará com o investimento de R$ 13,36 milhões, por meio do projeto Ciência de Dados pelo Brasil, e parcerias do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I (Consecti) e do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap). A titular do MCTI, Luciana Santos, explicou que a iniciativa vai fortalecer a produção de indicadores de ciência, tecnologia e inovação nos estados e no Distrito Federal e ajudar na tomada de decisões para políticas públicas. “Desde 1998, o MCTI assumiu a crucial tarefa de elaborar os Indicadores Nacionais de Ciência, Tecnologia e Inovação. Esse esforço, contudo, repercutiu muito pouco na construção de dados subnacionais. O resultado é que, hoje, o Brasil pode se comparar à Suíça, Alemanha, Colômbia ou Portugal, mas o Rio Grande do Norte e o Rio Grande do Sul, por exemplo, encontram dificuldades para entender suas próprias semelhanças e diferenças”, apontou. O pacto é formado por três iniciativas. O projeto Ciência de Dados pelo Brasil vai aportar mais de R$ 13 milhões em recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). A ideia é investir em bolsas, capacitação e infraestrutura para que cada unidade federativa tenha pelo menos um cientista de dados. A política será operacionalizada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), que deve lançar o primeiro curso de capacitação para gestores estaduais no próximo semestre. O presidente da Finep, Luiz Antônio Elias, reforçou a importância do investimento. “A Finep se sente honrada em participar da iniciativa. É preciso indicadores para implementar políticas públicas e pensar o País. Essa rede dá a dimensão de articulação que temos e mostra à sociedade o que estamos fazendo em ciência e tecnologia”, afirmou. No evento, foi assinada pela ministra a portaria que institui a Rede Nacional de Indicadores Estaduais de CT&I. O documento estabelece responsabilidades e a governança da iniciativa, que vai apoiar a elaboração e o uso de indicadores de ciência e tecnologia nos estados e no Distrito Federal. Também houve a assinatura do protocolo de intenções com o Consecti e o Confap, que retoma as atividades da Rede Nacional de Indicadores Estaduais de CT&I com o intuito de produzir indicadores estaduais baseados em normas internacionais, harmonizar metodologias e assegurar a comparabilidade entre unidades da Federação. O presidente do Consecti, Silvio Bulhões, secretário estadual de Alagoas (AL), elogiou a padronização dos dados e o diálogo da pasta com os estados e o Distrito Federal. “A ministra tem sido uma grande parceira. Temos sido ouvidos e temos um diálogo aberto com o MCTI”. Já o presidente do Confap, Márcio de Araújo Pereira, falou sobre o fortalecimento do Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia. “Essa integração de dados vai dar uma direção para o Brasil pelos próximos anos. A ciência deve estar onde o povo está.” A ministra concluiu: “Saímos daqui hoje não apenas com documentos assinados, mas com o compromisso renovado de trabalharmos juntos, em rede, por um Brasil mais justo, mais desenvolvido e mais soberano. Do lado da ciência. Do lado do povo brasileiro”. Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
Especialistas em ciência, tecnologia e inovação propõem ampliar métricas que medem impactos sociais e ambientais
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) promoveu nesta quarta-feira (17), em Brasília (DF), o seminário Inteligência Estratégica em CT&I: Usos e Perspectivas dos Indicadores para a Transformação das Políticas Públicas. O evento ocorreu em parceria com o Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap). Gestores, pesquisadores e especialistas debateram o papel dos indicadores de ciência, tecnologia e inovação na formulação de políticas públicas eficazes. Entre os temas discutidos estavam a atualização do modelo atual de indicadores; a incorporação de novas dimensões, como impactos sociais e ambientais; e a construção de ferramentas que permitam diagnósticos mais ágeis sobre a realidade brasileira. A diretora do Departamento de Governança e Indicadores de Ciência e Tecnologia, do MCTI, Verena Hitner, destacou a necessidade de integração entre instituições e estados. “Estamos diante do desafio de repensar metodologias e avançar na construção de uma rede nacional de indicadores capaz de identificar semelhanças e diferenças entre os estados e gerar informações de fácil acesso para a tomada de decisão”, afirmou. O presidente do Confap, Márcio de Araújo Pereira, ressaltou que os indicadores são essenciais para orientar estratégias conjuntas. “Os indicadores são o nosso mapa, eles nos dão norte. Neste momento de soberania tecnológica, precisamos investir em pesquisa e educação, com total transparência dos dados que vão gerar esses indicadores”, disse. Outro ponto debatido foi a integração de esforços entre instituições e estados, com a proposta de consolidar uma rede nacional de indicadores de CT&I. Experiências de observatórios temáticos em áreas como bioeconomia, cidades sustentáveis, economia espacial e transformação digital foram apresentadas como exemplos de boas práticas e fontes de dados estratégicos. Verena lembrou que o trabalho com dados deve considerar novas dimensões para além de métricas tradicionais. “É fundamental avançar na construção de um ecossistema de dados em ciência, tecnologia e inovação, permitindo análises comparativas e políticas públicas mais consistentes”, explicou. O encontro reforçou a importância de políticas públicas orientadas por evidências, com metodologias consistentes e sustentáveis ao longo do tempo, e apontou caminhos para que os indicadores funcionem como uma bússola para o sistema nacional de ciência, tecnologia e inovação. Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
Marcelino Nunes quer melhorias na infraestrutura, segurança e saneamento em Ponta Porã

Ponta Porã News – Notícias de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero Na sessão desta terça-feira, 9 de setembro de 2025, o Vereador Marcelino Nunes apresentou um conjunto de indicações voltadas para atender demandas importantes da população de Ponta Porã. Entre as propostas, o parlamentar solicitou ao Prefeito Eduardo Campos e ao Governador Eduardo Riedel a elaboração de um projeto para a construção de novos alojamentos na […] (Marcelino Nunes quer melhorias na infraestrutura, segurança e saneamento em Ponta Porã)
Lourdes Monteiro reivindica melhorias no entorno escolar e pavimentação em bairro de Ponta Porã

Ponta Porã News – Notícias de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero Na sessão desta terça-feira, 9 de setembro de 2025, a Vereadora Prof.ª Lourdes Monteiro apresentou duas indicações voltadas à saúde, segurança e infraestrutura urbana em Ponta Porã. A primeira solicitação trata da limpeza dos terrenos localizados ao redor do CEINF Professora Maria Aparecida de Almeida Dornelles, no bairro Bosque Carandá. Segundo a parlamentar, o mato […] (Lourdes Monteiro reivindica melhorias no entorno escolar e pavimentação em bairro de Ponta Porã)
Prefeito recebe atletas de Ponta Porã que se destacam em competições nacionais

Ponta Porã News – Notícias de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero O prefeito Eduardo Campos recebeu na tarde desta terça-feira, dia 16, um grupo de atletas de Ponta Porã que vêm se destacando em competições nacionais. A visita contou com a presença do secretário municipal de Esporte e Lazer, Ricardo Torraca, do presidente da Federação de Atletismo de Mato Grosso do Sul (FAMS), Ageu de Oliveira, […] (Prefeito recebe atletas de Ponta Porã que se destacam em competições nacionais)
Médico morre em queda de aeronave no Pantanal

Ponta Porã News – Notícias de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero O médico ortopedista e produtor rural Ramiro Pereira de Matos, 67 anos, foi encontrado morto após a aeronave que pilotava desaparecer na manhã desta terça-feira (16), entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O Cessna 210 matrícula PS-FDW, foi localizado pela Força Aérea Brasileira, equipe de Campo Grande, em uma região de difícil acesso […] (Médico morre em queda de aeronave no Pantanal)
Cavaleiro “brasiguaio” está de malas prontas para disputa do Mundial na Europa

Ponta Porã News – Notícias de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero Luan Gregório Oliveira Souza, de apenas 13 anos, já desponta como um dos grandes destaques das modalidades western no país vizinho. Filho de Célio Gregório de Souza e Pâmela Cristina de Oliveira Souza, o jovem cavaleiro carrega consigo não apenas o talento precoce para o esporte, mas também a disciplina e a paixão que o […] (Cavaleiro “brasiguaio” está de malas prontas para disputa do Mundial na Europa)
Hospital Regional de Ponta Porã amplia ações sustentáveis com horta comunitária

Ponta Porã News – Notícias de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero O Hospital Regional de Ponta Porã, Dr. José de Simone Netto, mantém uma horta comunitária para cultivo de hortaliças e tubérculos destinados a pacientes e colaboradores. Criada em 2024 pela Comissão de Sustentabilidade, a iniciativa hoje é conduzida pelo NPASS (Núcleo de Práticas Ambientais e Sustentáveis em Saúde), que busca aliar cuidado humanizado e práticas […] (Hospital Regional de Ponta Porã amplia ações sustentáveis com horta comunitária)
Uems promove 1º Seminário de Educação Inclusiva a partir de hoje

Ponta Porã News – Notícias de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero A UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), por meio da Proafe (Pró-Reitoria de Ações Afirmativas, Equidade e Permanência Estudantil) e da Dine (Divisão de Inclusão Educacional), realiza, entre os dias 16 e 18 de setembro de 2025, o 1º Seminário de Educação Inclusiva da UEMS. O evento será realizado em formato híbrido, com […] (Uems promove 1º Seminário de Educação Inclusiva a partir de hoje)
Sete em cada 10 alunos do ensino médio usam IA generativa em pesquisas

Ponta Porã News – Notícias de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero Sete em cada dez estudantes brasileiros do ensino médio usuários da internet utilizam ferramentas de inteligência artificial (IA) generativa, como o ChatGPT e o Gemini, para realizar pesquisas escolares. Apesar disso, poucos deles (apenas 32% do total) receberam alguma orientação nas escolas sobre como utilizar de forma segura e responsável essa tecnologia. As informações fazem […] (Sete em cada 10 alunos do ensino médio usam IA generativa em pesquisas)